UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 03-3-14

 
HELIO FERNANDES –

A fortuna “hedionda” do ex-presidente da Ucrânia
As descobertas, (descobertas mesmo), que o povo da Ucrânia, fez sobre o ex-presidente Yanukovich, quase inacreditáveis. Ali, distante apenas 15 quilômetros do palácio, mansão surrealista como propriedade individual.
Campo de golfe, quadros de alto valor e quadras de terrenos, num valor sem precedentes. Obras suntuosas, coleção de carros antigos, helicópteros, banheiro com torneiras de ouro, mármore de Carrara por todos os lados. E ninguém sabia de nada, foram saber depois dele deposto.
500 BILHÕES no país e depositado no exterior
Essa é a fortuna do ex-presidente, metade de 1 TRILHÃO, a moeda da época. (Já escrevi: quando comecei, se falava que quem tinha 1 MILHÃO, fantástico. Surgiu o BILHÃO, nem Dona Dilma se assombra, anunciando que reservou 39 BILHÕES para amortizar a “dívida interna”. Precisa pelo menos 160. E agora, entramos na fase do TRILHÃO, ninguém se espantou mais, nenhuma perplexidade).
Será condenado por 86 homicídios e pela CORRUPÇÃO e o dinheiro roubado
Sou e sempre fui contra a pena de morte. Conversei muito sobre isso, anos e anos com o meu primeiro advogado, Evandro Lins. Não estou disposto nem quero rever minha posição sobre o assunto. Mas não pode haver impunidade. (Com royalties para Jorge Amado), a morte e a morte do povo ucraniano.
Roubou e assassinou o povo da Ucrânia
Matou no sentido do assassinato dos 86 manifestantes, matou na constatação do que era do povo e passou a ser de sua “propriedade”. Pelas pesquisas e revelações, 500 BI em dinheiro. Fora o valor dessa fazenda que mantinha.
Nenhum país, nem mesmo a Rússia de Putin pode conceder ASILO a esse monstro de insensibilidade. Até mesmo as Repúblicas de banqueiros (incluindo a nossa) podem dar cobertura a esse Yanukovich. Como conseguiu juntar tanto dinheiro do povo?
Nos EUA, o “investidor” que roubou 50 BILHÕES, 150 anos de prisão
Esse banqueiro e investidor de Wall Street, que falsificou ações no valor de 50 BILHÕES, com a falcatrua chamada de “pirâmide”, foi apanhado e condenado a 150 anos de cadeia. Como o ex da Ucrânia roubou pelo menos dez vezes mais, a proporção teria que ser a mesma, só que chagaria a mil e quinhentos anos. Como ninguém vive tanto, esse ex da Ucrânia, deveria ser mandado para a Penitenciária de Pedrinhas. Nenhuma oposição de Sarney, que manda e comanda tudo no Maranhão.
Só Genoíno sairá neste ano
Jornalões e televisões arrogantes, publicaram: “Os condenados do mensalão, estarão livres em 2014”. Poderiam ser mais bem informados. Já publiquei os cálculos sobre Genoíno e Jefferson. Genoíno estará “em casa” em agosto, se o presidente do Supremo começar a contar desde 15 de novembro. Se descontar os 90 dias que ficou em casa, sairá em novembro.
Dirceu ficará no aberto em 2015
Absolvido da “quadrilha”, o ex-chefe da Casa Civil, teve confirmada a sentença de 7 anos e 11 meses. Portanto, 95 meses. Terá que cumprir 16 meses antes de poder se enquadrar na “progressão da pena”.
Também vai depender da contagem do início da prisão, o que não é muito fácil de fazer.
Mas cumprindo 16 meses, (um sexto da pena) a partir digamos de 15 de novembro de 2013, poderá mudar de regime, passando para o ABERTO, em 15 de março de 2015.
Poderosos, audaciosos, cada vez mais enriquecidos, esses “porta-vozes da opinião pública”, (Há! Há! Há!) não acertam uma? Nem mesmo na análise simples de números?
Jornais e jornalistas, deviam aprender com Barroso
Na fase aritmética do seu voto, gastou uma parte enorme para estabelecer a desproporção e possível disparidade entre as penas. Desperdício, o mesmo cometido agora pelos jornalões. A outra metade, o agora Ministro Barroso, foi “tombado” pelos acusados, e destombado pela opinião pública. E pelo próprio plenário, que ainda não se acostumou a vê-lo como componente (?) do Supremo.
Manchete do Globo
“STF muda critério e absolve por crime de quadrilha”. Não mudou de “critério”, mudou de ministros, uma tremenda injustiça com a própria justiça. Já afirmei e volto a reafirmar: “Barroso e Zavascki não podiam nem poderiam votar, depois de pelo menos 6 meses fora de qualquer participação”.
Comparação verdadeira
Como um jogo de futebol. Digamos que num clássico, Flamengo-Corintians, um deles perdendo, recebesse autorização para mudar a base do time. Os cinco ministros que foram derrotados pelos dois “que chegaram com o discurso pronto”, poderiam recorrer ao próprio Supremo.
A comunidade não aceita ministros que chegaram tarde
Dona Dilma deveria ser responsabilizada pelo Supremo, por ter demorado SEIS MESES para preencher as duas vagas. Os Poderes são autônomos e independentes entre si, não podem se afrontar. Foi uma afronta, deixar o mais alto tribunal do país, esse tempo todo “desfalcado”.
Levou um “tempão” para nomeá-los. E não foi por acaso ou coincidência, que hesitou tanto ou procurou com insistência, candidatos com esses perfis. Agora, Barroso totalmente e Zavascki nem tanto, ganharam notoriedade total. Para quem gosta de holofote, o importante é que eles estejam acesos, mesmo que firam os olhos.
O Supremo também devia ter reagido
Rigorosamente verdadeiro: os nove (9) ministros que trabalharam intensamente, gostando ou não gostando deles, e dos seus votos, ficaram tempos inesquecíveis, estudando, debatendo, discordando, votando na chamada Ação 470. Deviam ter protestado logo. Agora ainda não é tarde.
Podem recorrer ao próprio Supremo, (que é soberano, principalmente o plenário) para anular inicialmente a PRESENÇA dos dois ministros do VOTO PRONTO.
Anulada a PRESENÇA, anulado o VOTO
Isso que estou sugerindo, não é nenhum absurdo. Decidindo com nove (9) Ministros, o Supremo estaria recuperado, Dona Dilma responsabilizada, a população esperançada. Os acusados não teriam sido atingidos de jeito algum. Só a Justiça, por enquanto, foi totalmente abalada, e sem acreditar em mais nada.
Vamos deixar passar o carnaval, para ver se o Supremo toma alguma decisão ou providência. Já têm até data marcada, 13 de março.
Manchete da Folha
“Supremo revê julgamento e decide que mensalão não teve quadrilha”. Um pouquinho melhor do que o Globo, mas usando palavras tão falsificadas ou sacrificadas, quanto o julgamento.
Não houve revisão do julgamento
O que houve foi, digamos, PRORROGAÇÃO DO TEMPO. E alteração na estrutura do tribunal. Ninguém REVIU nada, ao contrário do que diz ou faz supor a manchete.
Os cinco (5) que votaram pela existência do crime de quadrilha, se mantiveram firmes, com o voto fixo. Os outros quatro (4) contra a formação de quadrilha, inflexíveis, coerentes, mantendo suas posições. Como afirmaram e reafirmaram Rosa Weber e Cármen Lúcia.
PS – Nesta segunda feira de carnaval, perplexos, apenas Barroso e Zavascki. Podem ir ao sambódromo ou escolher um bloco. Apesar de ministros, não podem ministrar aulas ou ensinamentos sobre quadrilha.
PS2 – Nem praticá-la, dança-la, aproveitá-la. Como eles mesmos exigiram para a prática da quadrilha, três (3) ou mais membros, e são apenas dois (2), o que fazer?
PS3 – Isolados em meio da quadrilha monumental da cidade, serão reféns da perplexidade. A não ser que recorram à autoridade do Laíla da Beija-Flor, ou da jovialidade do “Neguinho” também da Beija-Flor.
PS4 – Divirtam-se, 13 de março não demora a chegar.

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA