UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 22-3-14

 
HELIO FERNANDES –

Os fatos se acumulam a respeito do escândalo da compra pela Petrobras, da refinaria de Pasadena, nos EUA. Diante do que o jornal Estado de São Paulo revelou SEM CONTESTAÇÃO e o que comentei aqui na quinta e na sexta, ontem, é impossível dizer, “a crise do escândalo se agravou”. Não pode mais se agravar, já começou no fundo do poço, como retirar a Petrobras lá do fundo onde a colocaram?
Novos personagens, confirmação dos comentários
O primeiro a vir a público, antes mesmo de Dona Dilma, foi o empresário Gerdau. Pertencia àquele Conselho da Petrobras, continua pertencendo, com um fator complicador, não para ele. Agora, além de continuar no Conselho, é conselheiro pessoal da Presidente, requisitado sempre.
“Todo o Conselho ficou contra”
Sua declaração é simples, taxativa, ultrajante para Dona Dilma, que presidia o Conselho da Petrobras e chefiava a Casa Civil. Mais poderosa do que esses para vetar o contrato de compra da refinaria inútil, indispensável aqui, perdulária e extravagante, lá.
Se como afirmou empenhando sua palavra, o empresário garantiu que assim que o projeto de compra da refinaria apareceu, TODOS os conselheiros ficaram CONTRA, por que Dona Dilma resolveu bancar sozinha essa compra aviltante e desmoralizadora?
No caso, Gerdau está com perda de memória e esquecendo fatos? O que não parece. Ou confirmando minha interpretação a respeito da falta de importância desse Conselho. No meu entendimento de conhecedor da Petrobras, quase todos os conselheiros estão na empresa para receber jeton e melhorar a conta bancária.
(O que acontece EM TODAS AS outras estatais. Como o jeton aí é menor, participam até de duas delas).
Gerdau está pronto a confirmar
O empresário de Mineração e conselheiro pessoal da Presidente, tem dito e reiterado: “Estou à disposição para dar provas de que o Conselho da Petrobras não queria comprar a refinaria inútil e cara”.
Aí não é afirmação do empresário, fatos rebuscados pelo repórter. Podem ser resumidos em três deles. 1 – E no ponto mais alto da lista: o preço. Comprada um ano antes por 42 milhões de dólares, estava sendo “empurrada” para a Petrobras, por quase 1 bilhão e 200 milhões de dólares. E a Petrobras comprava apenas 50 por cento. Foi o primeiro estarrecimento dos conselheiros.
Por que o presidente da Petrobras fez a compra?
José Sergio Gabrielli, o mais desprestigiado presidente da Petrobras, assistindo o Conselho se manifestar contra a operação caríssima, consultou pessoalmente Dona Dilma. Tinha relações com Lula, mas o relacionamento com o presidente era difícil. (Lembrem: tudo se passou em 2006, Lula, todo poderoso Presidente da República, já praticamente reeleito).
O presidente Gabrielli consultou pessoalmente Dona Dilma
Não tinha posição formada sobre o assunto, e Dona Dilma era intangível, intocada e acumulava todos os poderes. Hierarquicamente estava duplamente acima dele: Chefe da Casa Civil e presidente do Conselho da empresa. Resposta à consulta de Gabrielli: “Vou avalizar a compra, embora existam muitos fatos irregulares no contrato”.
E concluiu: “Não podemos vetar a compra, o diretor Internacional da Petrobras me disse que é um excelente negócio, acredito nele”. E assim foi feito.
A inutilidade e o preço caro, deveriam ter influído na compra
Esse é o terceiro item da lista. Por que comprar uma refinaria nos EUA, por preço absurdo? O que precisamos é uma refinaria no Brasil. E não parou por aí. Pelo que estava claramente no contrato, o Brasil podia ser obrigado a comprar os 50 por cento nos EUA, o desembolso passou quase a 3 bilhões.
O que pouca gente sabia, ou ninguém quis saber
O Brasil comprou apenas 50 por cento dessa refinaria de Pasadena, nos EUA. Então, o escândalo tem que ser avaliado, não confundir com avalizado, em dobro. Dona Dilma disse ao Presidente da Petrobras: “não me incomodo que o Conselho fique contra, quem preside esse Conselho sou eu”. Típico de Dona Dilma, como se revelaria mais tarde.
“Todo o Conselho estava contra”, mas ninguém contestou Dona Dilma
Agora, surge um personagem importante que pode transformar o episódio num libelo contra Dona Dilma. E o ex-Presidente Lula. Está furioso, e no Instituto que leva seu nome, tem feito verdadeiros comícios contra a herdeira e sucessora. Tem se queixado, “não me falaram nada, eu estava empenhado na reeleição. Mas como Presidente da República, mesmo em campanha, a questão era tão ruinosa, que ficaria contra”.
Não posso repetir: “Não sabia de nada”
Na questão do mensalão, Lula sabia de tudo. Sempre escrevi que ele deveria ser enquadrado também na Ação 470, o famoso Mensalão. Ali, tudo era do seu conhecimento e recebeu sua autorização.
Agora, nessa compra vergonhosa realizada em 2006, acredito em Lula. Acho que fizeram toda essa “vergonheira”, sem falar nada com ele. E está lúcido, quando afirma perguntando: “Como posso repetir que não sabia de nada? Quem vai acreditar?”.
A CPI que é impositiva e libelo sobre Dona Dilma
A Presidente está assustada, tenta jogar a culpa em muita gente. E até o “pobre e incapaz”, Gabrielli, que saiu da Petrobras para ser candidato a governador da Bahia, ficará enclausurado na total falta de autenticidade da Presidente. Dona Dilma vem enganando a opinião pública, desde que Lula elevou-a a condição de personagem do primeiro time.
Começou faltando à verdade em relação à suposta tortura, “que teria sofrido”. Participantes admitem que ela foi personagem menor no episódio do assalto e roubo do cofre do “Doutor Rui”, codinome da namorada do governador Ademar de Barros.
Ela teria ficado num posto de gasolina vizinho, para “apitar o sinal”, no caso de aparecerem policiais. Sua participação foi essa. Dois personagens importantes desse episódio, foram para Paris, e de lá escreviam assiduamente para a Tribuna da Imprensa, contando o que acontecera.
Não quero falar seus nomes. Mas quem quiser que reveja os arquivos da época, leiam os artigos, constatem o que aconteceu. Quem ficou na esquina? A Comissão da Verdade acredita em Dona Dilma, hoje Lula se arrepende de também ter acreditado.
Dona Dilma, seus cursos e as Faculdades que frequentara
Se confundiu toda, foi se “embrulhando” nas citações, hoje, duvido que alguém possa afirmar: “A Presidente é formada em posologia do holofote”, o mínimo que pode afirmar. Foi falando, falando, se envolvendo em afirmações que podiam ser enquadradas como “menas verdade”.
Lula é como os elefantes: “Não esquece”
Se não faltasse tão pouco tempo para a eleição, o “volta Lula”, teria ganho um reforço formidável. A pesquisa publicada ontem pelo IBGE, embora seja pesquisa e feita com tanto tempo de distância, é inteiramente favorável a ela.
Campos, o mais vulnerável
Como eu disse na segunda-feira, “Eduardo Campos vai demorar a chegar aos dois dígitos de intenção de votos”. Veio o levantamento do IBGE, e com todas as restrições, tem que ser constatado: ele aparece com sete por cento das expectativas.
E na situação dos que poderiam disputar o segundo turno com Dona Dilma, o quase ex-governador de Pernambuco é o mais frágil e o que ficaria mais distante da vitória. Isso se houver ou se houvesse o segundo turno. Sem contar com o “volta, Lula”.
O que acontecerá a Dona Dilma?
Criminal e administrativamente, a Presidente deveria ser responsabilizada. Na lista de órgãos que pretendem investigar Dona Dilma, não existirá o mais importante, a CPI.
Existe número para formar esse órgão de investigação. Mas esse número irá desaparecer rapidamente. Dentro do quadro de permutas incontroláveis, Dona Dilma entregou a 'Renan Trapaçalheiro', o trabalho de destruir a CPI. Terá sucesso total.
Punição política eleitoral
Essa só poderia vir da parte do próprio Lula, “inventor” da personagem. Mas ele só fala nos bastidores, não se define publicamente. Portanto, teremos mais quatro anos dessa mediocridade destrutiva a que assistimos. E da qual, obrigatoriamente participamos.
Nas UPPs, “guerra é guerra”
PS – Revelei há dias que os traficantes haviam subido os morros para valer, iam desfechar uma revolta selvagem contra os policiais.
PS2 – Como não tinha e continuo sem provas, usei palavras que poderiam ser decodificadas pelos personagens dos dois lados e os “aristocratas” de fora.
PS3 – Falei até em Prêmio Pulitzer, era a grande reportagem das comunidades, mostrei como os fatos aconteceriam.
PS4 – Tudo está acontecendo como mostrei. Os traficantes voltaram dispostos a retomarem os territórios, matando principalmente os comandantes.
PS5 – E atingindo moradores, para que a culpa fosse jogada em cima da Polícia Militar.
Os traficantes matam e dominam 
PS6 – Não existe um ponto falho ou alguma coisa errada no meu relato. Tudo irá aumentando em matéria de violência. Nos últimos dias, o sangue corre nos morros mais distantes e variados.
PS7 – Os traficantes sabem que não existe policiamento capaz de defender áreas tão vastas.
PS8 – O desenvolvimento e desenrolar da violência nos morros vai deixar o passado como uma espécie de “Jardim das Cerejeiras”. E não há o que fazer, em matéria de repressão.
PS9 – Continuo acompanhando, vendo a selvageria desabar em cima de mais de 1 milhão e meio de pessoas nas favelas com e sem UPP.
PS10 – Como reprimir? O Prêmio Pulitzer mais distante para este repórter. O poder inacreditável dos traficantes, cada vez mais perto e demolidor. Os comandantes que se cuidem, são os alvos com prioridade.

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA