ANO NOVO, NOVAS ESPERANÇAS


-ANO NOVO, NOVAS ESPERANÇAS-

Por Estênio Negreiros 

E foi-se o ano de 2013, passando numa admirável rapidez. Quando nos demos conta chegou dezembro, com a voragem do tempo consumindo mais trezentos e sessenta e cinco dias das nossas efêmeras existentes terráqueas.
Com o fim do ano sepulta-se mais um ciclo das nossas vidas sob os escombros do passado. Para os que ainda mourejamos neste ‘vale de lágrimas’ sobram esperanças e sonhos de que tudo aquilo não conseguido nos anos pretéritos se realize nos próximos doze meses e nos dias que lhes sucederão. Para aqueles que nos precederam no retorno ao Mundo Maior, todos os anseios de cunho material perderam a razão de ser. Aos seus olhos se descortina agora a verdadeira vida, despida das ilusões do mundo corporal em face da realidade da existência espiritual eterna, imortal, infinita e livre das amarras do corpo material perecível.
Como nossas existências são um constante ir e vir entre o mundo dos espíritos e o Planeta no qual habitamos, sempre na busca do nosso evoluir moral e intelectual, no cumprimento dos desígnios da Divina Providência, continuaremos aqui na Terra os nossos embates nesta laboriosa e difícil jornada, enfrentando as provas e as expiações conforme as nossas escolhas e as nossas necessidades espirituais.
O Espírito André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier, na obra <Opinião Espírita>, nos guia a uma reflexão acerca da nossa maneira de agir e de nos comportar a cada Ano Novo das nossas existências neste velho mundo, incentivando-nos à prática do Bem, tanto a nosso benefício quanto a favor do nosso próximo. Leiamos abaixo.
Resolução para o Ano Novo
<Afora tu mesmo, ninguém te decide o destino...
Somos tangidos por fatos e problemas a exigirem a manifestação de nossa vontade em todas as circunstâncias. 
Muito embora disponhamos de recursos infinitos de escolha para assumir gesto determinado ou desenvolver certa ação, invariavelmente, estamos constrangidos a optar por um só caminho, de cada vez, para expressar os desígnios pessoais na construção do destino.
Conquanto possamos caminhar mil léguas, somente progredimos em substância avançando passo a passo.
Daí, a importância da existência terrena, temporária e limitada em muitos ângulos porém rica e promissora quanto aos ensejos que nos faculta para automatizar o bem, no campo de nós mesmos, mediante a possibilidade de sermos bons para os outros.
Decisão é necessidade permanente.
Nossa vontade não pode ser multipartida.
Idéia, verbo e atitude exprimem resoluções de nossas almas, a frutificarem bênçãos de alegria ou lições de reajuste no próprio íntimo.
Vacilação é sintoma de fraqueza moral, tanto quanto desânimo é sinal de doença.
Certeza no Bem denuncia felicidade real, e confiança no hoje indica serenidade futura.
Progresso é fruto de escolha.
Não há nobre desincumbência com flexibilidade de intenção.
Afora tu mesmo, ninguém te decide o destino...
Se a eventualidade da sementeira é infinita, a fatalidade da colheita é inalienável.
Guardas contigo tesouros de experiências acumulados em milênios de luta que podem crescer, aqui e agora, a critério do teu alvitre.
Recorda que o berço de teu espírito fulge longe da existência terrestre.
O objetivo da perfeição é inevitável benção de Deus e a perenidade da vida constitui o prazo de nosso burilamento, entretanto, o minuto que vives é o veículo da oportunidade para a seleção de valores, obedecendo a horário certo e revelando condições próprias, no ilimitado caminho da evolução. [Decisão, E - Cap. XXIV - Item 15]
Afora tu mesmo, ninguém te decide o destino...>
A você, caro(a) leitor(a), desejos de um 2014 proveitoso em todos os aspectos e de que as bênçãos de Deus se derramem em profusão sobre todos nós.
São os sinceros votos do Grupo Cairbar Schutel de Divulgação Espírita de Pindamonhangaba – SP.

Fortaleza, CE, 28 de dezembro de 2013.

Publicado inicialmente na página http://www.cairbar.com.br/grupo/textos/editorial mensal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA