Pular para o conteúdo principal

DILMA, O TCU E O IMPEACHMENT

O TCU tem de rejeitar as contas de Dilma
O Antagonista - Brasil 22.04.15 07:50
O relatório do TCU sobre as contas de 2013 está disponível na internet.
Em 28 maio de 2014, o relator Raimundo Carreiro alertou o governo que, se a "classificação incorreta da despesa previdenciária" não fosse corrigida naquele ano, o tribunal poderia rejeitar suas contas.
Textualmente:
"Quanto às distorções apuradas nas informações patrimoniais, foi proposto alerta ao Executivo sobre a possibilidade de o TCU emitir opinião adversa sobre o Balanço Geral da União caso as recomendações expedidas não sejam implementadas".
Na época, o ministério da Fazenda, segundo o próprio relator, reconheceu o erro e "se comprometeu a adotar as medidas necessárias e suficientes para evidenciar a real situação patrimonial da União".
Mas não o fez.
O TCU, agora, tem de recomendar ao Congresso Nacional a rejeição das contas de Dilma Rousseff.
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, em sua missão de defender governo contra o interesse dos brasileiros, acusa o TCU de estar "exagerando num tipo de exigência que não muda em nada a atividade contábil", como se o tribunal procurasse um pretexto para o impeachment da presidente.
O fato, porém, é que o tribunal já havia alertado o governo sobre a possibilidade de rejeição de suas contas fraudulentas um ano atrás, antes de qualquer movimento pelo impeachment.
O TCU está certo. Tem de rejeitar as contas de Dilma Rousseff.

Base legal para o impeachment
Brasil 22.04.15 08:32
José Roberto Afonso, um dos autores da Lei de Responsabilidade Fiscal, explicou à Veja que as pedaladas fiscais do governo não são pedaladas fiscais.
São algo muito pior:
"A discussão está fora de foco. O governo fez justamente o contrário. O pagamento foi feito, em dia. Só que não foi feito pelo governo, e sim por terceiros. Por bancos como a Caixa e o Banco do Brasil. Esse é o centro da decisão do TCU".
E também:
"Esse governo acumulou mais de 200 bilhões de reais em restos a pagar. Isso é má gestão, mas, em si, não configura crime fiscal. O debate que importa, no entanto, é outro: algum banco pagou despesas do Tesouro, sem que o Tesouro lhe houvesse repassado recursos para tal finalidade específica? O TCU apurou evidências nesse sentido. Isso é empréstimo e não pode ocorrer quando o banco pertence ao governo que ordenou o pagamento".
A base legal para a abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff passa exatamente por aí.

Brasil 22.04.15 10:05 
O Ministério Público de Contas junto ao TCU ingressará hoje com outra representação. Agora, para evitar que Caixa e Banco do Brasil emprestem 3,7 bilhões de dólares à Sete Brasil, a lavanderia de dinheiro do PT disfarçada de empresa fabricante de sondas para o pré-sal.
O ministro relator será Raimundo Carreiro.

Brasil 22.04.15 10:10 
Ainda sobre a Sete Brasil: há uma representação no TCU para impedir que o BNDES empreste mais dinheiro público à lavanderia petista.
Coube ao ministro Weder Oliveira ser o relator
O TCU é, neste momento, o grande campo de batalha entre o Brasil e a organização criminosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...