DA MÍDIA SEM MORDAÇA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
17 DE JANEIRO DE 2015
A escolha dos comandantes militares mostrou o jeito Dilma de mandar às favas quem despreza. Ela fez o ministro Jaques Wagner (Defesa) conversar com três “finalistas” para o Comando da Marinha. Wagner voltou a Dilma excluindo o almirante Oberg e dizendo que os outros dois, Leal Ferreira e Guerra, eram “iguais”. E observou: “O Moura Neto [comandante da Marinha a ser substituído] indicou o Guerra”. Dilma bateu o martelo, sem hesitar: “Então a escolha certa é Leal Ferreira”.
Comandante do Exército, general Villas Bôas estava definido há anos. Ele conquistou a simpatia do PT nos tempos de assessor parlamentar.
O mensaleiro Genoino é amigo do general Villas Bôas. Dificilmente perderá com ele a sua Medalha do Pacificador, como manda a lei.
Ex-orgulho nacional e empresa que já foi uma das mais eficientes no País, a estatal Correios e Telégrafos, hoje aparelhada por petistas sem qualificação técnica, prepara-se para anunciar seu pior resultado financeiro da década. Desgraça pouca é bobagem: com a queda de qualidade dos serviços, também bateu o recorde de queixas desde a fundação. Só em dezembro foram mais de 1,2 milhão de reclamações.
Se Dilma não é dada a honrar compromissos eleitorais, o presidente da Indonésia lhe disse que fuzilar traficantes é promessa de campanha.
Pena de morte para traficantes tem amplo apoio da população da Indonésia, que atribui a isso os baixos números de drogados no país.
A Indonésia tem 230 milhões de habitantes e há apenas 64 traficantes presos e condenados (à morte, claro). No Brasil, são mais de 50 mil.
Poderia anular o acordo de delação premiada de Paulo Roberto Costa a eventual confirmação de que enterrou dinheiro roubado da Petrobras na área da sua casa onde antes havia uma piscina. A PF negou.
Enquanto DNIT e TCU não encontram solução para reequilibrar os contratos, após o aumento de 40% no asfalto imposto pela Petrobras, obras em rodovias continuam a demitir funcionários.
O ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) afirmou ontem que não tem motivos para afastar Graça Foster da presidência da Petrobras. Motivos há de sobra. O que ele não tem é força política para isso.
Dilma deve ter colocado um ponto final na dieta que seguia à risca, na disputa pela reeleição: a Presidência da República encomendou 11 mil pães ao longo de 2015, uma média de 30 por dia. O custo: R$ 24,7 mil.

NO BLOG DO CORONEL
SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015
O Brasil do PT é um país impressionante. Ao mesmo tempo em que quase 10% dos alunos formados no ensino médio obtiveram nota zero em redação no ENEM, o país financia, via Capes e CNPQ, alunos para estudarem na milenar Universidade de Coimbra, em Portugal. A seleção não deveria ser por nota. Deveriam ser privilegiados os mais de 500 mil pobres diabos que não conseguem dominar minimamente o idioma, porque a colônia tão rica, onde a extrema pobreza foi, segundo o discurso oficial, debelada, não tem capacidade nem mesmo de ensinar a língua pátria. A matéria a seguir é de O Globo. 
RIO - Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, estudantes brasileiros podem se candidatar até segunda-feira (19) a vagas na Universidade de Coimbra, em Portugal. O resultado será divulgado no dia 24 deste mês. Além do Enem 2014, a instuição aceita a candidatura daqueles que tenham feito as edições de 2012 e 2013.
A lista de cursos e mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página da instituição. Também na página estão os cálculos usados para as notas, que variam de acordo com o curso escolhido. Para o candidato ser aceito, a nota final não pode ser inferior a 600.
A Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais antiga de Portugal e uma das mais prestigiadas da Europa. Em 2013, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.
A partir de segunda-feira (19), os cerca de 6,2 milhões de estudantes que fizeram o Enem no ano passado poderão se candidatar a vagas no ensino público brasileiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado do Sisu será divulgado no dia 26. De acordo com nota divulgada pela Universidade de Coimbra, foi feito um ajuste nas datas para que os estudantes tenham os dois resultados e, caso sejam aprovados, possam escolher ficar no Brasil ou cursar o ensino superior em Portugal.
A Universidade de Coimbra é paga, mas os estudantes podem buscar financiamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outros programas, além de apoio da própria instituição.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
16/01/2015 às 17:58
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, negou o pedido de clemência feito por Dilma Rousseff, e o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado naquele país por tráfico de drogas, deve ser fuzilado no domingo. Rodrigo Muxfeldt, outro brasileiro, deve ter o mesmo destino. O resultado da conversa diz um tanto dos governos do Brasil e da Indonésia.
Comecemos por este. Entre 2013 e 2014, pelo menos 300 terroristas — sim, terroristas deixaram a cadeia. Em 2002, o grupo Jemaah Islamiyah, ramo da Qaeda no Sudeste Asiático, matou 200 pessoas num atentado suicida praticado em Bali. O grupo explodiu duas vezes o hotel JW Marriott em Jacarta, em 2003 e 2009. Pelos menos 830 pessoas ligadas à ação terrorista deixaram a cadeia nos últimos dez anos.
Com mais de 250 milhões de habitantes, a Indonésia é o mais populoso país de maioria muçulmana do mundo (87%) e se transformou num dos focos do jihadismo. Qual é o ponto? O que isso tem a ver com Marco Acher e Rodrigo, que, de fato, praticaram tráfico de droga — o que pode, sim, ser punido com a morte no país?
A resposta é óbvia e vem na forma de uma pergunta: que país põe centenas de terroristas na rua e executa traficantes de drogas estrangeiros, não cedendo ao pedido de clemência de um outro chefe de Estado? Resposta: um país que é clemente com os terroristas.
Sim, isso diz bastante do regime indonésio, mas também fala do Brasil. O país, definitivamente, anda em baixa no mundo. Acabou aquela onda. A diplomacia brasileira é, para dizer pouco, melancólica. Há muito o país deveria ter conduzido negociações de bastidores para evitar esse desfecho. Eis aí.

