UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

HELIO FERNANDES –
Tribuna da Imprensa On Line de 23-12-13.

Os pedidos políticos para o Natal até que não foram muitos. A avalanche veio com o Ano Novo. Todos querem a mesma coisa, do ponto de vista presidencial. Surpreendentemente ninguém insistiu na concessão do passaporte para a vitória, digamos em regime semi-aberto, de dia no Planalto, à noite no Alvorada.
Excluindo Dona Dilma, todos pedem um “empurrão” para chegar ao segundo lugar. Presumivelmente no segundo turno. Ninguém acompanhou tantas campanhas quanto este repórter. E isso desde um tempo em que os marqueteiros não proliferavam, que palavra, de forma tão exuberante ou aviltante.
E agora tem até o aval do Supremo e do seu presidente. Podem receber 10 milhões ou outra quantia qualquer, depositada no exterior, sem que caracterize lavagem de dinheiro, sonegação, ou outro rótulo qualquer.
Só Dona Dilma não pediu coisa alguma
Conversou com ele naturalmente, com a mesma naturalidade com que fala com Deus. Sempre reverente, no segundo caso, muito mais tranqüila. Ela é tão arrogante, tão auto-suficiente, que disse a Papai Noel, no sentido de desprendimento, mas que não era mais do que presunção: “Peço desculpas, mas não preciso de nada. Ficarei presidente até 2018, ganharia deles pela terceira vez, mas isso está acima do seu Poder ou da minha vontade”.
E como se fosse a quebra de um sigilo, que estivesse fazendo confissão inédita, revelou: “Vou deixar a presidência com 71 anos. Poderia voltar com 75, mas acho que não quero. O Lula tem insistido para eu voltar, mas já dei minha grande contribuição ao povo brasileiro”.
Levou Papai Noel até o elevador, tinha que aparecer na televisão, o que faz no mínimo, no mínimo, três ou quatro vezes por dia. Sem perceber nem remotamente, que se existisse alguma possibilidade de derrota, seria naturalmente por causa dessas aparições, cada vez mais medíocres.
Eduardo Campos quer tudo
O governador vez o pedido por escrito, um assessor transcreveu pra mim, desde que não citasse por inteiro, só este resumo. Pediu duas coisas. 1 – Que o PSB confirmasse sua candidatura, “afinal fui eu que criei e mantive o partido”.
Esqueceu que o partido teve candidato a presidente em 1950. E que em 2002, Garotinho deixou uma reeleição certa no Estado do Rio, teve 15 milhões de votos para presidente.
2- Como conseqüência e complemento, escreveu: “Gostaria que o senhor influenciasse Dona Marina para concordar em ser vice na minha chapa. Afinal, quando ela veio para o PSB, como única opção, já sabia que o Partido Socialista tinha um candidato inarredável”. Fechou a “cartinha”, abriu, ia acrescentar alguma coisa, desistiu. Impossível saber o que ainda tinha para pedir.
Aécio: “Me ajude a ser candidato em 2018”
Foi sincero e autentico, falou em ir para o segundo turno, mais pedido mesmo foi para depois da reeleição de Dona Dilma. Não escreveu nada, conversou, achou que falando na reeleição de Dona Dilma, Campos não iria gostar. E aí, dois pedidos estranhos. “Gostaria que o senhor não falasse nada com o governador de Pernambuco, ele não ganha nem agora nem em 2018”.
E terminou com um “pedido contra”. Queria que Papai Noel não ajudasse a reeleição de Alckmin em São Paulo. Ele considera que reeleito, será presidente dentro de quatro anos, “essa eleição finalmente será minha”.
Dona Marina convidou Papai Noel para a Rede
Quando entrou para o PSB, afirmou textualmente: “Não pertenço à comunidade Socialista e sim à comunidade da Sustentabilidade”. Continua acreditando que isso acontecerá, será candidata contra Dilma. E diz a Papai Noel: “Não precisa manter sigilo, o governador sabe disso. Se ele quiser ser meu vice, não protesto. Vou subir mais ainda nas pesquisas, ele já chegou ao seu máximo. O PSB vai me implorar para ser a cabeça da chapa”.
Lula nem lembrava que era Natal
Rui Falcão, deputado estadual sem projeto e sem discurso, e assim mesmo presidente eleito e reeleito do partido mais dividido ou esfacelado do país, telefonou para Lula: “Presidente, Papai Noel está aqui comigo, gostaria de conversar com o senhor, saber quais os seus pedidos ou aspirações”.
Do outro lado Lula riu, desafiou: “Puxa, nem lembrava que era Natal. Dá um abraço nele, não preciso de nada, sou um homem realizado”. Mesmo conhecendo bem o chefe, Falcão estranhou só que não tem autonomia de vôo para perguntar qualquer coisa.
Mas Lula veio com a explicação completa: “Rui, fui presidente por 8 anos, deixei um poste no meu lugar, coloquei novo poste, municipal, vou enterrar outro plano, este estadual, embora ninguém acredite”. E desligou.
Realmente acertou nos outros dois postes, para terceiro, (Padilha, o mais médicos) a terra está cada vez mais dura e impenetrável, difícil fincar esse poste. E se não penetrar mesmo? Lula se arrependerá de não ter “falado” com Papai Noel?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA