UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 08-5-14

HELIO FERNANDES 
Marcou reunião do Senado para ontem à noite, bem tarde. Motivo: discutir os problemas da CPI ou das CPIs. Além de querer recorrer ao plenário do Supremo, insiste com os partidos para indicarem os membros da CPI única do Senado. Esse é o Renan, Ministro da Justiça de FHC. 
Henrique Alves “defende” a Câmara 
Tenho insistido aqui na CPI mista, 513 deputados não podem ficar fora da investigação, que seria formada apenas com 13 dos 81 senadores. Absurdo e restrição total à representatividade, já inteiramente diminuída e comprometida.
Os deputados de todas as bancadas, pressionaram o presidente da Câmara, querem CPI mista. Muito justo. E o presidente da Câmara que pretende mais um mandato de presidente em fevereiro de 2015, encampou o pedido-exigência, deu ultimato a Renan. 
A CPI mista sairá 
Com o que contei acima, a CPI mista será formada, haja o que houver. Embora o próximo presidente, pelo acordo terá que ser do PT, Henrique Alves está esperançoso. O PT já indicou Chinaglia (excelente nome) para a vice-presidência. Nenhuma surpresa se em 2015 for “promovido” a presidente. 
Campos “esqueceu” do avô 
Comunista assumido e declarado, Arraes fazia política municipal. Governador, criou os Sindicatos Rurais, para “combater” as ligas Camponesas, criadas pela grande figura que foi Francisco Julião. Arraes sufocou os trabalhadores rurais. (A inauguração da Linha Vermelha, atraso de 3 horas. Brizola furioso, este repórter e Julião botando a conversa em dia). 
A prisão de Genoíno 
O advogado do ex-presidente do PT, condenado em regime semiaberto, recorreu ao plenário do Supremo, para voltar para casa. Se perder e for mantido na Papuda, serão apenas mais três meses.
Em 15 de agosto terá direito a essa mesma prisão domiciliar, por ter cumprido um sexto da pena. (4 anos e 8 meses, ou 56 meses). No caso é um direito, que nem Joaquim Barbosa poderá negar. 
João Saldanha-Scotland Yard 
Na Copa de 1966, Saldanha, em plena forma, o único jornalista a trabalhar ao mesmo tempo para o jornal O Globo, a Rádio Globo e a TV-Globo, (que surgia), foi convidado pela BBC para um debate com o capitão da seleção da Inglaterra. Logo o inglês começou a criticar a violência no Brasil.
Fui com ele, só para assistir. Saldanha, que falava excelente inglês, não deixou o jogador inglês ir muito longe e perguntou: “A Scotland Yard tem repercussão mundial por prender “menininhos” inocentes?”. Acabou o debate, ficou apenas diálogo sem graça. 
Não volta, Serra 
Duas vezes derrotado para presidente, queria tentar a terceira vez. Não conseguiu. Agora tentam jogar seu nome como vice de Aécio. Na sua idade, se Aécio tivesse alguma chance, aceitaria. Mas o segundo numa chapa em que o primeiro já perdeu antecipadamente? 
Campanha oficial 
É irrefutável: Dona Dilma vem fazendo campanha para a reeleição, há muito tempo. E no dia 1º de maio, exagerou ou exorbitou. Sobre isso nenhuma dúvida.
Mas existe outra questão também irrefutável: com a reeleição, é impossível o presidente não fazer ou não estar em campanha.
O presidente, seja de que partido for, vá onde quiser, estará levando a máquina oficial. E disputando nova candidatura, estará sempre em campanha. 
Campos e a reeleição 
Nas mais diversas oportunidades, afirma: “Vou acabar com a reeleição”. Isso para não “descontentar” Aécio. Dois fatos, ficam pendentes. 1 – Não tem a menor chance de ser eleito. 2 - Mesmo se fosse eleito, poderia “mudar o discurso, o povo exige minha reeleição”. 
PS – Poucas horas antes de Felipão anunciar os convocados, José Maria Marin, fez saudação ao técnico. Textual, palavra por palavra: “Felipão, você devolveu ao povo brasileiro a paixão pelo futebol e pela seleção”. 
PS1 – Servo, submisso e subserviente à ditadura, se julga em condições de interpretar os sentimentos e a “paixão do povo pelo futebol e pela seleção”. Que palavra utilizar para identificar um personagem como esse? 
PS2 – E os que estavam em volta, sem exceção, aplaudiram Felipão e abraçaram o presidente da CBF. Por que a CBF escaparia da desonra e da corrupção do país? Corrupção que não é transitória nem circunstancial. 
PS3 – Duas horas antes da convocação, (cercada de um clima de show barato), arrogante, prepotente, imprudente, Felipão ditou: “Ninguém conhece os nomes. Nem o presidente da CBF, o Parreira, outros auxiliares, médicos, nem mesmo minha mulher, sabem quais serão os convocados”. 
PS4 – E concluiu: “Essa seleção é minha, só minha”. Vamos ver se no dia 13 de julho, Felipão fará o mesmo discurso. Acredito que antes, possa fazer esse discurso, na linha inversa, de cabeça pra baixo. 
PS5 – A apresentação foi simples. Em se tratando de Felipão, simplória. Nenhuma novidade, ninguém convocado pela primeira vez. Os que apostaram em Miranda, Kaká e Robinho, se deram mal. 
PS6 – Ontem eu nem falava em Kaká, um absurdo admitir ou pensar no seu nome. Quanto a Robinho disse textualmente: “Nenhuma chance pelo que vem jogando há dois anos”. 
PS7 – Miranda, pelo que vem jogando, tinha lugar na seleção, desde que o técnico não fosse o Felipão. Henrique também foi cogitado, vem jogando o suficiente para a seleção. 
PS8 - O terceiro goleiro, entre Victor do Atlético de Minas e Cavalieri, do Fluminense, total dificuldade. No caso, nenhum absurdo. 
PS9 – O ponto frágil e duvidoso, continua sendo o ataque como um todo, naturalmente excluído Neymar. 
PS10 – A maior dúvida e até apreensão, está no centroavante. Jô vem jogando mal, Fred se refugia na arrogância, ”Fala com Deus”, e se diz “pronto” para qualquer coisa. O que é essa “qualquer coisa”, para um centroavante da seleção? 
PS11 – A apresentação não demorou nada, rápida, 2 minutos. Depois, Felipão falou horas, se envaidecendo, (é o seu estilo), se engrandecendo, se louvando “gostosamente”. 
PS12 – Para terminar, por agora não há mais nada, só duas datas. 26 de maio apresentação, 12 de junho, estreia contra a poderosa Croácia. 
PS13 – Mas vendo ontem, na mesa principal, comandando tudo, José Maria Marin, a vontade era chorar, se lamentar, desaparecer.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 08-5-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA