Pular para o conteúdo principal

TCU PODERÁ ISENTAR ATUAIS E EX-DIRETORES DA PETROBRAS

TCU pode voltar atrás na decisão de bloquear bens de diretores da Petrobras, salvando Graça e Barbassa
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Presidenta-candidata Dilma Rousseff reza e seus assessores articulam para que o Tribunal de Contas da União volte atrás na decisão de bloquear o patrimônio de diretores e ex-diretores da Petrobras envolvidos diretamente no prejuízo de US$ 792,3 milhões com a compra da refinaria Pasadena, no Texas (EUA). Caso o TCU confirme a decisão, e ainda incluía no rol de afetados Jorge Zelada (homem de confiança do PMDB) e Maria das Graças Foster, a amiga de Dilma ficará insustentável na presidência da Petrobras.
No governo, ainda corre uma aposta de que o ministro-conselheiro José Jorge possa aliviar a barra de Graça Foster, fazendo o malabarismo de voltar atrás. Basta que ele e a maioria do plenário do TCU acatem os embargos de declaração feitos pela Petrobras contra a indisponibilidade dos bens de José Sérgio Gabrielli (homem de confiança do Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva) e demais dirigentes da petrolífera. O caso mais desesperador é o de Paulo Roberto Costa – preso e investigado na Operação Lava Jato. Mais delicado que o caso deles só o de Graça que, se for obrigada a “tomar no TCU” (como ironizam deputados da oposição petista no congresso), perde automaticamente o cargo.
José Jorge e demais conselheiros podem se basear no pedido feito pelo Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, para que o TCU “dissocie os diretores envolvidos para efeito de indisponibilidade de bens”. A grande preocupação de Adams é com Graça Foster e o poderoso diretor Financeiro, Almir Barbassa. Se os dois forem colocados sob suspeita pelo TCU, ficam obrigados a deixar seus cargos. A queda de ambos poderia ser fatal para o governo Dilma Rousseff. Por isso, a pizza já está assando no forno do TCU.
O “Tribunal” de Contas da União, que não é órgão do Judiciário, mas auxiliar do poder Legislativo, já tinha pisado na bola na decisão anterior de excluir, ao menos temporariamente, Dilma Rousseff e demais integrantes do Conselho de Administração da Petrobras do processo que apura responsabilidades sobre o caso Pasadena. O TCU tomou uma decisão flagrantemente política e contrária ao próprio estatuto da Petrobras – que torna os diretores executivos e os membros do conselho responsáveis pelas decisões da empresa.
Por isso, é grande o risco de o TCU, novamente, “revogar a gravidade” dos fatos para preservar o poder de Graça Foster e Almir Barbassa – os poderosos comandantes da Petrobras. Se Pasadena for adiante, o Passadilma (previsto para as urnas) vira uma realidade antecipada...
Estamos fritos...
A marketagem reeleitoreira petista comprovou mesmo que seu conteúdo é indigesto.
Apresentar a Dilma, na propaganda de TV, como “mulher que gosta de cozinhar”, preparando uma “dificílima” macarronada, é uma piada macarrônica...
E o fato de Dilma alegar que, em sua rotina de trabalho, tem de “matar um leão por dia” vai parecer que ela é candidata à presidência de algum país africano ou, então do Jardim Zoológico... 
Pior que isto é ela ter usado a imagem de que é obrigada a “subir e descer o monte Everest” – em pleno Planalto...
Tá de sacanagem...
No mesmo programa releeitoral do PT, o Presidentro Lula apareceu, rapidinho, para soltar uma indagação em cima da qual a oposição deveria surfar:
“Já imaginou o prejuízo que o país teria se eu não tivesse um segundo mandato?”.
$talinácio deve ter razão, pois sem o seu segundo mandado não teríamos todos aqueles escândalos, de desvio e lavagem de US$ 10 milhões, que é investigado pela Operação Lava Jato, e aquele monte de escândalo, devidamente abafado e em segredinho judiciário na Operação Porto Seguro, contra a amiga Rosemary Noronha...
Triste Memória

Falecido Lula...
Lula deve ter ficado PT da vida com o programa do PSB, que evocou a memória do recém-falecido Eduardo Campos.
Os marketeiros socialistas usaram o áudio do enterro dele, domingo passado, quando o povão gritou: “Eduardo, Guerreiro do Povo Brasileiro”.
Lula, que chegou a ser vaiado no velório, é quem usava este título de “Guerreiro do Povo Brasileiro” – agora roubado pela propaganda adversária.
Deve ter sido o troco da História nos marketeiros petistas que, em eleições passadas, roubaram de Leonel Brizola o slogan “A Força do Povo” (que agora volta a ser usado pela eterna brizolista Dilma).

(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)