Pular para o conteúdo principal

ACIDENTE DA GERMANWINGS: A INSANIDADE DO COPILOTO

Germanwings: Atestado médico recomendava que copiloto não trabalhasse no dia do acidente, afirmam investigadores
Brasil Post | De Gabriela Bazzo
Publicado: 27/03/2015 09:58 BRT Atualizado: 5 horas atrás
Três dias após o acidente envolvendo o Airbus A320 da Germanwings, que ia de Barcelona a Dusseldorf, as buscas se concentram em - além de recuperar a segunda caixa-preta e os corpos das vítimas no local da queda - descobrir o que poderia ter levado o copiloto da aeronave, Andreas Lubitz, a derrubar o avião de propósito.
O Airbus caiu na última terça-feira (24), nos Alpes Franceses, matando todas as 150 pessoas a bordo. Nesta quinta (26), investigadores afirmaram que Lubitz aproveitou uma saída do piloto para ir ao banheiro, se trancou na cabine de comando e jogou a aeronave contra uma montanha.
Autoridades alemãs fizeram nesta quinta (26) uma varredura nas duas residências do jovem: uma em Dusseldorf, e outra em Montabaur, onde vive a família do copiloto. De acordo com a imprensa europeia, na casa onde Lubitz vivia em Dusseldorf, foi encontrado um atestado médico que recomendava que ele não trabalhasse no dia do acidente. O documento estaria rasgado.
No entanto, a análise dos documentos vai levar vários dias, e será feita por autoridades alemãs. A Alemanha, a França e a Espanha investigam o acidente em conjunto.
A imprensa alemã especula que ele sofria de um quadro grave de depressão, e que teria sido esta a causa para o seu afastamento das atividades de treinamento, há seis anos. A Lufthansa confirma que Lubitz interrompeu seu treinamento por um tempo, mas afirma que ele foi submetido a todos os testes necessários para atuar como copiloto e estava "100% apto" para voar.
O diário alemão Bild afirma que na ficha do profissional no departamento de tráfego aéreo alemão havia uma observação que assinalava a necessidade de acompanhamento médico regular.
Últimos Instantes
Embora os investigadores franceses não tenham divulgados detalhes explícitos sobre os instantes finais do voo, há uma especulação sobre o momento em que os passageiros se deram conta da tragédia que estava acontecendo.
Tudo o que foi dito nesta quinta, durante entrevista coletiva, foi que é possível "ouvir gritos de fora da cabine de comando nos instantes finais". Sabe-se também que o piloto, que foi trancado do lado de fora da cabine, tentou bater na porta desesperadamente.
De acordo com o Bild, ele chegou a usar um machado para tentar arrombar a porta da cabine, que é blindada e estava trancada por dentro no momento da queda. De acordo com o Independent, a Germanwings confirma que há um machado a bordo das aeronaves A320, por razões de segurança. A companhia não confirmou, no entanto, se o objeto foi de fato usado para tentar arrombar a cabine.
LEIA TAMBÉM:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)