Pular para o conteúdo principal

CARTOLAS DA FIFA RECEBERAM RELÓGIOS DE OURO DO CATAR

Denúncia aponta que Catar distribuiu relógios de ouro para seduzir cartolas na Fifa
GENEBRA – Em 2010, uma delegação que acompanhava o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, em uma turnê pela América do Sul tinha uma função especial na comitiva: se reunir com dirigentes e cartolas da região, na esperança de convencê-los a votar pelo país do Golfo para sediar a Copa de 2022. Mas as pessoas que estiveram com o emir teriam saído do encontro com o grupo do Catar com um relógio de ouro que mal conseguiam erguer, tamanho o peso. A denúncia está sendo investigada e faz parte da apuração que está sendo conduzidas sobre a forma pela qual o Catar conseguiu votos suficientes para ser escolhido como sede da Copa.
O emir esteve na Argentina e no Brasil em janeiro de 2010. Oficialmente, a turnê tinha como objetivo estreitar as relações como o Cone Sul. No dia 20 de janeiro, de fato, o emir foi recebido em um almoço pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
Mas, um dia antes no Rio de Janeiro, o representante do Catar manteve um almoço com o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Um dia antes, em Buenos Aires, sua delegação também se reuniu com o presidente da Associação de Futebol de Argentina, Julio Grondona. Outros dirigentes, como o paraguaio Nicolas Leoz e o guatemalteco Rafael Salgado, também foram abordados pelo Catar durante a viagem. Todos os quatro faziam parte naquele momento do Comitê Executivo da Fifa, que votaria naquele mesmo ano para escolher a sede da Copa de 2022.
Segundo fontes próximas à CBF naquele momento, informações apontam que alguns dos cartolas latino-americanos foram “presenteados” por uma verdadeira joia: um relógio de ouro.
No final daquele ano, o Catar foi escolhido para receber a Copa, numa decisão que chocou o mundo do futebol. Teixeira foi um dos que confessou que votou pelo Catar. Os demais latino-americanos também votaram pelo Catar.
Desde então, os rumores de propinas, de compra de votos e de manipulação no processo passaram a dominar os debates internos na Fifa, ao ponto que um recente informe independente contratado pela Fifa sugeriu que o tema fosse investigado até as últimas consequências. Em 2011, um ano depois da votação, outro cartola vazou um email do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, atacando o Catar por estar “comprando” a Copa.
Resistência
Todos esses elementos fazem parte de uma investigação que está sendo conduzida pelo americano Michael Garcia e encomendado pela Fifa a produzir um informe sobre o caso. Mas há quem resista a esse esforço. Há menos de um mês, Grondona liderou na Fifa um movimento para tentar desbancar Garcia de seu cargo. O americano acabou sobrevivendo, ainda que cada vez mais pressionado. Outro que chegou a propôr o afastamento de Garcia foi o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Ángel María Villar Llona .

Do http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade de 27-4-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)