Pular para o conteúdo principal

A POLÍTICA MENTIROSA DO PT

Mary Zaidan (8)
Derrotado por três vezes, no Tribunal de Justiça de São Paulo, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, o prefeito Fernando Haddad (PT) desistiu de aumentar o IPTU da capital paulista. E, como é usual no petismo, usou a pobreza como argumento, apelando para a luta de classes: a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), uma das responsáveis pela ação contra o reajuste, versus a Prefeitura, pintadas como casa grande e senzala.
"A casa grande não deixa a desigualdade ser reduzida na cidade”, disse Haddad. Como se o aumento de até 20% para residências e de até 35% para imóveis comerciais tivesse o propósito de desonerar os pobres e não o de fermentar o seu bolo em mais de R$ 800 milhões em ano eleitoral.
Memória curta. Em outubro, Haddad confessara que o aumento do IPTU seria para custear as tarifas de ônibus depois de o reajuste da passagem, em R$ 0,20, ser impedido pelas manifestações juninas. Agora, convenientemente, o papo é outro: diz que sem o adicional vai ter de cortar fundo nos investimentos em educação e saúde.
Haddad não é a única vítima da política Alzheimer. Nas regras do PT, em que governar é permanecer no palanque para garantir a eleição seguinte, o dito pelo não dito é uma constante.
Quem cobra as promessas da presidente Dilma Rousseff como a de construir seis mil creches? Quem se lembra do ex Lula com as mãos sujas de óleo negro anunciando, em 2006, a autossuficiência de petróleo - que, se vier, chegará depois de 2020? Cadê a Ferrovia Norte-Sul, a transposição do Rio São Francisco?
Isso sem contar a última do ministro Alexandre Padilha, candidato de Lula ao governo de São Paulo. Ele mandou comprar tablets para os médicos estrangeiros do Mais Médicos, mas se esqueceu de que os postos do SUS não estão conectados à internet. Jogou dinheiro no lixo. Recuperado do lapso, diz agora que está licitando a banda larga.
Parece piada, mas não é.
Na sexta-feira, a Receita Federal divulgou mais um recorde perverso: em 2012, os impostos comeram 35,85% da renda dos brasileiros, superando o recorde de 35,31% de 2011, que, por sua vez, batia o do ano anterior. Uma carga tributária obscena entre os países emergentes e até mesmo se comparada à dos Estados Unidos, em torno de 25% do PIB. Só perde para países europeus tops do mundo na excelência de serviços e qualidade de vida.
É muito suor para pouquíssimo retorno. Algo que não se resolve com versões para estimular os apagões de memória dos brasileiros. Algo que não dá para jogar na conta de ricos versus pobres, da casa grande e senzala. A obra de Gilberto Freyre não abriga tamanha desfaçatez.

(*) Mary Zaidan é jornalista. Trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas. Atualmente trabalha na agência 'Lu Fernandes Comunicação e Imprensa'. Escreve aqui aos domingos. Twitter: @maryzaidan, e-mail: maryzaidan@me.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)