Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 03-3-14

 
HELIO FERNANDES –

A fortuna “hedionda” do ex-presidente da Ucrânia
As descobertas, (descobertas mesmo), que o povo da Ucrânia, fez sobre o ex-presidente Yanukovich, quase inacreditáveis. Ali, distante apenas 15 quilômetros do palácio, mansão surrealista como propriedade individual.
Campo de golfe, quadros de alto valor e quadras de terrenos, num valor sem precedentes. Obras suntuosas, coleção de carros antigos, helicópteros, banheiro com torneiras de ouro, mármore de Carrara por todos os lados. E ninguém sabia de nada, foram saber depois dele deposto.
500 BILHÕES no país e depositado no exterior
Essa é a fortuna do ex-presidente, metade de 1 TRILHÃO, a moeda da época. (Já escrevi: quando comecei, se falava que quem tinha 1 MILHÃO, fantástico. Surgiu o BILHÃO, nem Dona Dilma se assombra, anunciando que reservou 39 BILHÕES para amortizar a “dívida interna”. Precisa pelo menos 160. E agora, entramos na fase do TRILHÃO, ninguém se espantou mais, nenhuma perplexidade).
Será condenado por 86 homicídios e pela CORRUPÇÃO e o dinheiro roubado
Sou e sempre fui contra a pena de morte. Conversei muito sobre isso, anos e anos com o meu primeiro advogado, Evandro Lins. Não estou disposto nem quero rever minha posição sobre o assunto. Mas não pode haver impunidade. (Com royalties para Jorge Amado), a morte e a morte do povo ucraniano.
Roubou e assassinou o povo da Ucrânia
Matou no sentido do assassinato dos 86 manifestantes, matou na constatação do que era do povo e passou a ser de sua “propriedade”. Pelas pesquisas e revelações, 500 BI em dinheiro. Fora o valor dessa fazenda que mantinha.
Nenhum país, nem mesmo a Rússia de Putin pode conceder ASILO a esse monstro de insensibilidade. Até mesmo as Repúblicas de banqueiros (incluindo a nossa) podem dar cobertura a esse Yanukovich. Como conseguiu juntar tanto dinheiro do povo?
Nos EUA, o “investidor” que roubou 50 BILHÕES, 150 anos de prisão
Esse banqueiro e investidor de Wall Street, que falsificou ações no valor de 50 BILHÕES, com a falcatrua chamada de “pirâmide”, foi apanhado e condenado a 150 anos de cadeia. Como o ex da Ucrânia roubou pelo menos dez vezes mais, a proporção teria que ser a mesma, só que chagaria a mil e quinhentos anos. Como ninguém vive tanto, esse ex da Ucrânia, deveria ser mandado para a Penitenciária de Pedrinhas. Nenhuma oposição de Sarney, que manda e comanda tudo no Maranhão.
Só Genoíno sairá neste ano
Jornalões e televisões arrogantes, publicaram: “Os condenados do mensalão, estarão livres em 2014”. Poderiam ser mais bem informados. Já publiquei os cálculos sobre Genoíno e Jefferson. Genoíno estará “em casa” em agosto, se o presidente do Supremo começar a contar desde 15 de novembro. Se descontar os 90 dias que ficou em casa, sairá em novembro.
Dirceu ficará no aberto em 2015
Absolvido da “quadrilha”, o ex-chefe da Casa Civil, teve confirmada a sentença de 7 anos e 11 meses. Portanto, 95 meses. Terá que cumprir 16 meses antes de poder se enquadrar na “progressão da pena”.
Também vai depender da contagem do início da prisão, o que não é muito fácil de fazer.
Mas cumprindo 16 meses, (um sexto da pena) a partir digamos de 15 de novembro de 2013, poderá mudar de regime, passando para o ABERTO, em 15 de março de 2015.
Poderosos, audaciosos, cada vez mais enriquecidos, esses “porta-vozes da opinião pública”, (Há! Há! Há!) não acertam uma? Nem mesmo na análise simples de números?
Jornais e jornalistas, deviam aprender com Barroso
