UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 1º-5-14

HELIO FERNANDES -
Chorosa, se lamentando, quase confessando que foi traída, Dona Dilma diz publicamente: “Sei da lealdade de Lula a mim”. Plantada por ele num terreno insalubre, Dona Dilma eternizou a palavra “desadministração”, elevou a corrupção à categoria de “oitava potência”.
Ninguém deve “lealdade” a ninguém nem ele nem ela. O que deviam e continuam devendo, é competência, eficiência, dedicação ao país. Muito ao contrário conseguiram que uma pesquisa mostrasse que 68 por cento “desejam mudança sem Dona Dilma”. 
Só pesquisa pode salvá-la 
Pesquisa cinco meses antes da eleição, e com todos esses fatores em jogo, já é dificílima. Ainda mais pesquisa feita por sigla desconhecida. Dona Dilma precisa de levantamento positivo, divulgado pelo Ibope ou Datafolha, os únicos respeitáveis. Como ela conseguirá isso? 
A CPI da mistificação 
Sob o comando de Renan Trapaçalheiros, onde fica a credibilidade? Ao mesmo tempo que diz “vou recorrer ao plenário do Supremo”, tenta recolher assinaturas para uma CPI só com senadores. Exigência do Planalto que ele cumpre de forma subserviente. Agora não só seus interesses pessoais, tem que ajudar a eleger o filho governador de Alagoas. 
513 deputados, discriminados, desprezados, ignorados, fora da CPI 
É uma das CPIs mais importantes. Depois do fim da ditadura, sem dúvida a mais esperada. Mas por que só do senado? 13 deles, 10 da base, 3 da oposição. E a Câmara inteira com muito mais representatividade (vá lá a palavra), de fora.
Os deputados precisam reagir, têm elementos para isso, basta usar seus poderes. Deputado se elege com votos, senadores com indicação, e o lobby de empresários ricos e falcatrueiros. Hoje é quinta-feira, pode haver mudança. 
Dona Graça contraditória 
Num depoimento de quase 6 horas no senado, foi taxativa e definitiva: “Pasadena foi um mau negócio, irreversível”. Ontem, na Câmara, utilizando quase o mesmo tempo: “Pasadena pode ser revertida, tem características positivas”.
Novamente falou horas. Sobrou alguma coisa para a CPI? Fato positivo da sessão: deputados se articulavam para exigir CPI mista, assim a Câmara participará. Será difícil, Renan é mais importante do que Henrique Alves. 
Absurdo dos absurdos 
Qualquer trabalhador, seja qual for a fonte pagadora, desconta 27,5% de imposto de renda, se ganhar mais de mil e 700 reais. Acreditem, é verdade. Existe um movimento nacional apartidário, para que esse limite seja elevado. Pedem apenas que o trabalhador comece a pagar se receber acima de dois mil e 800 reais. Mais do que aceitável. 
Efeito Dilma 
Com a atual presidente que pretende outros 4 anos no Planalto, o que mais cresce é a sua impopularidade. Pelo descaso com a administração, pelo desenvolvimento, pela ausência de infraestrutura, pela inflação cruel.
Com isso, crescem os juros, essa inflação, e assombro dos assombros: a dívida interna ultrapassa o total de 2 T-R-I-L-H-Õ-E-S. Com isso, o chamado déficit primário vai exigir no mínimo, 200 BILHÕES. Não para pagamento e sim para amortização. Ficaremos longe disso. 
O estranho “latrocínio” do assassino Malhães 
Não houve nada disso, puro e simples “queima de arquivo”. Não é preciso investigar nada. Como revelei com exclusividade, o Tenente coronel, que na ativa só chegou a major, foi “passado para a reserva” em 1977 com 40 anos. Ninguém perguntou nada, foi “mandado para casa” assim, apenas com uma ordem e uma publicação no Diário Oficial.
Durante 37 anos morou no mesmo lugar, casou e descasou, levou a vida como quis e onde quis, sem qualquer alteração. Menos depois de 1 mês de confessar publicamente, “matei tantas pessoas que nem me lembro de quantas, não estou arrependido”, foi liquidado. Querem incluir no processo a palavra latrocínio. 
Malhães não tinha bens 
Era colecionador de armas, como Molina Dias, ex-comandante do Doi-Codi do Rio, também executado por precaução em 2012. Quem vai praticar latrocínio, (roubo e morte, simultâneos) tem que saber, primeiro que aquele que vão roubar e assassinar, é rico.
Coisa que não acontecia com Malhães. Queima de arquivo independe dos bens daquele que será executado. O importante na investigação pode estar nos computadores. A morte, sem importância. 
“Coincidências” estranhas 
Esse caseiro quer virar personagem e testemunha, trabalhou oito anos no sítio do tenente-coronel. Jamais deu impressão de que poderia roubá-lo ou contribuir para sua morte. Três dias depois da confissão de Malhães o caseiro se demitiu. Voltou quase um mês depois em cumplicidade com os irmãos. É isso que preocupa a ONU? 
