UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 17-4-14

00:24 
HELIO FERNANDES -
O governo tenta ganhar tempo, vai perdendo votos, desperdiçando a credibilidade que já não era muita. O depoimento de Dona Graça, desvendou um planeta de irregularidades. E o que ela mostrou de forma indefensável, vem de dentro para fora, comprovado pela própria presidente da empresa. 
E é preciso ressalvar, registrar, ressaltar, que mesmo os mais respeitados oposicionistas do calibre de Pedro Simon, senador Rollemberg, Álvaro Dias, faziam os maiores elogios à honestidade de Dona Graça.
Foram 6 horas e 51 minutos, contados aqui ontem, ponto por ponto, sem tentar envaidecê-la ou desmerecê-la, apenas revelando o que estava acontecendo, com o surpreendente mas positivo relato verbal da presidente da maior empresa do Brasil.
Podem existir várias CPIs, sobre vários assuntos
Ninguém impede o governo de criar a CPI dos escandalosos casos de “propinas” dos cartéis de São Paulo, que passam de bilhões e bilhões. E já têm quase 20 anos de existência sempre com o PSDB no poder. Nesses quase 20 anos do poder estadual, 11 do poder nacional, eram exercidos pelo PT.
E as irregularidades do Porto de Suape, em Pernambuco? Eduardo Campos, nesses últimos quase oito anos, era governador. Por que Lula e Dilma não investigaram? Campos era aliado. Agora que é adversário, caminhando para inimigo, por que não instalar a CPI?
Pasadena, confirmado o escândalo, perde longe para outros, maiores
Uma CPI sobre a Petrobras toda, (não existe um “pouquinho” de empresa) vai responsabilizar os que foram irresponsáveis. Não interessa que muitos “assistiram” tudo, participaram, foram cúmplices, mesmo em aumentar, privilegiar ou alavancar suas contas bancárias.
Dilma, Gabrielli, Lula, a própria Graça, os 18 conselheiros da época, irão depor
Essa CPI que será obrigatoriamente formada, (e única), não é pessoalmente contra ou a favor de ninguém. Mas tem a obrigação de desvendar os caminhos que levaram ao desperdício dos dinheiros do cidadão, no passado e no presente. E evitar que isso vá se repetindo num futuro incerto e “desadministrado”.
E quando digo que a CPI não será apenas da Refinaria de Pasadena, é que em matéria de prejuízos, os 19 BILHÕES da Abreu e Lima (e até onde irá?), e os 10 BILHÕES movimentados pelo diretor Paulo Roberto Costa, estão bem longe dos quase 3 BILHÕES de Pasadena.
Lula e Dilma, enganados por Chávez
Durante anos e anos, se ouvia dizer: “A refinaria de Pernambuco, será construída em parceria com a Venezuela”. Acontece que Chávez não mandava dinheiro, Lula e Dilma não cobravam. Agora Dona Graça confessa: “A Petrobras ficou sozinha no empreendimento”. Os gastos já estão em 19 BILHÕES e três anos de atraso.
Os corretos perdulários, os incorretos enriquecidos
Quase sempre ou até mesmo sem exceção, os honestos displicentes são tão perdulários e compartilham os prejuízos quanto os desonestos que comandam os acontecimentos e enriquecem desvairadamente. Para quê uma empresa como a Petrobras precisa e tem 18 conselheiros? Para aconselhar e fiscalizar. Muitos desses não estavam ali pelo jeton.
Pasadena começou em 2006. Até agora nenhum desses 18, empresários destacados, não perceberam nada, compareciam, votavam, mesmo com prejuízos fabulosos? Oito anos em silêncio sem cumplicidade, mas contribuindo (?) para os espantosos “malfeitos”. (Como diz a medíocre Dona Dilma). Que levaram e levam a Petrobras ao massacre empresarial, financeiro, econômico, desadministrativo.
O que dirão na CPI
É claro, lógico e evidente que esses 18 conselheiros terão que depor. E explicar o silêncio honesto. Outra coisa, essa me surpreendeu: o empresário Gerdau, logo no início, falou: “O Conselho foi sempre contra a compra de Pasadena”.
Veio o ex-presidente Gabrielli, taxativo: “Os conselheiros apoiaram a compra”. Anteontem, Dona Graça disse que o conselho apoiou a compra. Quem explicará essa divergência?
Dona Dilma, Ministra e Presidente do Conselho, se complicou para o resto da vida ao dizer: “Aprovei a compra de Pasadena, mesmo sem ver nenhum documento esclarecedor”. Inacreditável mas rigorosamente verdadeiro.
Cerveró, ontem, depondo na Câmara: “Pasadena foi um bom negócio”
Embora Dona Graça, sem citá-lo nominalmente, “jogou” a culpa em cima dele, menos de 24 horas depois, contrariou frontalmente a afirmação da presidente da Petrobras. E citou números e mais números, deixando ainda visível que tudo isso só será desvendado com uma CPI que investigue tudo.
Culpado ou não culpado, honesto ou desonesto, Cerveró se mostrou bem articulado e profundamente conhecedor do assunto. Uma CPI única, pode devassar profundamente o depoimento de Dona Graça, de Cerveró, e a omissão dos 18 conselheiros silenciosos e contraditórios.
CPI, JÁ
Não existe mais dúvida. Nem no governo, na oposição, na opinião pública, de que a CPI tem que ser instalada com urgência. Essa só da Petrobras, e seus descaminhos mais do que visíveis. E todas as outras, também únicas, que interessam ao governo.
Enquanto isso, a Ministra Rosa Weber, muito católica, não relata o Mandado de Segurança da oposição. Temos que esperar, no mínimo, no mínimo, até o fim de abril.
Nada é contra a Petrobras
Só a incompetência, a displicência e a irresponsabilidade, atingem a empresa. A contradição de todos com quase todos na empresa, incluindo a atual presidente da República e o ex, podem levar a Petrobras a uma situação assustadora como a de hoje. A CPI não comprometerá a Petrobras, só pode recuperá-la.
PS – Pimenta da Veiga se elegeu prefeito de Belo Horizonte em 1988, com Eduardo Azeredo de vice. Bonito, inteligente, articulado e muito bem casado, não cumpriu o mandato.
PS1 – Ficou 15 meses, deixou outros 33 para o vice. Candidato a governador em 1990, apressado e derrotado, Azeredo ficou Prefeito até 1992. Em 1994 eleito governador, todo o insucesso começou na reeleição de 1998.
PS2 – Pimenta da Veiga, excelente quadro, foi ministro, mas desapareceu do circulo eleitoral. Agora, 18 anos depois, ressurge como candidato a governador, indicado e aprovado.
PS3 – Quando começava a campanha, surgiu a denúncia: “Recebeu 300 mil reais do mensalão mineiro”, no qual Azeredo estava praticamente sozinho.
PS4 – Haja o que houver, dificilmente a candidatura Pimenta da Veiga resistirá, falta pouco tempo. Até seu amigo Aécio está reticente, não o convidou para o 21 de Abril histórico por vários motivos.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 17-4-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA