UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 10-02-14

HELIO FERNANDES –
É evidente que o dinheiro arrecadado para pagar condenações de mensaleiros, surpreendeu. Por três motivos: o alto valor, a velocidade, a falta de transparência. Por que não identificar os doadores? Aí não haveria dúvidas ou suspeitas, quem doou, podia doar, ponto final. Ou não podia doar, alguma coisa teria que ser feita.
Financiamento de campanha
É claro que haverá repercussão e influência para candidatos aos mais diversos cargos, e não apenas a presidente. Constatado que o dinheiro pela internet, entra assim tão facilmente, o veio será aprofundado e explorado. Sem qualquer contratempo ou prejuízo para doadores e recebedores.
Bloomberg, prefeito de Nova Iorque
Há 13 anos, decidiu que a agência de notícias que leva seu nome, tem repercussão mundial e pode andar sozinha, resolveu ser prefeito da mais importante cidade dos EUA. Não apenas prefeito, era uma travessa aberta no caminho para a presidência do país.
Um homem dos mais ricos, com 13 bilhões de dólares
As revistas de fofocas financeiras, principalmente Forbes e Fortune, sempre colocavam Bloomberg entre os 10 mais ricos, com 13 bilhões de dólares. Resolvido, chamou um dos maiores amigos com trânsito no setor de propaganda, contou seu plano. E pediu que planejasse a campanha, os custos e formasse a equipe.
Custo inicial: 270 milhões de dólares
O amigo começou a trabalhar, sempre em contato. Mais ou menos 40 dias depois, apresentou a equipe. E o orçamento para a campanha, esse que está no título. Bloomberg aprovou, tirou o talão de cheques, preencheu, 270 milhões de dólares.
Reforço de campanha
Faltando alguns meses para o final, o chefe da campanha comunicou: “Precisamos mais 60 milhões”. Novo cheque, foi eleito. Tomou posse. Só que adversários fizeram a acusação de corrupção. O órgão especial investigou a fundo, concluiu: “Como pode haver corrupção, o dinheiro é dele, todo declarado à Receita”. E arquivou a acusação.
O sonho da presidência, desapareceu em 4 anos
Fez uma excelente administração, foi reeleito com um custo de campanha muito menor. Mas por circunstâncias teve que romper com o Partido Democrata. Não podia entrar no Republicano, as relações eram de inimigos e não de adversários.
Dedicou-se então à Prefeitura. Completou o terceiro mandato, não quis mais. Desistira da presidência, um pedaço do sonho, 12 anos de prefeito andando de metrô era o suficiente.
A fortuna pós-prefeitura
Ganhava 1 dólar por ano, pagava suas despesas e das pessoas que conviviam com ele. Convidava personagens para o café da manhã, almoço ou jantar, pagava tudo com o seu próprio dinheiro. Agora a Fortune publicou: “Bloomberg tem 13 bilhões de dólares, o mesmo total registrado antes de ser prefeito”.
No Brasil, as mais variadas e inúteis “constituições”
A última Constituição do Império é de 1843. Até 1889, quando surgiu a República, 47 Primeiros Ministros, média de 11 meses para cada um. E praticamente, respeitada na hierarquia do Imperador, cada Primeiro Ministro uma nova Constituição.
A República “viveu” de golpes e “constituições”
A grande geração dos “abolicionistas” e dos “propagandistas da República”, esmagada e ultrapassada por dois marechais que como coronéis vieram brigados da estranha Guerra do Paraguai. Saíram da cama da madrugada de 15 de novembro, para se reconciliarem e massacrarem a República.
Fizemos tudo indireto
Deodoro assumiu como Chefe do governo provisório. Floriano como vice, nenhuma eleição. Em 25 de fevereiro de 1891, a primeira Constituição da República, lógico, indireta. Como já estavam nos cargos, foram mantidos. Deodoro fingindo de presidente, Floriano mandando mesmo como vice, reforçado pela nomeação para Ministro da Guerra. Deodoro tinha o cargo, a força com Floriano.
Essa primeira República, um tumulto só, de 41 anos
Até o golpe de 1930, a confusão era geral. Por isso, esses 41 anos se transformaram na “república velha”, conspirações em cima de conspirações. Depois de Deodoro e Floriano se devorarem, vieram três paulistas seguidos, e outros depois de breve interrupção.
Em 1930 aparentemente haveria eleição aproximada da verdade. Julio Prestes, governador de São Paulo, Getúlio Vargas, governador do Rio Grande do Sul. Vargas perdeu, aparentemente estavam conformados. Mas com o assassinato de João Pessoa, governador da Paraíba, a paixão pelo golpe falou mais alto. O presidente Washington Luiz foi derrubado 16 dias antes de terminar o mandato. E exilado nos EUA, junto com o chanceler Otávio Mangabeira.
Vargas assume como chefe do governo provisório
Não se incomodou, seu título era igual ao de Deodoro, o primeiro a ocupar o cargo na República. Como era do seu estilo, formação e convicção, governou ditatorialmente, sem Constituição. Os paulistas sofreram a tremenda queda de receita com a crise da economia mundial, em 1932 exigiram a Constituição. Foi convocada a constituinte de 1933 para promulgar a Constituição de 1934 e marcar eleições diretas dentro de 60 dias.
Democracia de 1930 a 1934, ditadura cruel de 34 a 1945
Sem nenhum caráter ou convicção, Vargas manobrou, criou os pelegos, fez promessas, conseguiu que essa eleição de 1934 fosse novamente indireta, com ele como candidato. Explicou: “A eleição direta será em 3 de outubro de 1938, não serei candidato”.
O Estado Novo chegou antes
Como era um obstinado pelo Poder, não esperou outubro de 1938, se entronizou como ditador absoluto em 10 de novembro de 1937. Golpe diferente do de 30. Começou com violência total, durou até 1945, garantido pelos militares. Toda e qualquer ditadura, só pode ser mantida com garantia militar.
15 anos no Poder pelo golpe, foi derrubado por outro golpe
Fez tudo para continuar, lançou a “Constituinte” com o comunista Luiz Carlos Prestes, que estava preso, foi solto para isso. Voltou, atropelou tudo, jogou no lixo a tão esperada democracia. Morto em 1954 no golpe genial, (o próprio suicídio) deixou o país à beira do assassinato, das “constituições” e dos Atos Institucionais.
O mais famoso o AI-5, e um país sem futuro, depois de uma ditadura criminosa de 21 anos. E uma incerteza que não se sabe até onde irá. Completamos 25 anos de uma CONSTITUIÇÃO verdadeira, quanto tempo ainda resistiremos?

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA