Pular para o conteúdo principal

A DOUTRINA DA IMACULADA CONCEIÇÃO


Um dogma deixa a teologia abalada, a concepção de Maria Imaculada
Por José Reis Chaves
PUBLICADO EM 16/12/13, ÁS 03H NO JORNAL O TEMPO, DE BH
A doutrina da Imaculada Conceição quer dizer que a Mãe de Jesus é isenta do pecado original, que, na verdade, é o carma.
Maria de Nazaré, depois de Jesus, é, de fato, o mais sublime Espírito que já veio a este nosso Planeta. Mas, como diz a filosofia, “tudo de mais é ruim”. E como erradamente os teólogos endeusaram Jesus, o Rei da História da Humanidade, transformaram também Maria numa espécie de Deus em seu aspecto feminino.
A mitologia tinha seus deuses com os dois aspectos masculino e feminino, o que influenciou a teologia cristã primitiva e até a própria Bíblia. Na verdade, Deus é neutro, não sendo nem masculino nem feminino. Mas Nossa Senhora perante os fiéis cristãos, na prática, passou a ser vista psicologicamente como sendo uma espécie de Deus em seu aspecto feminino, não obstante isso nunca ter sido declarado abertamente. Aliás, o Espírito Santo, que, pela Bíblia, é o conjunto de todos os espíritos (Daniel 13: 45 da Bíblia Católica; e 1 Coríntios 6: 19), era visto também por muitos teólogos do Cristianismo Primitivo como sendo do gênero feminino.
E eis alguns exemplos dos deuses mitológicos com seus aspectos e modos femininos semelhantes aos de Maria. Na Grécia, a “mãe dos deuses”, Artêmis, Deméter, Atenas (virgem, em grego "parthenos", a qual tem junto de si uma serpente). Para os romanos: Minerva, Ceres e Diana (com uma lua crescente sob os pés). Entre os hindus, Kâli é a “Mãe-Deus”, no aspecto feminino de Brahma ou de Vichnou. Para os gauleses, temos Koridwen. E, no Egito, temos Ísis (com uma criança nos braços).
Daí foi um passo para se dar também à Mãe de Jesus o título de “Mãe de Deus” (“Teotokos”). Mas lembremo-nos de que Jesus só chamava Deus de Pai, nunca de Mãe!
O objetivo desse título polêmico, “Mãe de Deus”, era para dar força à ideia de que Jesus não é só Filho de Deus, mas também outro Deus Todo-Poderoso, tal qual o Pai. E uma parte dos teólogos concluiu que Maria foi concebida sem pecado original. Por isso, forçosamente, se teria que concluir que a fecundação dela não foi feita por seus pais, São Joaquim e Santa Ana. Mas como se aceitar isso, se a própria fecundação de Jesus pelo Espírito Santo já é complicada questão de fé?
Maria, por ser Mãe de Jesus, é, sem dúvida nenhuma, um Espírito imaculado. E a doutrina da Imaculada Conceição já era ensinada pela Igreja, desde o Concílio Ecumênico de Éfeso (431), mas só foi proclamada como dogma, que respeito, pelo papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854.
Mas não foi sem razão que muitos teólogos cristãos foram contrários a essa doutrina de Maria concebida sem pecado original, entre eles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e São Bernardo.
É que esses renomados teólogos perceberam que a teologia cristã seria abalada com essa confusa doutrina da Imaculada Conceição, que respeitamos, mas que, realmente, recebeu a influência da mitologia!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...