BLOG DO NOBLAT
Dilma acusa Cerveró, que acusa Dilma. Ambos têm razão!
17/01/2015 - 03h12
Ricardo Noblat
Afinal, quem tem razão?
Dilma, que chamou de tecnicamente “falho” o parecer de Nestor Cerveró, na época diretor da área internacional da Petrobras, sobre a compra da refinaria Pasadena, no Texas, Estados Unidos?
Ou Cerveró, que chamou de “negligente” a decisão do Conselho de Administração da Petrobras, presidido na época por Dilma, favorável à compra da refinaria?
Tudo indica que os dois têm razão. E deveriam ser processados.
Em 2006, a Petrobras pagou ao grupo belga Astra Oil 360 milhões de dólares por 50% da refinaria Pasadena. Dois anos depois, comprou os outros 50%.
Ao todo, Pasadena acabou custando 1,18 bilhão de dólares à Petrobras, mais de 27 vezes o que a Astra originalmente desembolsou por ela.
Foi “o negócio do século” para a empresa belga, segundo os jornais de economia daquele país. Para a Petrobras foi um desastre. Não só pelo que ela desembolsou. Mas porque a refinaria estava repleta de problemas.
Tinha pouco menos de três páginas o parecer de Cerveró no qual se baseou o Conselho de Administração da Petrobras para autorizar a compra de Pasadena.
Dilma alega que Cerveró omitiu duas cláusulas do contrato. Cerveró alega que o Conselho de Administração poderia ter requisitado todas as informações que desejasse para amparar a sua decisão.
Não requisitou por que não quis. Foi negligente.
O Tribunal de Contas da União livrou Dilma de qualquer culpa, bem como Graça Foster, presidente da Petrobras. Culpou parte da diretoria da empresa, Cerveró incluído.
Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que negociou com a Polícia Federal a delação premiada, disse que Cerveró recebeu propina pela compra de Pasadena.
Mais cedo ou mais tarde se conhecerá a opinião do juiz Sérgio Moro a respeito.

NO O ANTAGONISTA
Ei, Lula, está escutando?
Brasil 17.01.2015
Venina Velosa da Fonseca, perseguida na Petrobras por ter denunciado a roubalheira na estatal, fez um memorial de oito páginas disparando contra Lula, Jaques Wagner e José Sérgio Gabrielli. A reportagem da Veja resume esse memorial. Segundo Venina Velosa da Fonseca, o sindicalista Geovane de Morais, operador financeiro do PT da Bahia e gerente de Marketing da área de Abastecimento da Petrobras, aquela comandada por Paulo Roberto Costa, contratou irregularmente três empresas. A primeira, "ligada a Lula", foi a Muranno, que recebeu 13 milhões de dólares da Petrobras para divulgar a marca em eventos da Fórmula Indy. Quando a irregularidade foi comprovada e os pagamentos à Muranno foram suspensos, o dono da empresa, Ricardo Villani, ameaçou denunciar o esquema de corrupção. Lula, então, entrou em ação, ordenando o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a "comprar o silêncio do empresário". Gabrielli repassou a ordem a Paulo Roberto Costa que, por sua vez, acionou o doleiro Alberto Youssef. As outras duas empresas contratadas irregularmente por Geovane de Morais, de acordo com o memorial de Venina Velosa da Fonseca, não eram ligadas a Lula, e sim a Jaques Wagner. De fato, elas fizeram parte de sua campanha eleitoral para o governo da Bahia. Lula pode mandar comprar o silêncio de um monte de gente, mas o alarido está mais forte a cada dia que passa.

Brasil 17.01.2015
Renan Calheiros pode ser cassado porque foi fazer um implante de cabelos usando um jatinho da FAB. É o que diz a Época, a partir de denúncia do Ministério Público. A revista acrescenta que o médico que fez o implante de cabelos em Renan Calheiros é o mesmo de José Dirceu. O Antagonista sempre torceu para que Renan Calheiros fosse cassado por causa dos 10 mil reais pagos todos os meses por uma empreiteira à sua amante ou pelos 10 mil negócios realizados pelo doleiro Alberto Youssef, mas se ele for cassado por causa de 10 mil fios de cabelo, comemoraremos mesmo assim.
Por um fio

Brasil 17.01.2015
Sábado é dia de petrolão. Os pagamentos de propina a Fernando Baiano, segundo o Ministério Público, passavam por sete países: Uruguai, Suíça, Estados Unidos, Luxemburgo, China, Espanha e Geórgia. A rede montada para lavar o dinheiro desviado da Petrobras foi revelada por Julio Camargo, diretor da Toyo Setal e um dos mais importantes delatores do esquema de corrupção da estatal. Para ler mais, clique no título...
A circum-navegação de Fernando Baiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA