UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 08-4-14
HELIO FERNANDES –
A confusão é total, provocando incerteza, qualquer que seja o ângulo ou a visão do analista. Desde 2009 se fala em CPI da Petrobras. Agora exageram e chegam a propor quatro CPIs, tendo a maior empresa brasileira como ponto de destruição.
No meio de todo esse tumulto, já se passaram 18 dias, e não houve ainda, nem de longe, a possibilidade de haver alguma coisa positiva em relação à Petrobras. A oposição tinha e tem todo o direito de investigar a corrupção na Petrobras.
Mas não de utilizar recursos mesquinhos para levar a Petrobras à falência. Ou ao controle multinacional, “sonho” que vem desde os tempos de FHC.
O PT já devia ter investigado o governo de SP
Os escândalos do PSDB surgiram em 1995, quando o partido elegeu Mário Covas governador e Alckmin vice. Covas já vinha com problemas de saúde desde 1986. Foi eleito senador, eram apenas dois candidatos, ele e FHC. Teve enfarto, parou a campanha, mas como não podiam perder, se elegeram.
Até 1998, Covas deixava o cargo muitas vezes com Alckmin. Covas morreu em 2001, Alckmin devia ficar no cargo até 2002, eleito em 1994 e reeleito em 1998. Candidato pela terceira vez, em 2002, cumpriu o mandato saiu em 2006, concorreu a presidente, derrotado.
As acusações vêem de longe, o PT não tomou providências embora as acusações tenham vida longa. Só o PT “não sabia de nada”, como sempre.
Agora querem desmoralizar a Petrobras
A empresa está numa fase excelente de descobertas. Todo o dia anuncia mais poços de petróleo em várias partes do país. As ações da empresa que no início do ano rondava os 10 reais, ontem ultrapassou a casa dos 16 reais.
Investigar escândalos, sim. Privatização, de jeito algum
Nunca se viu uma ofensiva tão grande quanto essa agora contra a Petrobras. Por isso dividi os assuntos e os personagens entre otimistas e pessimistas. Querem aproveitar o momento de descuido dos “desadministradores” (incluindo Dona Dilma) para tentar a privatização que não conseguiram com FHC reeleito com o “mensalão à vista”.
De queda em queda eleitoral, Dona Dilma só perde para Lula
É evidente que ainda estamos longe da eleição para dar muita credibilidade a essas pesquisas. Dona Dilma nas duas últimas pesquisas vem perdendo fôlego. Mas os adversários ou supostos adversários, não saem do lugar. O efeito contra das quedas de Dona Dilma, só favorecem o ex-presidente. Ele tem tudo para ficar otimista, enquanto os possíveis candidatos, acumulam pessimismo.
PS – E nos cinco meses que faltam para chegar até cinco de outubro, só podem fazer uma coisa: escolher entre desistir ou renunciar. Pode ser otimismo ou pessimismo, se tomarem como base do futuro, a eleição de 2018.
André Vargas: “Estou tranqüilo”
Esse deputado é sem dúvida alguma, o grande otimista. Vice presidente da Câmara, já havia lançado sua candidatura a presidente, em fevereiro de 2015. Como há um acordo de rodízio no cargo, entre PMDB e PT, nada mais natural que o vice do PT se eleja no lugar do deputado do PMDB.
Agora, o mínimo que pode acontecer: perder a vice presidência, já que ser indicado para presidente, não há uma possibilidade em um milhão. Deveria ter o mandato cassado, agora que a votação não é mais secreta e sigilosa.
Helio Fernandes esportivo
PS – Time do interior de São Paulo, disputando o campeonato paulista de futebol, poucos acreditavam no Ituano. Mas ele chegou na frente do Corinthians, eliminou o São Paulo, o Palmeiras e o Santos, no primeiro jogo.
PS1 – No domingo, que vem, joga a final, novamente enfrentando o Santos. Se for campeão, conquistará um título rigorosamente Republicano.
PS2 – Em 1860, o bravo Saldanha Marinho, “Propagandista da República”, lançou o jornal diário, “A República”, precisamente em Itu, que tinha menos de 700 habitantes.
PS3 – Vasco-Flamengo garantiram outro título, o “espetáculo mais medíocre do ano”. O público “sentiu” isso com antecedência, presentes apenas 20 mil pagantes. Do princípio ao fim sofrível, desleal, faltas em cima de faltas. E o árbitro, confuso e mais trapalhão do que todos, devia ter sido expulso.
PS4 – Bernardinho deu excelente entrevista sobre os escândalos dos dirigentes do vôlei. Acertou logo no alvo: “Tudo começa com as eleições fraudadas, e sem representatividade dos votantes”.
PS5 – Identificando, elucidativo: “Jogadores, treinadores, gente que contribui para o fortalecimento do esporte, devia votar. José Roberto Guimarães, tricampeão Olímpico, não vota nem é consultado para nada”.
PS6 – O repórter faz duas perguntas, as respostas são as mesmas: “Aceitaria dirigir a Confederação de Vôlei? E vai entrar para a política?”. Textual: “No momento só penso na Olimpíada de 2016. Como já fui campeão fora de casa, quero juntar esse título aqui mesmo”.
PS7 – Na Fórmula 1 parece terminado o “reinado” de Vettel. Pelo menos por enquanto. Nas três corridas, os dois pilotos da Mercedes, lutaram apenas entre si, só havia lugar para alguém, a partir do terceiro lugar.
PS8 – E anteontem, Hamilton e Nico Rosberg, nas últimas 10 voltas, “brigaram” para valer. Os dirigentes não “determinaram” pelo rádio, quem devia e quem não devia vencer.
PS9 – E Felipe Massa chegou bem na frente de Alonso. Há quanto tempo isso não acontecia?
Da Tribuna da Imprensa On Line de 08-4-14.
Comentários
Postar um comentário