Supostos privilégios a Dirceu 
Deputados da oposição organizaram “caravana” à penitenciária da Papuda. Queriam “flagrar” o ex-Chefe da Casa Civil, “altamente favorecido”. Mas por mais que Lula, muito tarde, contrariando a ele mesmo, considere que “o julgamento do mensalão foi 80 por cento político e 20 por cento jurídico”, isso não favoreceu o ex-Chefe da Casa Civil. 
Deputados acima de qualquer suspeita, oposicionistas como Luiza Erundina e os deputados Nilmário Miranda (PT-MG) e Jean Wyllys (PSOL–RJ), afirmaram que “não viram favoritismo”. 
Dirceu proibido e discriminado 
Preso desde 15 de novembro, devia estar trabalhando, é habitual ou obrigatório no regime semiaberto. Espera há 6 meses. Condenado a 7 anos e 11 meses, (total de 95 meses), em janeiro de 2015, teria direito à “progressão da pena”, por ter cumprido um sexto dela. 
Poderia (ou deveria ir) para a prisão domiciliar, de acordo com a lei. Pela discriminação que está sofrendo, o cumprimento da lei não acontecerá, pelo menos no caso de Dirceu. 
O filme, “Getúlio” 
É muito bom que se façam filmes sobre ditadores. E supostamente “sobre seus últimos dias”. Tudo isso é previsível. Ditadores gozam de popularidade-ambiguidade enquanto estão no Poder, dominando autoritariamente. Depois, “seus últimos dias são terríveis”, sofrem os mesmos dissabores que infringiram aos cidadãos. 
Ditadores não deviam voltar ao Poder, democraticamente. Getúlio não resistiu, quase não toma posse, no primeiro ano teve que demitir o Ministro do Trabalho, (Jango) exigência de 69 coronéis do Exército. 
Como era previsível, os fatos crescendo em cima dele, “saiu da vida para entrar na História”. Texto magistral do jornalista Maciel Filho. Getúlio não sabia escrever nem escreveria aquilo. Mas como digo desde o primeiro dia, o gesto foi genial, a renúncia pela morte não pode ser contestada. Vejam o filme, estréia hoje. 
PS – Delfim Netto escreveu artigo, ontem, com o título de uma só palavra: “Capitalismo”. Deve entender muito do assunto, fez aprendizado e mestrado na ditadura, 12 anos.
PS1 – E nesses 12 anos defendeu intransigentemente o que ensinou aos generais torturadores: “É preciso esperar o bolo crescer para depois distribuí-lo”. 
PS2 – Com todos os erros, equívocos e desacertos, o “bolsa família” é uma tentativa de distribuir o bolo enquanto ele está crescendo. Só que no governo Dilma, ele está sempre diminuindo. É puramente eleitoreiro. 
PS3 – Inacreditável mas rigorosamente verdadeiro: o governo aumentou impostos de cerveja, energéticos e refrigerantes. Tudo contra o povo. Cerveja vem em segundo lugar no consumo, logo depois da água. Energéticos e refrigerantes, quase obrigatórios. 
PS4 – Michel Temer está atrasado 54 anos no tempo, o que não é surpreendente. Em 1960, pela única vez na nossa história, o vice recebia votos diretos da mesma forma que o presidente. Agora ele pede: “Votem em mim para vice”. E realiza almoços diários no Jaburu, tudo pago pelo cidadão-contribuinte-eleitor. 
PS5 – O empresário Gerdau foi o primeiro a dizer: “Assim que surgiu o negócio de Pasadena, o Conselho, por unanimidade, se manifestou contra”. Agora, PT, PMDB e PSDB, decidiram: não convocarão Gerdau. Pasadena é surpreendente. 
PS6 – Dona Dilma considera “que melhorou muito”. De “vigia” numa bomba de gasolina, enquanto os militantes roubavam o cofre da amante de Ademar de Barros, a presidente da República, que destino. 
PS7 – Deve tudo a Lula. Mas ontem, audaciosa e ambiciosa, mandou a mensagem a quem interessar possa: “Vou continuar a campanha, mesmo sem apoio da base”. 
PS8 – O recado advertência pode ser para o PR. Mas não somente para esse partido. Vale até para pessoas ou para retratos na parede. Como colocou o presidente desse PR.
PS9 - Lidioselenense, não aceito teu desfio, embora agradeça, por três motivos. 1 – Não bebo. 2 – não aposto. 3 – Desconfio que você pode ter razão em 2014, trato do assunto por obrigação profissional. 
PS10 – Em relação a 2018, nada a ver, como fazer análise para tão longe, cinco anos á frente? E uma análise cujo resultado eu não verei e portanto não posso discuti-la.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 1º-5-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA