Pular para o conteúdo principal

MAIS UMA MENTIRA DA DILMA É DESMASCARADA PELO PRÓPRIO GOVERNO

Antes vitrine de Dilma, Pronatec agora vira curso 'indiferente' para o governo
Pedro H. Tesch - 11.abr.2014/Brazil Photo Press/Folhapress 
Formatura de alunos do Pronatec em Porto Alegre que teve a presença da presidente Dilma Rousseff
FLÁVIA FOREQUE PARA A FOLHA DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA24/09/2015 20h33
Fazer um curso do Pronatec não ajuda o profissional a voltar ao mercado de trabalho formal.
Essa é a conclusão de um estudo do Ministério da Fazenda sobre uma das principais vitrines da presidente Dilma Rousseff na educação e enaltecido por ela ao longo de toda a campanha de 2014.
A pasta analisou o impacto do programa para quem deixou um emprego de carteira assinada, em seguida concluiu um curso de formação inicial e continuada e, depois, voltou a ser empregado.
O desempenho desse grupo foi comparado ao daqueles que também foram desligados de um emprego formal, chegaram a fazer uma pré-matrícula no programa, mas não fizeram o curso.
Ao todo, a amostra reuniu 160 mil pessoas e considerou apenas os cursos de menor duração, que respondem por 71,6% das 8,1 milhões de matrículas no Pronatec entre 2011 e o ano passado.
"Basicamente, o resultado é que o [curso] não consegue aumentar a probabilidade de reinserção no mercado de trabalho", disse Fernando de Holanda, secretário-adjunto de Política Econômica da pasta.
Ele disse ainda que, "com exceção de alguns poucos Estados", o efeito do curso sobre o ganho salarial do trabalhador "se mostra indiferente". "Ou seja, não existe diferença estatística [com a remuneração de quem não fez o curso]."
Lançado em 2011, o Pronatec foi uma das principais bandeiras de Dilma na campanha à reeleição.
No último debate do segundo turno da eleição do ano passado, Dilma sugeriu a uma economista desempregada que procurasse cursos de qualificação no Senai e no Pronatec.
Em seu discurso de posse, a presidente ainda afirmou que a iniciativa tem o objetivo de garantir "mais oportunidades de conquistar melhores empregos", além de "contribuir ainda mais para o aumento da competitividade da economia brasileira".
O Pronatec, no entanto, sofreu forte redução diante da necessidade de cortes no Orçamento do governo federal. Como a Folha revelou, a expectativa agora é ofertar 6,8 milhões de vagas até 2019. A meta inicial tinha a previsão de 12 milhões até 2018.
BOLSA FAMÍLIA
Em coletiva de imprensa, o Ministério do Desenvolvimento Social fez um contraponto às conclusões da Fazenda. A pasta reapresentou estudo que aponta efeito positivo do programa para beneficiários do Bolsa Família.
No Nordeste, região com maior número de beneficiários do país, a quantidade de pessoas com carteira assinada saltou de 50,3 mil para 101 mil. "São cursos que de fato podem provocar mudanças significativas na trajetória de quem o faz", disse Paulo Jannuzzi, secretário de avaliação e gestão da informação do ministério.
O Ministério da Educação reforçou que os estudos não significam que o programa será interrompido.
"Nenhum estudo tem um fim em si mesmo. A ideia é orientar politicas", afirmou Carlos Artur Arêas, secretário interino de Educação Profissional e Tecnologia.
O mesmo discurso foi reforçado pelo Ministério da Fazenda. "A Fazenda não está colocando o Pronatec em questão, em momento nenhum. É uma amostra bem restrita, num momento em que o modelo estava em expansão", ponderou o secretário da pasta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)