LEIA HOJE NA MÍDIA SEM MORDAÇA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
29 DE SETEMBRO DE 2015
Deputados do PMDB ameaçam recuar na negociação – para indicar dois ministros – indignados com a atitude da presidente Dilma. Após “bater o martelo”, ela decidiu adiar a reforma para depois de retorno dos Estados Unidos, mas isso nada teve com eventuais dificuldades de negociação. É que ela decidiu condicionar a reforma ao comportamento do PMDB nos vetos presidenciais, ainda pendentes de votação.
Os vetos de Dilma evitam aumentos de diversas categorias aprovados pelo Congresso que acarretariam em bilhões a mais no Orçamento.
“Isso que ela [Dilma] está fazendo com PMDB não vai dar certo”, diz Jarbas Vasconcelos (PE), que considerou a viagem dela dispensável.
Para Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), “a emenda será pior que o soneto: o adiamento só reforça a insegurança como característica do governo”.
O PMDB indicou o deputado Manoel Jr (PB), crítico do “Mais Médicos” para ministro da Saúde. Ele também pregava a renúncia de Dilma.
O líder do PR na Câmara, Maurício Quintella Lessa (AL), tomou gosto por viagens internacionais bancadas pelo contribuinte. Sob o pretexto de presidir a União Interparlamentar, consumiu mais de R$ 24 mil só em diárias viajando por países como Estados Unidos, Suíça, Vietnã, Israel e Rússia. O único mês que Lessa não realizou viagem ao exterior foi julho. É quando, sob recesso, a Câmara não banca a gastança.
Mesmo no recesso, Maurício Quintella Lessa usou o cotão parlamentar para ser ressarcido por oito passagens aéreas entre Maceió e Brasília.
O deputado também não economiza nos gastos para os quais pediu ressarcimento. Só em setembro, foram R$ 43.364,13.
Por sua assessoria, o deputado Quintella Lessa diz que preside a União Interparlamentar e precisa representar o Brasil nas reuniões.
Petistas querem indicar um novo ministro da Educação, agora que o partido deve perder a pasta da Saúde para o PMDB. Renato Janine Ribeiro, da cota pessoal de Dilma, não empolga nem o PT.
Para minimizar a decisão de Eduardo Cunha de restringir a farra de horas extras de servidores da Câmara, um grupo de deputados quer estender de 2 para 3 os assessores que recebem adicional noturno.
Ao contrário de parlamentares do partido, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, nega com veemência um acordo com o PSDB, para as próximas eleições presidenciais. Siqueira diz que a polarização PT/PSDB envelheceu e que o PSB terá candidatura própria.
O abaixo-assinado que pede o impeachment da presidente Dilma no www.proimpeachment.com.br já acumulou mais de 1,03 milhão de assinaturas em apenas vinte dias.
O documento da Fundação Perseu Abramo, do PT, atacando as medidas do governo contra a crise econômica, não é para ser chamado assim. Seus autores juram que querem “apenas ajudar”. Ah, bom.
Não é tucano o padrinho do documento da Fundação Perseu Abramo, mas Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central no primeiro governo Lula, quando, segundo ele, começou a gestação da crise.
O presidente OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, designou o advogado Erick Wilson Pereira para presidir a comissão especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Erick é parceiro de escritório de Cezar Peluso, ministro aposentado do STF.
Cresce no governo o cartaz de Eliseu Padilha, que o PT chamava de “Eliseu Quadrilha”, nos anos FHC. Mesmo deixando a secretaria da Aviação Civil, ele continuará dando cartas no jogo do poder palaciano.
Dizendo na ONU que “o Brasil não tolera mais corrupção”, Dilma sinalizou que vai mesmo renunciar ao mandato?

NO O ANTAGONISTA
Economia 29.09.15 05:14 Comentários (0)
Ninguém dorme no Japão. Queda de 4,05% do Nikkei.
Ninguém dorme no Brasil. Euro a 4,625 reais.
Brasil 28.09.15 22:40 Comentários (0)
Sentindo-se acuado pelo programa de TV do PMDB e do PSDB, o PT resolveu reagir e veiculará amanhã e na quinta-feira dois comerciais, um deles com a presença de Lula...
Brasil 28.09.15 21:38 Comentários (33)
Eduardo Cunha está sendo assombrado por uma antiga denúncia envolvendo a suspeita de operações com dinheiro da Prece, o fundo de pensão dos funcionários da Cedae - a empresa de águas do Rio...
Brasil 28.09.15 21:06 Comentários (122)
O Centro de Inteligência do Exército preparou um relatório secreto sobre a atual conjuntura brasileira. O documento será analisado na reunião do Alto Comando que começou hoje.
Brasil 28.09.15 20:41 Comentários (51)
Nelson Jobim, o homem por trás do fatiamento da Lava Jato, tem "olhos e ouvidos" no Alto Comando do Exército...
Brasil 28.09.15 20:32 Comentários (44)
A reunião do Alto Comando do Exército começou hoje e se estende até quinta-feira, 1º. Nos próximos dias, os generais farão uma exposição dos problemas de suas áreas com a proposição de soluções. Cabe ao chefe do Estado Maior do Exército, general Sérgio Etchegoyen, a análise conjuntural...
Brasil 28.09.15 20:12 Comentários (34)
O Ministério Público Eleitoral encaminhou ao TSE parecer contrário à criação do Partido Liberal, mais uma legenda idealizada por Gilberto Kassab. O PL não conseguiu reunir o número mínimo de assinaturas de apoio exigido por lei para sua fundação...
Brasil 28.09.15 19:08 Comentários (255)

O Antagonista foi informado de que o Exército convocou uma reunião de seu Alto Comando...
Brasil 28.09.15 18:58 Comentários (21)
Corre em São Paulo que Marte tem água porque lá não existe a Sabesp.
O governador carioca Pezão pediu desculpas sobre os "mal-entendidos" da Operação Verão, levada a cabo pela polícia para evitar arrastões nas praias cariocas. Mais especificamente sobre a abordagem de jovens de pele escura, sem dinheiro ou documentos, em ônibus que iam para a Zona Sul. De acordo com o Estadão, ele disse o seguinte...
Brasil 28.09.15 18:26 Comentários (65)
Em 27 de fevereiro, publicamos com exclusividade que Renato Duque, preso em novembro do ano passado, fora solto logo depois, graças à intervenção de um ex-ministro do STF, que socorreu Lula a pedido do próprio petista. Leiam (ou releiam) a notícia...
Brasil 28.09.15 18:09 Comentários (59)
Aécio Neves hoje afirmou o seguinte, de acordo com o Estadão:
a) "A presidente Dilma tem como projeto de governo apenas se manter no cargo mais uma semana...
Brasil 28.09.15 18:09 Comentários (58)
Dilma Rousseff não se satisfez com as mentiras contadas diariamente a milhões de brasileiros e resolveu fazer o mesmo diante de todas as nações do planeta...
A Pinóquia em ação
Economia 28.09.15 18:01
As ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) ficarão mais distantes da Bovespa, se uma segunda agência de risco rebaixar o Brasil para o grau especulativo. A avaliação é do próprio presidente da BM&F Bovespa, Edemir Pinto. Com o adendo de que, diante da já grave crise econômica, o preço das empresas está no fundo do poço. “As ações brasileiras estão na bacia das almas”, diz. Traduzindo: será difícil convencer os estrangeiros a investir em IPOs no país. E, se o fizerem, vão querer um precinho bem camarada.
Economia 28.09.15 17:50 Comentários (26)
Dólar a 4,11...
Brasil 28.09.15 17:34 Comentários (40)
Esse é o tipo de recurso que os advogados dos réus da Lava Jato começaram a fazer. A defesa de José Antunes Sobrinho, sócio da Engevix, pediu hoje a liberação do executivo sob a alegação de que a prisão é ilegal...
Brasil 28.09.15 17:13 Comentários (111)
A ministra Kátia Abreu, em entrevista à Folha, defendeu Dilma Rousseff. Afirmou que "ninguém ouviu dizer que ela tenha furtado uma caneta BIC".
Quem dera fosse apenas uma caneta BIC, ministra.
Economia 28.09.15 17:08 Comentários (17)
Leiam o que publicou o G1 e constatem por que os bancos não estão nem aí para a hora do Brasil...
Brasil 28.09.15 17:08 Comentários (48)
Nelson Jobim é o novo Márcio Thomaz Bastos. Ele foi contratado por empreiteiras como Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa para desmontar a Lava Jato...
Economia 28.09.15 16:51 Comentários (26)
O Antagonista acha formidável quando lê que a atual situação econômica não pode ser comparada ao que se vivia no período pré-Plano Real...

NO DIÁRIO DO PODER
BOTA-FORA
SAMPAIO: OS 284 VOTOS JÁ GARANTIDOS SÃO SUFICIENTES PARA O IMPEACHMENT
TUCANO ACHA QUE AS 284 ADESÕES AO IMPEACHMENT JÁ BASTAM
Publicado: 28 de setembro de 2015 às 22:17 - Atualizado às 22:18
O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) afirmou nesta segunda-feira, 28, que os 284 votos que calcula haver a favor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados são suficientes para aprovar o início da tramitação do processo por meio de recurso no plenário, caso o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), indefira os pedidos de impedimento. Isso porque, pelo recurso, bastaria maioria simples (51%) para aprovar o início da tramitação do processo de afastamento. No entanto, segundo a Constituição, são necessários ao menos 342 votos em plenário para a retirada de Dilma do cargo.
Durante seminário promovido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, na capital paulista, Sampaio avaliou que Cunha deverá indeferir os pedidos de impeachment de Dilma. Nesse cenário, explicou, a possibilidade de recurso ao plenário é uma "vantagem" para a oposição, pois os 284 votos pró-impeachment já contabilizados ultrapassam os 257 votos necessários requeridos pela maioria simples. "Quando iniciar as manchetes no dia seguinte dizendo que iniciou o processo, temos clareza de que os que faltam para atingir os 342 votos (para conseguir aprovar a matéria na Câmara) vão aparecer", disse. 
Pelos cálculos de Sampaio, mesmo com os recentes movimentos de afago ao PMDB feitos pela presidente Dilma Rousseff ao oferecer novos ministérios à sigla, há 20 deputados do partido que devem votar a favor do impeachment. "Por mais que pareça que ela está ganhando fôlego, nossa visão é de que ela não ganha. A tendência é piorar", afirmou. Na avaliação do tucano, cada vez que a presidente tira um partido de sua equipe para dar mais espaço ao PMDB, essa outra legenda descartada migra para o "outro lado". "Ela faz pequenas arrumações e a coisa desanda", disse o parlamentar.
O deputado prevê que, a partir da próxima semana, alguns dos pedidos de impeachment devem começar a ser deferidos na Casa. Para ele, em outubro esse processo ficará concluído, fazendo com que, em novembro, o processo possa ser julgado pelos senadores, em sessão que deve ser presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o tucano, a maior resistência ao processo de afastamento de Dilma no Congresso vêm do PT, PR e do PP. "Do PSB também, mas acho que muita gente do partido acabaria votando a favor", acrescentou. Para o parlamentar, Dilma "não tem vocação" para renunciar.
'Golpe'
Carlos Sampaio afirmou que espera uma "receptividade absoluta" da sociedade em relação ao processo de impeachment. De acordo com ele, "não tem sentido falar em golpe". "Não estamos cassando para o PSDB assumir. Se (o mandato de Dilma) for cassado, quem a assume é o vice dela (Michel Temer, do PMDB)", disse. O parlamentar avaliou que não se pode tratar como golpe um preceito institucional como o impeachment. Para ele, a união de juristas, como o advogado Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, em torno do tema, deu mais "robustez" ao pedido. 
Em caso de impeachment de Dilma, o parlamentar disse acreditar que o PMDB "quer assumir o governo". Já seu partido, o PSDB, "quer saber como ajudar" esse novo governo que tomaria posse. "Não tem como ajudar a Dilma", afirmou. Segundo o deputado, "a premissa que me move é que nada é pior que Dilma". Na avaliação de Sampaio, com o vice-presidente Michel Temer assumindo o governo, "estaremos preparados para ver um governo de coalizão que Dilma não está preparada para fazer". "Nossa torcida é que, o Michel assumindo, ele faça um governo de coalização com o que há de melhor, ou o País quebra.

OS MALES DA IMPROVISAÇÃO
Carlos Chagas
Nos idos de 1830, Unzelmann, grande estrela do teatro alemão, ficou famoso pelos “cacos” que acrescentava ao texto das peças por ele representadas. O diretor do Teatro de Berlim proibiu-o de improvisar. Durante certa performance, o ator entrava no palco montado num cavalo. Só que o animal portou-se de maneira imprópria, fazendo cocô diante da distinta plateia, que começou a rir. O ator repreendeu o parceiro: “você não sabe que estamos proibidos de improvisar?”
Ontem, aguardando o desembarque da presidente Dilma, vinda dos Estados Unidos, reuniram-se na Câmara diversos deputados do PMDB, insatisfeitos com o atraso da reforma ministerial. Queixavam-se da improvisação nas mudanças prometidas há mais de um mês, pois sempre que um parlamentar é cotado para determinado ministério, no dia seguinte suas chances perdem-se nas especulações dos corredores do Congresso. Ninguém tem certeza de coisa alguma, sequer de quais os ministérios que serão extintos. Uma verdadeira improvisação, cujos resultados deveremos conhecer até o final da semana, caso não se verifiquem novas dúvidas e não aconteça nova protelação.
Pois é. Improvisar em política parece perigoso, em especial porque Madame, ao anunciar a intenção da mudança, um mês atrás, deveria ter calculado minuciosamente os ministérios que desapareceriam, bem como convidado, mesmo em segredo, os novos ministros. Deixou tudo e todos em suspense, por falta de decisão ou por conta da verdadeira batalha campal travada pelos candidatos e pelos partidos indignados com a perspectiva de perder espaço. Portou-se como amadora, ou seja, está improvisando...
A VIDA E OS GOVERNOS
Assim como a vida, os governos são curtos, pelo menos na visão dos governantes e de quantos habitam o Planeta. Quando o final vai-se aproximando, buscam-se alternativas e subterfúgios, como o da imortalidade no Céu, para uns, e o do retorno ao poder, para outros. Na realidade, tudo se resume ao medo da morte, num caso, e a incerteza da reeleição, no outro.
Nos dois casos, depois que as religiões transformaram todos os tormentos e sofrimentos na concepção do Inferno, restou para o Céu apenas o tédio. Para a reeleição, também Deve ser por aí que o Lula anda raciocinando. Afinal, valerá à pena voltar para queimar nas chamas eternas ou para sem ter o que fazer em Brasília?

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
29/09/2015 às 2:48
Brinquei ontem com um amigo: “Daqui a pouco, vou começar a defender que Dilma fique no poder até 2018. Só para ver o PT contrariado…” É uma ironia, claro! Não sei o que pode acontecer com mais três anos e três meses de governo da “presidenta”. Ou melhor, sei… Até porque vamos pensar: digamos que ela consiga se safar do impeachment: e depois? Já citei aqui algumas vezes o maravilhoso poema À Espera dos Bárbaros, do grego Constantino Kaváfis (1863-1933). Tenho pra mim, sem querer acionar o complicômetro psicanalítico, que até a própria presidente acha que não reúne condições de chegar ao fim do mandato. Daí que ela fale obsessivamente sobre o impeachment. Até na ONU.
Caso ela não caia, vai ficar como os romanos do poema de Kaváfis: eles se prepararam para a chegada dos inimigos, e eles não vieram. O que ela fará, coitada? O poema termina assim:
“Porque é já noite, os bárbaros não vêm
e gente recém-chegada das fronteiras
diz que não há mais bárbaros.
Sem bárbaros o que será de nós?
Ah! eles eram uma solução.”
Pois é…
O PT reuniu seus intelectuais — esse delicioso paradoxo — para elaborar um documento sobre a crise e sobre o futuro. Nesta home, vocês encontram o link para os dois textos. É evidente que a legenda já entregou a presidente às cobras. Nas sugestões de curto prazo, os ditos pensadores, como já demostrei em outro post, sugerem que Dilma recobre o padrão Guido Mantega de gestão da economia, justamente aquele que conduziu o Tesouro à falência. Eles sabem que isso não vai acontecer. Como não vai, estão a defender, Dilma fique ou saia, que o partido passe para a franca oposição.
Nas sugestões de longo prazo, bem…, aí, meus caros, já se trata de um partido elaborando um plano de governo para as próximas eleições, recuperando, é impressionante!, as mesmas cascatas que a agremiação pregava em 2002. O sotaque do documento é “neonacional-desenvolvimentista”, pregando a centralidade do Estado e a defesa contra a cupidez internacional e o capital financeiro. Nem parece que esses mesmos caras venceram uma eleição há parcos 11 meses. Onde estavam os ditos “intelectuais”?
Sim, vocês podem não acreditar, mas os luminares que produziram os dois textos querem agora que o PT se reinvente como partido de… oposição. Mas de oposição a quem? Ah, sei lá: aos banqueiros, aos entreguistas, aos neoliberais, aos conservadores, aos “white walkers”, de Game of Thrones… O partido quer esquecer que governa o país há 13 anos.
Querem a evidência dessa ousadia? Leiam isto:
“A opção macroeconômica que vem sendo adotada caminha na direção oposta do objetivo maior de construir uma sociedade mais coesa e menos desigual. O ajuste fiscal ortodoxo – justificado pelo diagnóstico liberal equivocado, mas hegemônico na narrativa dos fatos econômicos – está jogando o país numa recessão com consequências sociais inquietantes, deterioração das contas públicas e consequente restrição da capacidade de atuação do Estado em prol do desenvolvimento. Mais grave é a regressão da estrutura social, adequando-se, gradativamente, ao quadro de possibilidades oferecidas pela ortodoxia econômica. Alerta-se para o fato de que se os rumos adotados não forem alterados, o governo cumprirá o roteiro traçado pelos setores conservadores nos antecedentes da campanha eleitoral, agora redesenhado para impedir sua continuidade ou desgastá-lo até 2018.”
Num momento de notável picaretagem, os intelectuais do PT sugerem que Dilma foi abduzida por ETs do neoliberalismo, que, segundo o texto, inventaram uma crise que não existia. Leiam:
“Para a elite econômica nacional e internacional, a derrota da candidata da situação era crucial, pois afastaria a ‘ameaça da perda do controle político sobre a política econômica’, dado que, para esta elite, ‘é inaceitável que a oitava maior economia do mundo, busque um caminho de maior autonomia e, sob vários aspectos, se contraponha a esses interesses’. Mas, vale acrescentar que, caso ela fosse eleita, cumpria fazer com que a presidenta viesse a alterar seu programa e abandonasse seus compromissos de campanha. O fato grave é que a visão liberal passou a ser hegemônica junto à opinião pública e mesmo dentro das hostes progressistas, onde a necessidade imperativa de ‘ajustes’, em sua maioria de caráter recessivo, foi aceita e passou a pautar os debates. A criação de um clima de crise fiscal e econômica ganhou a batalha, contribuindo, dentre outros fatores, para que o governo alterasse sua rota e produzisse a própria crise que os mercados alegavam existir.”
Parece ter sido redigido no hospício, eu sei, mas não foi, não! Um partido se dá conta da falência do seu modelo. Seus mais caros “pensadores” são desmoralizados pela realidade e pelo resultado da aplicação de suas ideias velhas e mesquinhas. Sendo assim, qual a saída? Reconhecer o erro? Não! Fazer de conta que não estão dando as cartas no país há 13 anos, jogar nas costas de um tal “ajuste conservador” os desatinos que produziram e tentar rearticular as forças progressistas”, como eles dizem, para disputar as eleições em 2018.
E Dilma? Bem, o PT lutará, sim, até o fim para que ela fique no cargo porque a máquina partidária depende vitalmente do Estado para sobreviver. O partido já não vive sem as tetas oficiais. Mas vai falar uma linguagem de oposição e vai ignorar o seu comando.
Que nome isso tem? Mau-caratismo.

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 29/09/2015 04:31
Às voltas com cortes orçamentários que somam pelo menos R$ 9,1 bilhões, o Ministério da Saúde prevê que o SUS evoluirá em 2016 da situação precária em que se encontra para um quadro dramático. Ignorada pela área econômica do governo, a pasta da Saúde tenta convencer deputados e senadores a usar verbas das chamadas emendas de parlamentares para restituir parte do dinheiro cortado. O quadro é de mendicância político-administrativa.
Se nada for feito, o Programa Farmácia Popular, que vende remédios a preços baixos, deixará de existir no ano que vem. Estima-se na pasta da Saúde que o dinheiro destinado a procedimentos como hemodiálise e cirurgias eletivas, com data marcada, acabará até outubro de 2016. Também a verba que financia o Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acabará três meses antes do final do ano.
Sob o impacto da queda na arrecadação de impostos, a previsão de gastos do governo com Saúde no ano que vem foi reduzida em R$ 3,8 bilhões. Como se fosse pouco, foram passados na lâmina R$ 5,3 bilhões que seriam destinados aos chamados procedimentos médicos de média e alta complexidade. Encaixam-se nessa categoria, por exemplo, as consultas especializadas, os tratamentos de câncer, as cirurgias cardíacas, as neurocirurgias, assistência a vítimas de queimaduras, distrofias musculares e um imenso etcétera.
Em meio a esse quadro de penúria que desafia a tese oficial segundo a qual os gastos sociais não foram afetados pelos cortes, Dilma Rousseff negocia com o baixo clero do PMDB da Câmara, na bacia das almas da sua reforma ministerial, o Ministério da Saúde. Faz isso para tentar reduzir os risco de abertura de um processo de impeachment.

Josias de Souza - 28/09/2015 18:39
Já virou rotina. Mais um personagem enrolado na Lava Jato apontou o dedo para Eduardo Cunha. Dessa vez foi o lobista João Augusto Rezende Heriques, apontado como operador do PMDB na diretoria Internacional da Petrobras. Ele disse em depoimento que depositou dinheiro de propina numa conta na Suíça que tinha como beneficiário o atual presidente da Câmara. Cunha não quis cometar a novidade. “É com meu advogado”, disse.
Quantas delações serão necessárias para que a Câmara se convença de que está sendo presidida por uma anomalia?, eis a pergunta que flutua na atmosfera. Hoje, apenas cerca de 30 dos 513 deputados manifestam desconforto com a presidência de Cunha. O silêncio da banda muda exige grandes barulhos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA