DA MÍDIA SEM MORDAÇA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
A cúpula do PMDB sinalizou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), que não se empenhará na defesa de Sérgio Machado, que se afastou da presidência da Transpetro, subsidiária da Petrobras, tragado pelo escândalo do Petrolão. Citado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa no pagamento de R$ 500 mil em propina, Machado foi indicado ao cargo por Calheiros há 11 anos, ainda no governo Lula.
Dilma já tentou demitir Sérgio Machado, mas recuou para não gerar crise com Renan Calheiros, o maior aliado do governo no Senado.
Apesar de garantir que sua saída da Transpetro é temporária, Sérgio Machado dificilmente voltará ao cargo.
Em reunião a portas fechadas com a direção do sindicato dos servidores (SindItamaraty), nesta sexta-feira (07), o ministro Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) advertiu para o risco de “irritar Dilma” o protesto previsto para a próxima semana, contra o atraso na liberação do auxílio-residência para aqueles que trabalham no exterior. Segundo ele, uma vez irritada, Dilma pode cortar de vez o auxílio.
O protesto será na segunda (10), enquanto Dilma vai almoçar com 32 embaixadores que esperam há meses para apresentar credenciais.
Em sua defesa, Gleisi Hoffmann, ex-ministra de Dilma, jura que jamais encontrou o doleiro Youssef. Mas ele não disse que a encontrou, mas sim que lhe mandou dinheiro, muito dinheiro, R$ 1 milhão, entregues a pessoa da confiança da senadora num shopping de Curitiba.
Para não ficar mal na foto com seus crédulos eleitores, Dilma incumbiu o demitido Guido Mantega (Fazenda) de anunciar ontem “ajustes” para conter o desmonte da economia e acalmar o dólar. Nem ela acreditou.
O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) empurra com a barriga há 8 meses a concessão de refúgio do senador de oposição Róger Pinto, que ficou 445 dias asilado na embaixada em La Paz.
Não dá para entender a resistência de Dilma e do PT do Petrolão a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. Ninguém representa tão bem, digamos assim, o espírito do atual governo.
Dados do Ministério da Saúde: em setembro, 296 médicos da rede pública acumulavam dois ou mais empregos. A Constituição proíbe, teriam que ser mágicos. Ou, mais provável, trabalhar como escravos.
…é muito apreço pela ironia a gasolina aumentar 3%, exatamente o mesmo percentual da propina do Petrolão paga ao PT.


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Publicado no Estadão de sexta-feira (07)
A presidente Dilma Rousseff agarrou-se ao que seria a “consciência democrática” para dar um verniz de grandeza política à hipocrisia de propor o desmonte dos palanques em obediência ao imperativo de “saber ganhar e saber perder”. A sua invocação, em um encontro com a cúpula do PSD de Gilberto Kassab – candidato a ministro das Cidades em troca de seu apoio ao Planalto -, não passa de uma tentativa esfiapada de ocultar o que de fato a aflige.


NO BLOG DO CORONEL
Aécio reitera que acordão na CPMI da Petrobras é mentira do PT.
 Aécio Neves acaba de postar em seu facebook:
Os líderes dos partidos de Oposição (PSDB, Democratas, Solidariedade e PPS) esclarecem que rechaçam veementemente o suposto acordo anunciado ontem pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CMPI) da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS). Do mesmo modo, o dep. Carlos Sampaio (PSDB/SP) classifica como “vergonhosa” a citação de seu nome como partícipe de um acordo para proteger quem quer que seja, negando qualquer articulação para beneficiar agentes políticos.
Não compactuamos e nem participaremos de qualquer acordo que resulte em impunidade. É inaceitável que os desvios já comprovados na maior estatal brasileira sejam ocultados por interesses escusos, especialmente político-partidários – algo que a população indignada já deixou claro que não tolera. Reafirmamos nossa disposição de ir até o fim em busca de respostas e dos responsáveis pelos desvios, enquanto o interesse do Governo é confundir a opinião pública e misturar inocentes com culpados.
Várias denúncias de desvios e de superfaturamento do chamado “Petrolão” estão sendo confirmadas pela Polícia e Justiça Federal e pelo Ministério Público. Além disso, os fatos que ainda precisam ser esclarecidos não podem, de maneira alguma, ficar relegados a segundo plano, independente do notório pouco tempo que resta para que a CPMI conclua seus trabalhos. Exatamente por isso e, ao contrário do que foi divulgado, os líderes que subscrevem a nota e os membros oposicionistas da CPMI (deputados Carlos Sampaio e Izalci – PSDB, Rodrigo Maia e Onyx Lorenzoni – DEM, Júlio Delgado – PSB; e senadores Mário Couto, Antonio Aureliano, Rubens Figueiró e Flexa Ribeiro – PSDB, Jayme Campos e José Agripino – DEM) já iniciaram a coleta de assinaturas de parlamentares para que as investigações do escândalo da Petrobras prossigam no ano que vem.
A expectativa da Oposição é que a nova CPMI seja a primeira a ser instalada no início da próxima Legislatura. Todos os agentes políticos vinculados ao escândalo de corrupção na empresa devem ser não apenas ouvidos, como punidos se comprovado seu envolvimento no caso, independentemente da filiação partidária.
Deputado federal Antônio Imbassahy – Líder do PSDB
Deputado federal Mendonça Filho – Líder do Democratas
Deputado federal Fernando Francischini – Líder do Solidariedade
Deputado federal Rubens Bueno – Líder do PPS
Como postamos hoje pela manhã (07), há uma imprensa do "lead" fácil, que prostitui os princípios mais básicos do jornalismo: ouvir a outra parte envolvida. É uma vergonha o que a imprensa brasileira tem feito para proteger o PT. Justamente o PT que quer acabar com a liberdade de imprensa, conforme escrito em documento oficial.

NO BLOG DO JOSIAS
Triturada no primeiro turno da disputa presidencial pelo moedor de reputações em que se converteu o comitê eleitoral de Dilma Rousseff, a ex-presidenciável Marina Silva saboreia agora a auto-desconstrução a que se submete sua ex-rival.
Marina levou às redes sociais dois quadros comparando frases da candidata petista com a realidade que cerca a presidente reeleita do PT. “Vejam como a realidade desmantela o marketing eleitoral de Dilma”, Marina anotou.
Num dos quadros, Marina recorda o comentário de Dilma sobre a proposta do PSB de dar autonomia legal ao Banco Central. Marquetada, a candidata dizia que o BC autônomo era coisa da turma que tramava cortes, superávits e “juros para danar”. Reeleita, a presidente viu os juros subirem três dias antes da eleiçao.
Noutro quadro, Marina relembra os ataques de Dilma à tese de que é preciso rever o papel dos bancos públicos na política econômica — uma tese cara ao economista tucano Armínio Fraga, que Aécio disse que nomearia para a pasta da Fazenda.
Ao lado, um resumo da entrevista na qual o ministro Guido Mantega, ainda na gerência da economia, informou nesta sexta (7) que subsídios financeiros concedidos a bancos públicos devem ser passados na lâmina.
Quer dizer: Marina está muito perto de chamar Dilma pelo pseudônimo de estelionato eleitoral. Quando o marketing desconsidera o Orçamento, é isso o que costuma acontecer,


NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Reuniões realizadas por Elias Jaua no Brasil em fotos colhidas por meio da internet divulgadas em sites de movimentos dirigidos pelo PT. Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas.
A revista Veja desta semana traz uma reportagem sobre as andanças pelo Brasil do chavista venezuelano Elías Jaua, especializado em agitação comunista, inclusive, andou por Curitiba. Não se sabe se teve algum encontro com o prefeito Gustavo Fruet, do PDT. Jaua teria ido à Curitiba porque na capital paranaense, segundo ele, estariam muito adiantadas as iniciativas “populares” envolvendo os ditos “movimentos sociais” do PT.
Jaua é um expert na agitação voltada à introdução no continente latino-americano do tal "socialismo do século XXI", eufemismo para designar o comunismo. Comanda o Ministério Popular para os Movimentos Sociais do governo do tiranete Nicolás Maduro. Elias Jaua esteve atuando no Brasil do dia 20 a 31 de outubro, no auge da campanha eleitoral do segundo turno.
A descoberta de sua presença só chegou ao conhecimento público depois que a babá de seus filhos foi presa no aeroporto de Guarulhos carregando um revólver calibre 38 em sua bagagem de mão.
Como sempre acontece nesses casos, a grande imprensa brasileira deu a notícia como um fato trivial entre tantos outros, embora um ministro estrangeiro estivesse agindo politicamente em território brasileiro para fomentar a revolução socialista no Brasil. Jaua realizou diversos contatos e reuniões com os tais movimentos sociais do PT, como o MST e aquele grupo dito “sem teto”, comandado por um colunista da Folha de S. Paulo.
