Pular para o conteúdo principal

QUANDO SERÁ A VEZ DO "ROLÉ" DOS IDOSOS?

“Nefasta hiperdemocracia de nossos tempos. (...) Eu duvido que tenha havido outras épocas da história em que a multidão chegasse a governar tão diretamente como no nosso tempo!”. Ortega y Gasset (1883/1955)
Não dá mais para esperar. Há partes de nosso tecido social com os pontos arrebentando, outras com fiapos de linha escapulindo e outras ainda já em frangalhos. Se demorar mais um bocadinho, o Brasil vira um trapo.
Não bastassem os problemas gravíssimos que temos com crimes hediondos nas penitenciárias do país; estupros de mulheres de presos em celas onde elas não deveriam estar; chacinas em cidades ricas do estado mais rico da Federação; somos informados que:
*dinheiro não é problema. O Fundo Penitenciário tem mais de R$1 bi em caixa! Mas dinheiro em caixa não vira presídio num passe de mágica. É preciso pessoal capacitado para planejar e construir e dentro do limite de 30 mil reais por vaga num presídio. Parece que esse limite desagrada.
*ontem (em 2014!), uma portaria do Ministério da Saúde criou a Equipe de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei – esse nome todo para nos informar que a ideia é “diminuir a quantidade de brasileiros que, mesmo com a absolvição da Justiça, continuam detidos em razão dos transtornos mentais”.
O ministro Padilha só não explica para onde irão os doentes mentais que não deveriam estar detidos, “depois de sua desinternação progressiva”.
Pois é. Alguém lá em cima achou que era pouco e resolveu insistir numa tese de arrepiar: está criado o apartheid social nos shopping centers! Com apoio e solidariedade do bravo MTST. E de autoridades que decretaram que esse é um problema cultural.
Juca e Chico, de Wilhelm Busch (1865)
Um bando de meninos mimados resolveu fazer baderna em shoppings. Bem alimentados, com roupas de gosto duvidoso e preço idem, usuários da Internet que o papai e a mamãe bancam com orgulho, usam de um direito que segundo Cláudio Lembo, essa figura divertida que vira e mexe retorna ao noticiário, “está na Constituição”.
A ministra da Igualdade Racial, Luiza Barros (oh! Surpresa! filiada ao PT) diz que os problemas são derivados da reação de pessoas brancas que frequentam esses lugares e se assustam com a presença dos jovens. “Uma parcela da sociedade não quer a presença deles em determinados lugares!”.
O que eu sei é que esses protegidos do Lembo e da dona Luiza, com seus 15 minutos de fama, apareceram em fotos nos jornais e na Internet. Eles não são negros: são multicoloridos, são brasileiros. Negra é a vontade de criar um ódio que não existia.
Quando é que vai ser a nossa vez? Dos idosos multicoloridos terem o direito de andar em bandos nos corredores dos shoppings, com suas bengalas e andadores, pegando o que lhes aprouver, levando o lanche de casa, assustando a clientela e berrando e “amassando” os gatos para lhes dar bons beijos? Ou vocês acham que velho perde a vontade de beijar? É nosso direito e com certeza está na Constituição, já que nossa Lei Maior parece até coração de mãe das antigas: sempre cabe mais um.
O Brasil está ridículo!

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Ela também tem uma fanpage e um blog – Maria Helena RR de Sousa.

Do Blog do Noblat de 17-01-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)