Na fase aritmética do seu voto, gastou uma parte enorme para estabelecer a desproporção e possível disparidade entre as penas. Desperdício, o mesmo cometido agora pelos jornalões. A outra metade, o agora Ministro Barroso, foi “tombado” pelos acusados, e destombado pela opinião pública. E pelo próprio plenário, que ainda não se acostumou a vê-lo como componente (?) do Supremo.
Manchete do Globo
“STF muda critério e absolve por crime de quadrilha”. Não mudou de “critério”, mudou de ministros, uma tremenda injustiça com a própria justiça. Já afirmei e volto a reafirmar: “Barroso e Zavascki não podiam nem poderiam votar, depois de pelo menos 6 meses fora de qualquer participação”.
Comparação verdadeira
Como um jogo de futebol. Digamos que num clássico, Flamengo-Corintians, um deles perdendo, recebesse autorização para mudar a base do time. Os cinco ministros que foram derrotados pelos dois “que chegaram com o discurso pronto”, poderiam recorrer ao próprio Supremo.
A comunidade não aceita ministros que chegaram tarde
Dona Dilma deveria ser responsabilizada pelo Supremo, por ter demorado SEIS MESES para preencher as duas vagas. Os Poderes são autônomos e independentes entre si, não podem se afrontar. Foi uma afronta, deixar o mais alto tribunal do país, esse tempo todo “desfalcado”.
Levou um “tempão” para nomeá-los. E não foi por acaso ou coincidência, que hesitou tanto ou procurou com insistência, candidatos com esses perfis. Agora, Barroso totalmente e Zavascki nem tanto, ganharam notoriedade total. Para quem gosta de holofote, o importante é que eles estejam acesos, mesmo que firam os olhos.
O Supremo também devia ter reagido
Rigorosamente verdadeiro: os nove (9) ministros que trabalharam intensamente, gostando ou não gostando deles, e dos seus votos, ficaram tempos inesquecíveis, estudando, debatendo, discordando, votando na chamada Ação 470. Deviam ter protestado logo. Agora ainda não é tarde.
Podem recorrer ao próprio Supremo, (que é soberano, principalmente o plenário) para anular inicialmente a PRESENÇA dos dois ministros do VOTO PRONTO.
Anulada a PRESENÇA, anulado o VOTO
Isso que estou sugerindo, não é nenhum absurdo. Decidindo com nove (9) Ministros, o Supremo estaria recuperado, Dona Dilma responsabilizada, a população esperançada. Os acusados não teriam sido atingidos de jeito algum. Só a Justiça, por enquanto, foi totalmente abalada, e sem acreditar em mais nada.
Vamos deixar passar o carnaval, para ver se o Supremo toma alguma decisão ou providência. Já têm até data marcada, 13 de março.
Manchete da Folha
“Supremo revê julgamento e decide que mensalão não teve quadrilha”. Um pouquinho melhor do que o Globo, mas usando palavras tão falsificadas ou sacrificadas, quanto o julgamento.
Não houve revisão do julgamento
O que houve foi, digamos, PRORROGAÇÃO DO TEMPO. E alteração na estrutura do tribunal. Ninguém REVIU nada, ao contrário do que diz ou faz supor a manchete.
Os cinco (5) que votaram pela existência do crime de quadrilha, se mantiveram firmes, com o voto fixo. Os outros quatro (4) contra a formação de quadrilha, inflexíveis, coerentes, mantendo suas posições. Como afirmaram e reafirmaram Rosa Weber e Cármen Lúcia.
PS – Nesta segunda feira de carnaval, perplexos, apenas Barroso e Zavascki. Podem ir ao sambódromo ou escolher um bloco. Apesar de ministros, não podem ministrar aulas ou ensinamentos sobre quadrilha.
PS2 – Nem praticá-la, dança-la, aproveitá-la. Como eles mesmos exigiram para a prática da quadrilha, três (3) ou mais membros, e são apenas dois (2), o que fazer?
PS3 – Isolados em meio da quadrilha monumental da cidade, serão reféns da perplexidade. A não ser que recorram à autoridade do Laíla da Beija-Flor, ou da jovialidade do “Neguinho” também da Beija-Flor.
PS4 – Divirtam-se, 13 de março não demora a chegar.

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...