Aqui um resumo da reportagem de Veja, que revela uma espécio de “folha corrida”, desse esbirro de Fidel e Raúl Castro, a dupla de assassinos comunistas mais antiga que continua agindo livremente. Leiam:
O venezuelano Elías Jaua é um especialista em atividades clandestinas. Em 1992, ele estava entre os mais de 1.000 conspiradores envolvidos na sangrenta tentativa de golpe de Estado que deu fama ao coronel Hugo Chávez. Depois que Chávez chegou à Presidência, em 1999, Jaua passou a fazer parte da cúpula do novo governo, ocupando cargos variados, mas sempre com a responsabilidade de cooptar, articular e treinar movimentos sociais e milícias armadas com o propósito de implantar o “socialismo do século XXI” na Venezuela e de exportar esse modelo para os países vizinhos. Apropriadamente, Jaua comanda há dois meses o Ministério do Poder Popular para os Movimentos Sociais. Nada mais natural, portanto, que passem pelo seu crivo as já tradicionais parcerias entre o governo venezuelano e organizações de esquerda de outros países, inclusive o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem­-Terra (MST), do Brasil. Causa estranhamento, porém, que ele o faça às escondidas do governo brasileiro e que, por trás de supostos convênios de formação técnica, escamoteie cursos de treinamento para a revolução socialista. Foi o que aconteceu durante a viagem do ministro ao Brasil entre 20 e 31 de outubro — iniciada justamente no auge da campanha para o segundo turno das eleições presidenciais.
O plano de Jaua era passar despercebido em sua visita ao Brasil. No dia 24, porém, Jeanette del Carmen Anza, a babá dos seus filhos, foi presa no Aeroporto de Guarulhos ao tentar entrar no Brasil com um revólver calibre 38 na bagagem de mão, o que configura crime de tráfico de armas. Ela estava acompanhada da sogra de Jaua e, segundo o ministro informou à Justiça, ele as havia mandado buscar na Venezuela em um avião da estatal de petróleo PDVSA para ajudar a cuidar de sua mulher, que viera fazer um tratamento médico no Hospital Sírio-Libanês. Ele teria pedido à babá que trouxesse uma maleta de mão com documentos, mas que não se esquecesse de tirar a arma de dentro. Jeanette, surpreendentemente, não teria encontrado a arma, e resolveu trazer a maleta assim mesmo. Beneficiada com um pedido de habeas corpus, Jeanette foi solta e voltou à Venezuela no dia 31. Junto com o revólver, a Polícia Federal encontrou centenas de páginas de documentos que o delegado Enio Salgado classificou como sendo de “cunho eleitoral e doutrinário”. A papelada foi apreendida e cópias foram enviadas para a Justiça Federal. Algumas pessoas que manusearam as brochuras descreveram o seu teor com os adjetivos “forte”, “preocupante” e “explosivo”. A primeira página de uma delas traz o que parece ser o sumário de uma palestra ou aula ensinando como fazer uma revolução socialista, com itens como “Identificar e neutralizar o inimigo (derrota permanente)”. Do site da revista Veja


NO BLOG ALERTA TOTAL
Dilma programa sufoco econômico e legislação restritiva para matar jornalismo de oposição
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Na recente entrevista aos jornalões que mordem e assopram, ao sabor das pressões e das verbas publicitárias oficiais, Dilma Rousseff avisou que, no primeiro ou no segundo trimestre de 2015, pretende abrir um processo de discussão na internet sobre a regulação econômica dos meios de comunicação no Brasil, principalmente a mídia eletrônica. O discurso nazicomunopetralha sobre termo "regular" é de um cinismo canalha do ponto de vista político, sob a retórica de "democratização dos meios de comunicação".
A visão petista é de controle estatal sobre a sustentabilidade econômica da mídia. O resto é conversa para enganar trouxa. Embora alegue que defende a liberdade de imprensa e de expressão, Dilma deixou claro que pretende investir na regulação econômica. Na visão dela, "regulação econômica diz respeito a processos de monopólio ou oligopólio que podem ocorrer em qualquer setor econômico onde se visa o lucro (sic) e não a benemerência. Por que os setores de energia, de petróleo e de transportes têm regulações, mas a mídia não pode ter?".
O raciocínio de Dilma é bem simplório e pragmático. Basta controlar o negócio da comunicação, com restrições legais, impostos seletivos e possibilidades de sanções penais, administrativas e multas. Regulando-se economicamente a mídia, a chance de influenciar seu conteúdo (ameaçando, diretamente, a liberdade de expressão) é muito maior. As diferentes "leis de meios", adotadas em vários países subdesenvolvidos, seguem essa lógica de impor um cabresto aos donos de veículos de comunicação pela via econômico-financeira.
Dane-se a liberdade de empreender na comunicação. Na visão nazicomunopetralha, bem no estilo do velho Departamento de Imprensa e Propaganda da Era Getúlio Vargas, a mídia tem de ficar sob controle estatal. Qualquer bebê de colo sabe que a maneira mais eficiente de controlar é pela via da regulação econômica. Depois dela, a outra forma de domínio é exercida pela via direta da concessão de verbas de publicidade estatal ou de propaganda oficial. A grande mídia no Brasil é extremamente estadodependente. Não sobrevive - ou não lucra absurdamente - sem a ajuda das empresas de economia mista. Basta constatar que os principais anunciantes são estatais.
Além da dependência de verbas, as empresas de comunicação no Brasil dependem de outros favores do governo federal. Na quase maioria esmagadora dos casos, empresários de comunicação tupiniquins odeiam pagar impostos. Geralmente, sonegam imposto de renda e INSS - entre outros 56 tributos, taxas e contribuições menos ou mais votados. Na hora que o fisco aperta, pratica-se o jogo midiático de extorsão. Editorialmente, mete-se porrada no governo, até que ocorra uma "negociação" de bastidor para tudo acalmar. Em geral, a moeda de troca, é o perdão das dívidas...
No Brasil, o negócio de comunicação é extremamente frágil. Quem enfrenta o governo não progride e corre risco imediato de destruição. Nossa iniciativa privada em comunicação é sinônimo da massa fecal depositada no vaso sanitário. Historicamente, a mídia sempre se comportou como quitandas ou supermercados da comunicação. Por aqui, pratica-se o chamado "jornalismo de secos & molhados" (velha expressão cunhada pelo imortal humorista Millôr Fernandes). O poder estatal destrói qualquer veículo de comunicação em pouco tempo, basta querer. Assim se sufoca e mata qualquer oposição jornalística.
Além da precariedade econômica, temos a fragilidade ideológica. O jornalismo brasileiro é hegemonicamente formado por profissionais que se proclamam "de esquerda". Desde a faculdade, são adestrados a se portar ideologicamente desta forma. Quando chegam às cúpulas das redações, tirando raríssimas exceções, transformam-se em chefetes tiranos que se definem como "socialistas-comunistas", porém, em nome de um salariozinho maior, fazem o jogo do patrão "capitalista" (que, na verdade, é capimunista, pois depende das verbas estatais para existir).
Se o governo de plantão "é de esquerda", instaura-se uma confusão. Os patrões mandam bater no governo. Os capatazes que comandam as redações mandam seus "operários-escravos" descerem a lenha. A maioria, mesmo contra a ideologia pessoal, obedece em nome do contracheque no final do mês. Uma minoria, que recebe "mensalões", pagos por debaixo dos panos, pela máquina oficial, aliviam a barra do governo. Tal corrupção acontece com a vista grossa ou não dos patrões. Muitos colunistas são amestrados pelas verbas ocultas, para falar bem dos poderosos de plantão. 
A mídia brasileira sempre foi uma grande casa de prostituição. Nesse cenário, a liberdade de expressão, de informação ou de empreendedorismo é uma ficção. O governo nazicomunopetralha sabe muito bem que a putaria midiática funciona desta forma dependente e tirânica. Por isso, basta aumentar o controle regulatório sobre as empresas de comunicação (e, por que não, também sobre os profissionais que nelas atuam) para se conquistar hegemonia midiática. Por aqui, basta um autoritarismo sutil para tudo ficar sob controle. É nisto que o PT sempre sonhou investir, antes até de conquistar o poder federal, que pode passar de 12, 16 ou 20 anos...
O poderio oficial sobre a mídia é tão grande que Dilma até aproveitou sua entrevista amestrada aos jornalões para falar da Rede Globo (sempre vítima dos ataques da militância petista, com velhos chavões como "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo"). A família Marinho deve ter ficado aliviada com as palavras confortadoras da Presidenta, tanto que a reproduziram em o Globo: "Eu acho que tudo o que é concessão é onde você tem que cuidar para não ter oligopólio. Não acho que a Rede Globo seja o problema. Essa é uma visão da velha regulação da mídia. bem velha. O mal é a gente estar demonizando uma rede de televisão, quando você tem de ter regras que valem para todo mundo, não só para eles".
Ouvindo tais palavras, até a cúpula do Partido dos Trabalhadores, que nunca engoliu bem a brizolista Dilma Rousseff, deve ter acreditado quando ela falou que: "Eu não represento o PT. Eu represento a Presidência da República. A opinião do PT é a opinião de um partido. Não me influencia. Eu represento o País. Sou presidente (sic) dos brasileiros. Acho que o PT, como qualquer partido, tem posições de parte e não do todo".
Eis a Dilma que pretende "colocar em discussão" a regulação econômica dos meios de comunicação no Brasil. Dilma parece cada vez melhor na arte de "representar". Se ela não se cuidar, acaba ganhando o Oscar de Melhor Impeachment, antes da premiação de melhor atriz coadjuvante - já que todos sabem que o Presidentro Lula é quem manda de verdade, até o retorno oficial em 2018, se a saúde permitir...
Neste canário instável da política, com uma crise econômica aumentando de intensidade, vamos aguardar para ver quem será o ou a Lourival Fontes da "Coração Valenta"... A aposta é que o DIP do Getúlio Vargas vai parecer brincadeira de criança com a regulação pensada pelo statalinismo nazicomunopetralha.
Quem é o que mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA