UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Desvendaram a morte de Amarildo, a impunidade continuará? Acionistas da OGX, entrem na Justiça contra Eike, tem bens colossais. O estupro e morte da menina de 9 anos, abjeto e revoltante. Serra quer preservar a candidatura presidencial para 2018, com 76 anos.

http://thedilmacode.files.wordpress.com/2010/10/charge-dilma.jpg
Helio Fernandes
O Ministério Público Eleitoral não podia ter feito o estardalhaço que fez em relação ao partido de Dona Marina. Também foi exagero e abuso de Poder, ter dito como disse, espalhafatosamente: “Esse partido não pode ser registrado, não cumpriu as condições mínimas exigidas”.
E o silêncio desse mesmo Ministério Público diante desse estranho Pros, e do sabidamente aprovado antecipadamente Solidariedade? É bem verdade que o plenário do TSE não precisa seguir esse pedido, pode (e DEVE) aprovar o partido de Dona Marina.
Hoje, dia 3, é a última reunião plenária do TSE antes da data fatal, sábado, dia 5. Podem não decidir nada hoje, convocar outra reunião para amanhã, dia 4, ou até no próprio sábado, último dia. Mas por que adiaria tanto?
O SORRIDENTE E VERGONHOSO
TROCA-TROCA DE PARTIDOS

Enquanto Dona Marina é espoliada no direito legítimo de registrar o partido, deputados sem constrangimento, sem arrependimento ou sem ressentimento, vão recebendo as propostas dos partidos existentes, e destes dois que surgiram há dias. Eu disse no título, “sorridente”, mas na verdade a palavra certa é “gargalhante”. Estão felizes, alguns mudando pela quinta ou sexta vez.
A FALÊNCIA DE EIKE BATISTA
Começou estrondosamente, aparecendo no mercado como dono de tudo. Não mostrou e ninguém perguntou de onde vinha tanto dinheiro. Se instalou em setores altamente rendosos e positivos. Lançou ações no valor total de 23 bilhões, houve corrida para comprar essas ações, o governo “investiu” 10 bilhões. I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L.
Os grandes bancos soltaram dinheiro para ele, velozmente. Bradesco, Itaú, Santander, os maiores, cobrando juros altos, garantias inexistentes. Agora que foi revelado que Eike entrou na área do “calote”, esses bancos não querem dar 5 por cento de aumento aos funcionários, lamentam os prejuízos.
QUEM VAI PAGAR AO BNDES?
Com aval simplesmente telefônico de Lula, “emprestou” 10 bilhões ao homem que aparecia todo dia na comunicação: “Em um ano serei o MAIS RICO do Brasil, em três anos o MAIOR do mundo”. Ridículo.
Desmascarado logo por este repórter, que no jornal impresso sempre combati os escândalos do pai, que desperdiçou todo o manganês do Amapá e outros minérios. (Escrevi tanto sobre isso, só gostaria de rever e republicar tudo que revelei sobre o pai e o “mapa da mina” que deixou para o filho.)
O presidente do BNDES mentiu, como Lula e Dilma. Dizia, quando o fim estava visível: “A dívida de Eike com o banco é mínima, e toda com GARANTIA”. Agora, ou bem antes, se sabe que a única garantia é a palavra de Lula.
ACIONISTAS, ENTREM NA JUSTIÇA
Embora a Justiça seja tão desmoralizada quanto Eike, não podem ficar omissos e silenciosos, perdendo tudo o que investiram. Contratem advogados (para pagar depois de reaver o investimento), acusem: “Compramos porque o governo foi o primeiro a comprar, a fazer marqueting e promoção”. Vão ganhar, ele tem bens colossais.
A PM “DESAPARECEU” AMARILDO  
Quase três meses depois, foi tudo desvendado, esclarecido, revelado: Amarildo não desapareceu, foi a PM que sumiu com ele. Dez PMS indiciados por homicídio, testemunhas contaram tudo, desde a intimação até o suborno para calar os que sabiam.
Agora, falam muitos dos PMS, estão esquecendo o major comandante da UPP. Que até desviava dinheiro da UPP para subornar testemunhas. Foi demitido da UPP, o mínimo. Mas ficará como oficial, oficialmente, na Polícia Militar?
SERRA CONTINUA NO JOGO
Ficou no partido, será eleito senador (apenas uma vaga, nenhum problema), tem um programa enorme para executar. Com amigos, diz o que eu dizia em 1966, quando seria deputado, cassado três dias antes da eleição: “Vou falar diariamente”. No meu caso era opção e projeto, com Serra não se sabe.
Amigos não tão íntimos do candidato duas vezes derrotado, surpreendidos quando ele afirma convicto: “Em 2018 serei novamente candidato a presidente”. Estará com 76 anos.
Aécio, satisfeito com a permanência de Serra? Ou preocupado com seu projeto presidencial eterno?
A ELEIÇÃO INDIRETA DE 1985
Dizem que Lula só lembra do que lhe interessa, mas não é bem assim. Exemplo, em 1985, fim da ditadura, escolha sem voto e sem urna, do presidente. Dois candidatos, Tancredo e o corruptíssimo Maluf. Lula e o PT proibiram parlamentares de votarem em Tancredo. Queriam que votassem em Maluf? Agora, 28 anos depois, Lula confessa: “Foi um erro tremendo”.
SARNEY TAMBÉM LEMBRA LULA
Sarney, que queria ser vice de Maluf, acabou vice de Tancredo, assumindo logo com a doença e morte do titular. (Sarney pediu ao grande jornalista Oliveira Bastos que fosse conversar sobre o assunto com Maluf. Este ouviu tranquilo e respondeu: “Vou ganhar e não quero Sarney por perto”).
Agora, quando todos se lembram da Constituinte de 1988, Sarney recorda: “Em 1988, com apenas 16 deputados, o PT era muito DURO, EXIGENTE e ficava IRREDUTÍVEL, não CONVERSAVA”.
Ninguém lembrou que, sem fazer nada na Constituinte, o que ficou do Lula foi a sua denúncia: “O Congresso tem 300 picaretas”. Parece o PT de agora.
PS – Renato Mauricio Prado tem excelente programa semanal no canal Fox (97), bem diversificado. Entrevista jogadores, técnicos, dirigentes, todos famosos. Há um quadro em que aparecem seis personagens, e o entrevistado vai dando nota de zero a 10, e pode comentar.
PS2 – Esta semana, Paulo Cesar Caju, excelente. Foram aparecendo os personagens, e ele dando nota. Quando apareceu a foto de José Maria Marin, Paulo Cesar nem esperou: “Nota zero e sem comentário”).
PS3 – O último foi Felipão, nota cinco com explicações claríssimas. Eu teria dado nota zero, a mesma do presidente da CBF.
PS4 – Felipão é apaixonado pelos holofotes, deslumbrado, nem fala que rebaixou o Palmeiras. É um vinho sem gosto, proveniente de uma parreira rigorosamente desnutritiva.
PS5 – E a menina de 9 anjos estuprada e morta. A Rocinha revoltada, não havia movimentação igual desde o “desaparecimento” do Amarildo. Esperem que tudo pode acontecer, e é positivo que aconteça.
PS6 – Como se pode esquecer um crime como esse? A PM não pode investigar, tem que ser o Ministério Público e a polícia fora de lá. Poucos crimes tão revoltantes quanto esse. Pela idade da menina, pelo tipo de abjeta, sórdida e desprezível violência, e finalmente pela morte.
PS7 – O orçamento do remo do Flamengo é de 77 mil reais mensalmente. Apesar do custo baixo, estão com cinco meses de atraso, 368 mil reais. Os empresários que se dizem vitoriosos estão acabando com o Flamengo.
PS8 – Devem tudo isso aos profissionais do remo. Mas o técnico de futebol recebia 700 mil por mês. Como é que se dizem grandes empresários particulares?
PS9 – Por que nenhum jornal, rádio ou televisão publica uma linha sequer sobre a greve dos bancos? Os professores, que ganham misérias, estão diariamente nas manchetes negativas.
PS10 – É a FEBRABAN que controla tudo, como grande anunciante? E essa poderosa organização dá ordens também à Caixa e ao Banco do Brasil? Estes dois poderiam acabar com a greve em 24 horas.
Da Tribuna da Imprensa de 03-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA