Pular para o conteúdo principal

'ACQUARIO CEARÁ' SERÁ INVESTIGADO CRIMINALMENTE

PROCESSO DESARQUIVADO
Obras do Acquario sob investigação criminal
Diário do Nordeste - 23.04.2015
A decisão foi tomada ontem pelo Colegiado de Procuradores do MP-CE. Obra é investigada também na esfera cível
O Acquario Ceará já estava sendo investigado pelo MP-CE, na esfera cível, na perspectiva de improbidade administrativa na contratação da empresa responsável pela obra e outros procedimentos similares
FOTO: KIKO SILVA
Alvo de uma investigação civil por suspeita de improbidade administrativa, os contratos para a construção do Acquario Ceará serão, agora, investigadas criminalmente pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE). Em votação realizada ontem, o Colégio de Procuradores decidiu, pela maioria dos votos, desarquivar o processo de investigação criminal envolvendo a contratação da empresa norte-americana International Concept Management (ICM) para a construção do empreendimento.
O processo estava arquivado desde novembro do ano passado, por decisão do procurador geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado. O resultado da votação do colegiado deve ser publicado oficialmente e encaminhado para um responsável, uma vez que o próprio procurador geral não pode deliberar acerca de uma decisão que é contrário. Após esses protocolos, o MP-CE iniciará as investigações.
O Acquario Ceará já estava sendo investigado pelo MP-CE, na esfera cível, na perspectiva de improbidade administrativa na contratação da empresa responsável pela obra e outros procedimentos similares.
"Quando eles estavam analisando isso, verificaram que havia suspeita de que a contratação da empresa teria infringido a Lei de Licitações na perspectiva criminal", explica a procuradora de Justiça e relatora do atual processo, Sheila Pitombeira.
A questão seguiu, então, para análise do Procurador Geral de Justiça do Ceará por envolver um Secretário de Estado - na época, o titular da pasta do Turismo, Bismarck Maia, que tem foro privilegiado. Ao analisar os dados apresentados, o Procurador Geral Ricardo Machado não identificou conduta dolosa e decidiu arquivar o processo.
"O colegiado entendeu que havia indícios. O que foi votado hoje (ontem) é para que seja acareado se houve ou não aspecto criminal em toda essa abordagem", explica Sheila Pitombeira.
'Tranquilo'
O ex-secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, disse estar "absolutamente tranquilo" quanto ao assunto. "Já venho há muito tempo desejando que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgue se está certa ou não a contratação, e só após isso acho que deveria ser analisado o processo sob esse outro ângulo. Estou tranquilo porque acho que cumpri a lei, embora reconheça o desgaste disso", declarou o ex-secretário.
Segundo Bismarck, a contratação da empresa foi realizada com base em parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), o que reforçaria o amparo legal do processo. "É uma pena que politizaram tudo isso", complementa.
Em fevereiro, o atual secretário do Turismo, Arialdo Pinho, ordenou a suspensão das obras do Acquario para realizar uma auditoria, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Após a suspensão, o Secretário de Turismo se reuniu com técnicos do TCE, que solicitaram informações acerca do contrato com a ICM para confrontá-las com os dados presentes no Portal da Transparência do governo do Estado e, a partir disso, decidir qual ação adotar.
Esclarecimentos
Por meio de nota, o Governo do Estado informou que ainda não foi notificado sobre a ação relativa ao Acquario Ceará. A nota salientou, ainda, que o governo está aberto "a prestar quaisquer esclarecimentos acerca do projeto, assim como foi feito durante visita dos secretários das pastas ligadas ao empreendimento à Assembleia Legislativa, no último dia 4 de março".
Liminar
Ainda em março, a Justiça do Ceará concedeu uma liminar que determinava a suspensão dos repasses do Governo Estadual à empresa responsável pela ICM, por conta da Ação Civil Pública de improbidade administrativa elaborada pelo MPCE.
Jéssica Colaço
Repórter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...