Pular para o conteúdo principal

OS ERROS QUE PODEM PREJUDICAR AÉCIO

Aécio não vence se perder tempo atrás de Marina e não atacar pecados políticos e econômicos do PT


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net de 08-10-2014.
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net


Os estrategistas de Aécio Neves começam a cometer erros primários, de um discurso estranhamente defensivo, para a disputa fatal do segundo turno contra Dilma Rousseff. Os petistas já perceberam as falhas de recuo do adversário e vão explorá-las na ofensiva. O poder de mobilização para difamar Aécio, principalmente para manter a neutralizada do eleitorado de Marina Silva, é uma das ações previsíveis dos marketeiros petistas.
O primeiro erro de Aécio é insistir na busca “desesperada” do apoio do PSB (que sempre foi parceiro do PT) e de Marina Silva (que sempre joga sozinha). O segundo pecado, que o economista Armínio Fraga ameaça cometer, é prometer uma gestão econômica tão boa “quanto foi a do petista Antonio Palocci”, acusando Dilma de ter mudado a política de Lula (o que não é verdade). A terceira falha é não aumentar o poder ofensivo contra os petralhas, nos escândalos da Lava Jato, Petrobras, Mensalão e, agora, o uso eleitoreiro dos Correios.
Se quiser vencer, Aécio Neves precisa se descolar dos conselhos de Fernando Henrique Cardoso – que sempre se comporta como um priminho briguento do velho amigo Luiz Inácio Lula da Silva, sem partir para uma efetiva ofensiva contra a petralhada que o ataca duramente. Aécio Neves também tem de deixar claros os pontos de seu projeto de “mudança” para o Brasil. Também precisa ser mais explícito no compromisso de acabar com a reeleição. Aécio vacilou ao defender um mandato presidencial de cinco anos, porém jogando toda a responsabilidade sobre o assunto ao Congresso – que deseja nada mudar.
Aécio não vencerá a eleição se não comprovar ao eleitorado, claramente, que o PT tem um projeto autoritário para o Brasil. Perderá fácil para Dilma se não demonstrar que a crise econômica tornará o País inviável a partir de 2015. Também sairá derrotado se a base tucana já eleita permanecer na zona de conforto de uma pretensa oposição, preferindo apenas fazer o jogo de cena de quem compete mas, no fundo, não tem tanta vontade assim de vencer para fugir da obrigação de segurar a bomba que vem pela frente.
Aécio chegou ao segundo turno porque aumentou sua ofensiva de discurso quase na véspera da eleição. Se não demonstrar mais poder ofensivo ainda, não terá chances contra os petralhas cheios de grana e com a máquina de fabricar votos na mão. O tal “mercado” já deu sinais de que deseja Aécio no poder. Mas Aécio precisa comprovar o mesmo desejo com atitudes e palavras que desmontem o nazicomunopetralhismo. O plano bolivariano do Foro de São Paulo segue em frente...
Lembre-se, Aécio: a vergonhosa derrota para o PT em Minas Gerais foi uma prova evidente da fragilidade do PSDB na disputa real pelo poder.
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)