LAVA JATO: A VEZ DAS EMPREITEIRAS

Empreiteiras e contas no exterior estão no alvo de Operação Lava Jato
Foco da investigação, após as revelações de Paulo Roberto Costa, são os pagadores de propinas, diz jornal

Alvo da investigação deve ser empreiteiras e contas no exterior, utilizadas para o pagamento de propinas a partir de negócios da Petrobras (Reinaldo Canato/VEJA)

Após as revelações divulgadas por VEJA do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, o próximo foco da Operação Lava Jato deve ser as empreiteiras, diretores dessas empreiteiras e contas no exterior, utilizadas para o pagamento de propinas a partir de negócios da Petrobras, segundo o jornal Folha de São Paulo. 
De acordo com o jornal, esta é a conclusão de um "pool" inédito de advogados e consultores que prestam serviço às empreiteiras citadas na investigação. Em depoimento à Polícia Federal (PF), Costa deu indícios de como as contas bancárias eram abertas no exterior, além da identidade dos beneficiados dos desvios de dinheiro. 
Edição deste fim de semana de VEJA trouxe os primeiros nomes de políticos citados por Costa, incluindo três governadores, um ministro e pelo menos 25 deputados federais e seis senadores, do PT, do PMDB e PP, partidos da base aliada do governo. Por enquanto, não foi revelado o nome de empresas. 
Os advogados e consultores que falaram à Folha não sabem como agir porque o juiz encarregado do caso, Sérgio Moro, está tendo o cuidado de impedir falhas que impeçam a continuidade do processo. A expectativa, a partir de agora, é de que a qualquer momento seja dada uma ordem de busca e apreensão nas casas e escritórios dos envolvidos. Alguns deles, segundo a reportagem, já estariam procurando fazer viagens ao exterior para evitar uma prisão inesperada.

Da Veja on line de 07-9-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA