Pular para o conteúdo principal

EMPREITEIRAS PRESSIONAM CPMI DA PETROBRAS

CPMI da Petrobras: pressão de empreiteiras envolvidas com a petroleira paralisa investigações
Tudo combinado – Um dia após o cancelamento de mais uma reunião da CPMI da Petrobras, destinada a votar mais de 300 requerimentos que aguardam aprovação, muitos de quebra de sigilo, o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), afirmou que a paralisia da comissão nada tem a ver com a Copa do Mundo ou com o início do processo eleitoral. De acordo com o deputado, a pressão das empreiteiras está emperrando a investigação.
“Há comentários no Congresso de que representantes de empresas com contratos com a Petrobras, muitas delas suspeitas de terem sido beneficiadas por meio de superfaturamentos de obras, estão procurando parlamentares indiscriminadamente, independentemente de partido. A CPMI foi instalada há 42 dias e três reuniões para votação de requerimentos de quebra de sigilo já foram canceladas por falta de quórum ou adiamento. Isso não acontece por acaso”, afirmou Rubens Bueno, que é autor de mais de 60 pedidos de quebras de sigilo de empresas, funcionários e ex-diretores da Petrobras, além de outras pessoas envolvidas nas denúncias.
O deputado lembra que enquanto o Ministério Público e a Justiça avançam nas investigações, o Congresso abre mão da apuração. “Já está claro que parte do dinheiro recebido por empreiteiras foi parar em empresas como a MO Consultoria, do doleiro Alberto Youssef. É bom lembrar que essa empresa também apareceu nas investigações da CPMI do Cachoeira como destinatária de repasses da construtora Delta. No entanto, até hoje o sigilo dela não foi quebrado”, criticou o parlamentar.
CPMI passa por tropicalização
Citando a obra da refinaria Abreu e Lima, cujo orçamento saltou de US$ 2,3 bilhões para mais de US$ 20 bilhões, o líder do PPS afirma que a comissão de inquérito pode pagar caro se insistir em engavetar a investigação. “A CPMI está passando por um processo de tropicalização e isso sempre gera um alto custo político”, ironizou Rubens Bueno, ao citar o termo utilizado pelo ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para justiçar a elevação de gastos com a construção da unidade de refino da petroleira em Pernambuco.
Enquanto os trabalhos da CPMI não andam, a imprensa brasileira continua divulgando matérias apontando irregularidades em negócios da Petrobras. Nesta quarta-feira, por exemplo, o jornal “O Globo” traz reportagem afirmando que empreiteiras foram favorecidas nas obras da refinaria Abreu e Lima. Já o jornal O “Estado de S. Paulo” publica matéria destacando que para a Justiça Federal recursos públicos da Petrobras teriam sido desviados na construção de Abreu e Lima e lavados por meios de empresas “laranjas” identificadas durante a operação Lava Jato da Polícia Federal. “E a CPMI continua fingindo que quer investigar”, lamentou Rubens Bueno.

Do Blog Ucho.Info de 10-7-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)