UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Helio Fernandes –

Com um ano de antecedência, sabe que será Ministro da Fazenda no segundo mandato de Dona Dilma. Ela não vai GANHAR os adversários, de tão fracos é que vão PERDER. Já revelei aqui noutro dia que Mantega só não sai agora, seria insensato.
Meirelles na Fazenda repete o Meirelles no Banco Central, no primeiro governo Lula. Fez carreira bancaria no exterior, chegou à presidente de um desses donos do mundo. Aposentado, resolveu entrar na política do Brasil. Candidato a deputado por Goiás, onde acreditava que nascera, teve 183 mil votos, ninguém sabe como.
Desperdiçou os 183 mil votos
Convidado por Lula para assumir o Banco Central, tinha que renunciar ao mandato. Renunciou qual o problema? Queria ser candidato a presidente ou a vice, os otimistas bem recompensados e bem remunerados, são sempre ambiciosos. Ficou quatro anos no BC, saiu com muitas expectativas, nenhuma concretizada.
Será Ministro com a complacência da oposição, (principalmente do PSDB), como hostilizar um homem tão colaboracionista como Meirelles?
Fluminense: a terceira repetência do rebaixamento e do “fico” prêmio
O clube elitista, que há 60 anos, quando começou a contratar profissionais negros, só permitia que entrassem e saíssem pela porta dos fundos, vem com nova exibição de preconceito e de aristocracia recompensada. Ao contrario do Vasco, que bem antes, contratava negros com todos os direitos garantidos e respeitados.
(Não deixar de ler “O Negro no Futebol brasileiro”, analise e história incontestável, contada de forma notável pela grande figura de Mario Filho, tricolor histórico e assumido. Além de grande lutador pela construção do estádio da Copa de 1950. Tão entusiasmado, que era chamado de “namorado do Maracanã”).
Dia 27, sexta-feira negra
A última do ano, mas que será lembrado para sempre. Recurso da Portuguesa, outra unanimidade burra contra ela. Todos os “juízes” desse acrobático e atlético STJD, dirão. “lamentamos, mas não podemos esquecer o artigo 214”.
O que é isso? Se um clube escalar jogador irregularmente perde três pontos. Assim, a Portuguesa ainda estaria na frente do reincidente Fluminense. E a Portuguesa perdeu mais um ponto por ter empatado o jogo que não valia mais nada.
Quer dizer: se a Portuguesa tivesse sido derrotada, perderia apenas três pontos, não seria rebaixada.
Pode ser dito, a Portuguesa foi IMPRUDENTE. O Fluminense, sem qualquer dúvida, REINCIDENTE. Os “juízes” SUBSERVIENTES. E o maior absurdo de tudo, é o lamento dos “juízes”, do presidente e do patrocinador do Plano de Saúde: “É triste ver a Portuguesa, mas a lei tem que ser cumprida”. E tome enxurrada de matéria paga.
O delegado Calandra, torturador sem memória
Frio, sem o mínimo sinal de constrangimento, foi depor na Comissão da Verdade. Confessou: “Servi oito anos no Doi-Codi, jamais torturei alguém”. E a seguir, respondendo a outra pergunta: “Não só não torturei, nem ouvi falar em tortura nesses oito anos do Doi-Codi”, impressionante.
Estive três vezes no Doi-Codi, sempre levado pela Policia Civil. No carro eles me diziam: “Temos horror de trazer algum prisioneiro aqui, sabemos o que acontece”. O Doi foi instalado na parte dos fundos do Batalhão da Policia do Exército, que ficava na mesma macabra Barão de Mesquita. Sempre comandada pelo General Orlando Geisel, a ultima palavra em tudo.
Apesar das afirmações de vários generais, que se intitularam “chefes do Doi-Codi”. Nenhum medo de serem incriminados ou condenados, apenas para estabelecer tumulto, confusão e contradição. Que a Comissão da Verdade não irá deslindar de maneira alguma. O delegado Calandra saiu da Comissão da Verdade pela porta da frente, os que interrogaram, e-s-t-a-r-r-e-c-i-d-o-s.
O cartel da Siemens, impunidade total, a corrupção da Alstom
Assim que recebeu a comunicação, Ricardo Janot chamou os procuradores para conversar sobre a questão. E depois por escrito, determinou que fosse dada como prioridade, a colaboração pedida pela Justiça da Suíça. Acho que a Alstom não está mais tão protegida.
Fica faltando a Siemens
Envolvidíssima nos escândalos da “cartelização”, das licitações, continua com total impunidade. O mais grave ainda: ganhando concorrências-licitações. E quando alguns (raros) revivem o escândalo confessado pela própria Siemens, eles vêem a publico: “Estamos colaborando com as autoridades”.
Em muitos países, empresas apanhadas em flagrantes de irregularidades, (corrupção), “colaboram”, recebem penas menores, mas saem do mercado. Aqui, COFESSAM, aumentam o prestigio e o faturamento. O processo da Siemens precisa chegar também ao Procurador Geral.
A Justiça bloqueou (?) 60 milhões no escândalo da Siemens e da Alstom, mas elas continuam ativíssimas, vencendo “concorrências”. Vão acumulando vitorias e acumulando as contas bancarias. E insistem: “Estamos colaborando com as autoridades”.
E os agentes que desviaram quase 1 BILHÃO?
Esse é tão grave quanto o outro, só que envolve com nomes e sobrenomes, muita gente conhecida. Os mesmos recebedores do PSDB de mais de 15 anos, e o novel ou notável Kassab, revelação da política eleitoral, mas não das acusações.
Como está no título destas notas, quase 1 BILHÃO do dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor. Supeitas, praticamente comprovadas, mais de 400 empresas. Não é um número grande. Comparem o total do dinheiro “seqüestrado” com o numero de empresas, tudo compatível. Mas nenhuma dessas empresas é identificada, investigada, responsabilizada.
Devem ser importantes, representam em prestigio, o mesmo poder de compra desse imaginado 1 BILHÃO. Protegidas, as poderosas empresas ficam escondidas, os corruptos brigam entre eles. Dizem que os chefes dessas quadrilhas de CORRUPTORES estão e estarão a salvo. Na Papuda não existe forma de convivência PT-PSDB e até PSD.
Dilma irritada com Snowden
Há meses, o agente pediu asilo no Brasil, não ganhou o refugio nem recebeu sequer uma resposta. Agora, com asilo provisório na Rússia, o final se aproximando, Snowden se movimenta. Ele sabe que escondidos atrás da Síria, Rússia e EUA vão muito bem o relacionamento.
Resolveu então se movimentar, recorreu novamente ao Brasil. Teve a impressão de que aqui seria muito bem recebido, a partir da espionagem dos EUA. Dona Dilma se irritou não com a quebra de privacidade da Petrobrás, mas sim com o conhecimento de suas conversas no celular. Por quê?
Snowden então mandou “carta aberta ao povo brasileiro”, considerava que obteria o asilo tão necessário. Acontece que o Governo de Dona Dilma refutou: “Ele não nos pediu asilo”. Snowden não conhecerá o Brasil, pelo menos como asilado. É melhor recorrer à UE (União Européia), em franca divergência com a Rússia e EUA.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 19-12-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA