Pular para o conteúdo principal

UM PERDÃO 59 ANOS DEPOIS

"Pai da computação" recebe perdão real após 59 anos de sua morte
Por Redação Olhar Digital - em 26/12/2013 às 16h00
História do PC
(Foto: reprodução)
No ano de 1952, Alan Turing, matemático e cientista da computação britânico e um dos maiores nomes na história da evolução dos computadores, foi condenado a castração química por ser homossexual, que teriam influenciado em seu suicídio em 1954. Agora, quase 60 anos depois de sua morte, ele recebeu um perdão póstumo assinado pela Rainha Elizabeth.
Turing foi personagem chave na Segunda Guerra Mundial, por conseguir quebrar a criptografia da máquina Enigma, dos nazistas, e criou o ACE, um dos primeiros projetos de computador com programa armazenado.
Sua pena por "indecência" o tornou impotente e fez com que ele desenvolvesse seios, o que deve ter contribuído para que ele consumisse cianeto e se matasse. 
Seu perdão póstumo chega após uma longa campanha para limpar a honra de uma das personalidades mais importantes do século passado. Em 2009, um abaixo assinado fez com que o primeiro minitro Gordon Brown publicasse um pedido público de desculpas pela perseguição terrível. 
Contudo, uma nova petição em 2011 não teve resultados, já que o político Lord McNally afirmou que um perdão póstumo não era cabível, já que ele havia sido condenado por algo que realmente era um crime previsto na legislação da época. Em 2012, o parlamento estudou um projeto de lei perdoando Turing que chegou à segunda releitura, mas acabou sendo ultrapassado pela prerrogativa de perdão real da Rainha Elizabeth.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)