DA MÍDIA SEM MORDAÇA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
26 DE JULHO DE 2015
O Congresso deve finalmente votar as contas do governo após o recesso. Essa obrigação constitucional não é cumprida desde 2002. Na oposição, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, articula a rejeição das contas, o que tornaria Dilma sujeita a responder por crime de responsabilidade, com perda de mandato e inelegibilidade. Cunha vai pôr em votação também contas de FHC (2002) e de Lula (2006-2008).
O julgamento no Congresso é baseado em relatórios do Tribunal de Contas da União. Contas rejeitadas geram inelegibilidade por 8 anos.
As contas de Dilma devem passar pela Comissão Mista de Orçamento. O PT tentará retardar a análise do caso.
Eduardo Cunha considera que é melhor direcionar a crise para o Planalto, antes que o Congresso seja “engolido pela Lava Jato”.
O ânimo dos ministros do TCU é o mesmo dos parlamentares e da população, segundo apuram as pesquisas: repulsa total ao governo.
Petistas da facção “Mensagem ao Partido”, da qual fazem parte o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o ex-governador gaúcho Tarso Genro, vão pressionar a presidente Dilma a tirar de Michel Temer (PMDB) a Secretaria de Relações Institucionais. A facção elabora um documento listando as derrotas de Dilma no Congresso, desde que o vice-presidente assumiu a articulação política do governo.
A conspiração facção da “Mensagem ao Partido” se soma ao boicote do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) a Michel Temer.
O PMDB se queixa de que o governo não confirma o que é prometido por Michel Temer aos parlamentares, daí o fracasso na articulação.
O documento da facção petista será entregue a Dilma antes da reunião marcada pelo PMDB para avaliar suas relações com o governo.
Após hostilizar Renan Calheiros (PMDB-AL) durante anos, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) agora finge que é amigo do presidente do Senado desde criancinha. Chega a ligar quatro, cinco vezes ao dia.
O jornal O Estado de S. Paulo confirma agora notícia desta coluna em dezembro: o ministro Aroldo Cedraz nomeou o concunhado do filho Tiago para um cargo estratégico do Tribunal de Contas da União (TCU). Ligado ao setor de infraestrutura, área de atuação do rebento.
Na Câmara, os deputados federais temem a prisão de políticos sem mandato, que, sob pressão, aceitariam delação premiada para entregar suas excelências, que desfrutam de foro privilegiado no Supremo.
No Senado, cresce a tendência de rejeitar a recondução de Rodrigo Janot à Procuradoria Geral da República. Senadores acham que Janot se tornaria a pessoa mais poderosa – porque mais temida – do País.
Podem estar enganados os que leram como derrota e início de queda do ministro Joaquim Levy (Fazenda) depois da revisão do déficit fiscal. Ele atendeu apelo de Dilma e meneou a cabeça para alas petistas e sindicais, nervosas com a perda de espaço político e de imagem.
É grande a contrariedade no mundo sindical. A CUT, principal braço sindical do governo e do petismo, anda indócil e promete manifestações a partir do fim de julho.
Jerônimo Goergen (PP-RS) aproveitou o recesso e voltou à escola (de trânsito). Perdeu a habilitação após funcionários dele abusarem de multas. Defende a troca de parte das aulas presenciais por leitura.
Projetos de Roberto Requião (PMDB-PR) são os mais mal avaliados do Senado, segundo o Votanaweb: apenas 44% de aprovação. Já na Câmara, o mais mal avaliado é Sílvio Costa (PSC-PE): 93%.
…o desemprego é o mais alto desde 2010 e sobretudo muito injusto, porque quem merece o olho da rua distribui cargos para manter o seu.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 26.07.15 04:43 Comentários (21)
Vamos picotar a reportagem de Fausto Macedo sobre a nova fase da Lava Jato, no Estadão, porque ela tem um monte de dados importantes.
1 - “A nova fase atingirá o PT e o PMDB como líderes do esquema de corrupção em conluio com o comando do cartel, que fatiava obras da Petrobrás, mediante o pagamento de propina, desde 2004”....ver mais
Economia 26.07.15 04:13 Comentários (16)
Joaquim Levy atribui a Dilma Rousseff o desastre na economia.
Segundo a Folha de S. Paulo, de fato, o ministério da Fazenda "calcula que, numa retração de 1,5% do PIB em 2015, a política fiscal vai contribuir com uma contração de 0,6 ponto percentual...ver mais
Economia 26.07.15 04:12 Comentários (11)
A equipe de Joaquim Levy, segundo a Folha de S. Paulo, achava que “a divulgação de meta ‘realista, possível e crível’ teria bom impacto, mas a guinada – de 1,1% para 0,15% do PIB – estressou o mercado”.
A notícia de que a equipe de Joaquim Levy se surpreendeu com o estresse do mercado vai estressar ainda mais o mercado...ver mais
Economia 26.07.15 03:59 Comentários (21)
Samuel Pessôa, na Folha de S. Paulo, listou os erros cometidos pelo petismo na economia.
A lista é longa porque os erros foram muitos...ver mais
Brasil 25.07.15 18:05 Comentários (198)
Nossos leitores não deixaram escapar: desde janeiro, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega recebeu do governo federal 281 107,30 reais. Grande parte do dinheiro (154 673,50 reais) foi paga a título de “outras remunerações eventuais”...ver mais
Brasil 25.07.15 17:44 Comentários (27)
Paulo Roberto Costa está exausto. O primeiro delator da Lava Jato cumpre rotina quase que diária fora de casa, mesmo que cumpra regime de prisão domiciliar. Desde que passou a colaborar com a Justiça, já prestou 118 depoimentos. A média é de um depoimento a cada três dias.
Apesar disso, sua participação nas investigações não têm data para acabar. Segundo seu advogado, “há quase 25 frentes de todo lado: criminal, administrativa, cível, TCU, todas as siglas”. A informação é do Estadão.
Paulo Roberto Costa está longe de ser um pacato cidadão.
Brasil 25.07.15 17:14 Comentários (401)
Fernando Henrique Cardoso, no Facebook: “O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo. Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”.
Finalmente, FHC: Dilma Rousseff, de fato, não deve ser salva. Bem-vindo ao clube do impeachment...ver mais
Brasil 25.07.15 16:01 Comentários (91)
O Globo informa hoje que os procuradores da Lava Jato acreditam que o Marcelo Odebrecht tinha planos de fugir do Brasil.
"O MPF considerou evidente ser uma “referência ao caso de Gustavo Noboa”, ex-presidente do Equador que fugiu do país, em 2003, ao ser acusado de malversação de fundos na renegociação da dívida externa", diz trecho da reportagem.
Foi exatamente isso que O Antagonista antecipou a seus leitores em uma das notas da série "As anotações de Odebrecht". 
Brasil 25.07.15 14:53 Comentários (105)
Em quase toda execução de mandados da Lava Jato, um policial federal aparece nas fotos ao lado dos presos que chegam à Superintendência da PF do Paraná. Segundo a coluna Expresso, da Época, o nome dele é Newton Ishii...
Newton Ishii: da expulsão à reintegração, com a total confiança dos diretores da PF...ver mais
Brasil 25.07.15 13:53 Comentários (140)
Por falar em Celso Daniel, o empresário Marcos Valério deve ser convocado pela CPI da Petrobras, de acordo com a Veja.
Em setembro de 2012, Marcos Valério disse que o PT desviou 6 milhões de reais da Petrobras para calar a boca de um empresário que ameaçava contar a participação de Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho no assassinato do prefeito de Santo André.
O Antagonista sabe que, depois desse depoimento, Marcos Valério passou a apanhar dia sim, outro também, na penitenciária onde está preso.
Marcos Valério tem muito a revelar.

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 26/07/2015 06:31
Dilma Rousseff exibirá sua imagem estilhaçada numa rede nacional de tevê em pleno horário nobre. Aparecerá no programa de um PT levado no embrulho da onda de impopularidade. Sob a direção do marqueteiro João Santana, ela silenciará sobre a Lava Jato e sustentará que a crise econômica é momentânea e que o país logo voltará a crescer. Ainda não se deu conta. Mas cutuca a paciência coletiva com vara curta.
Depois de estrelar sete meses de um segundo mandato caótico, Dilma fará pose de otimista na noite de 6 de agosto, antessala do protesto que as redes sociais convocam contra o seu governo para o dia 16. Não são negligenciáveis as chances de o programa do PT, que terá Lula como ator coadjuvante, ir ao ar ao som de panelas —um veneno que já começou a ser instilado na web. Com taxa de aprovação variando entre 7,7% e 10%, conforme o instituto de pesquisa, Dilma tornou-se um convite ao protesto.
O mais irônico é que o oco da presidente e do partido dela está sendo preenchido pelo mesmo marqueteiro que ajudou a fabricar o enredo ficcional da última campanha presidencial. Hoje, todos os discursos estão vencidos, inclusive o de João Santana.
Nas pegadas da célebre jornada de junho de 2013, o marqueteiro do PT analisou os efeitos do ronco das ruas sobre a imagem de Dilma numa conversa com o repórter Luiz Maklouf Carvalho. Sustentou a tese segundo a qual a encrenca não tinha nada a ver com a presidente, uma pessoa “honesta” e com “comando”, que estava “gerindo bem” o governo.
João Santana transbordava confiança. Confiava no próprio taco e também na ineficiência dos adversários. “A Dilma vai ganhar no primeiro turno, em 2014, porque ocorrerá uma antropofagia de anões. Eles vão se comer, lá embaixo, e ela, sobranceira, vai planar no Olimpo.”
Os “anões” não eram canibais. Aécio Neves foi ao segundo turno. E arrastou Marina Silva para o seu córner. Dilma combateou-os a golpes de marketing. Prevaleceu sobre o rival tucano no segundo round. E não foi por nocaute. Saiu do ringue menor do que entrou. Desconstruiu os adversários sem se preocupar com a autoconstrução. Depois da posse, aderiu ao receituário do rival.
Hoje, o “olimpo” está situado no chão. Nas alturas, apenas a inflação, os juros e a impaciência alheia. A “honestidade” esbarra nas arcas eleitorais apinhadas de verbas sujas. A boa gestão é apenas um outro nome para a inépcia. Um tucano assumiu a economia. O PMDB se divide entre a coordenação política e a oposição.
Parte das ruas já grita 'impeachment'. E tudo o que Dilma e o PT têm a oferecer é um pouco mais de João Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA