Pular para o conteúdo principal

O PT INSISTE EM QUERER AMORDAÇAR A IMPRENSA

PT quer mandar na imprensa
Por Percival Puggina (*)
imprensa6Na mesma semana em que um assessor de imprensa do Palácio Piratini tentou impedir que a Rede Bandeirantes de Porto Alegre divulgasse o resultado de uma pesquisa eleitoral desfavorável à candidatura do governador Tarso Genro, novos fatos ocorrem em São Paulo. Aqui no Rio Grande o escrito ficou pelo não escrito e tudo se passou como se nada tivesse acontecido. Em São Paulo, o PT perdeu o juízo e entrou em Juízo para exigir – imaginem só a pretensão! – que a Rede Globo dedique em seu noticiário mais espaço à candidatura de Alexandre Padilha ao governo paulista. Padilha é candidato nanico em São Paulo, com apenas 5% das intenções de voto.
São apenas as mais recentes iniciativas de uma infindável série de medidas de toda ordem na mesma direção. A primeira foi a tentativa de empacotar e vender à opinião pública a Ancinav, uma certa Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual, que iria “regular” o setor e seus conteúdos. Em seguida, foi uma ideia que mataria de inveja Hitler, Stalin, Mussolini, Getúlio e outros tiranos: a criação de um Conselho que daria à Federação Nacional dos Jornalistas, órgão controlado pelo petismo, o direito de, em nome da luta pelo politicamente correto e contra o neoliberalismo, cessar a atividade dos colegas incômodos. Depois, todos haverão de lembrar, veio a recorrente tentativa de estabelecer um Marco Regulatório da Imprensa, proposta que tem tudo a ver com o movimento totalitário ao qual se filiam, sem exceção, os parceiros do PT na geopolítica mundial (você não encontrará entre eles qualquer governo comprometido com a democracia e seus valores).
O que pretende o PT junto à Justiça Eleitoral é uma ordem para que a Rede Globo deixe de exercer seu discernimento sobre o que é e o que não é notícia, sobre o que interessa e o que não interessa ao seus leitores, ou seja, sobre o be-a-bá de qualquer edição, em qualquer redação, onde quer que haja jornalismo.
Há alguns meses, debatendo em programa de tevê com um deputado petista, ouvi dele que era desigual a centimetragem dedicada aos diversos partidos políticos no noticiário da imprensa escrita. Aproveitei a oportunidade para mostrar o quanto o igualitarismo cantado em prosa e berro pelo PT nada mais é do que puro totalitarismo, pretendendo impor, até em centímetros quadrados, a igualdade dos desiguais.
Os telespectadores certamente entenderam. Meu interlocutor e seu partido, não.
_____________
* Percival Puggina (69) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, membro do grupo Pensar+.

Do saite Brasil Acima de Tudo de 25-8-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)