UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Chávez era Chávez, Maduro não é nada. Joaquim Barbosa copia sem pagar royalties. Dona Marina tem que ter seu partido, haja o que houver. Quem mente mais? Lula ou Dona Dilma? Mantega “condena” Eike. E os que compraram ações das empresas dele?

Helio Fernandes
Hoje é quarta-feira, dia 2, até o dia 5 o partido de Dona Marina tem que estar registrado. Já devia existir, dos 32 que existem (sem o dela), pelo menos 9 não têm representatividade. Não elegem ninguém, mas recebem verbas do Fundo Partidário, aparecem no horário eleitoral “gratuito”, vantagens e privilégios de toda ordem.
Já disse que torço pela legenda dela, embora jamais tenha falado com ela. Como nunca falei com FHC, com o Lula, Dona Dilma, nenhum dos generais ditadores, torturadores, perseguidores.
(Quando comprou o segundo mandato, FHC pediu a um amigo para convidar o Millôr “para almoçar ou jantar com ele, no Alvorada ou no Planalto”. O Millôr respondeu na hora: “Nunca almocei em qualquer palácio. E se eu for comer com FHC, o que é que vou dizer ao Helio, que faz oposição diária a ele?”. FHC não conhecia o Millôr).
Dona Marina também não representa nenhuma modificação ou renovação, mas tem direito igual aos outros. O TSE ficará completamente desmoralizado se negar o registro à Rede. O TSE já marcou retrocesso quando garantiu tudo para o PSD do ex-prefeito Kassab. E agora mesmo, deu uma virada, validando o Solidariedade.
PARTIDO SEM VOTOS? NÃO.
Há anos luto contra esse fato inacreditável, uma legenda sem representatividade, sem votos, sem urnas. Na semana passada dei o exemplo do Partido Verde da Alemanha. Lá os partidos precisavam ter cinco por cento da Câmara (640) para atuar.
Elegiam dois, cinco, dez, não chegavam a 32. Baixaram para três por cento, ou seja 19. O PV agora, na eleição da semana passada, fez 42 deputados, não é muito, são sete por cento.
JOAQUIM BARBOSA NÃO
PAGA ROYALTIES

Agora surge o presidente do Supremo e afirma: “Tem que haver cláusula de barreira”, um número mínimo de deputados para ser representado. Se fosse de três por cento de 513, exigiria 16 deputados. Muitos excelentes deputados não se elegeriam. Por que não se fundem num partido atuante e influente?
SERVIÇO DE SAÚDE DOS EUA
Obama, numa das melhores providências do primeiro mandato, criou o Plano de Saúde obrigatório, financiado até determinados limites pelo governo. Vem sendo adiado durante anos. E agora, a Câmara dos Representantes adiou por mais um ano o começo do serviço.
O cineasta do protesto, Michael Moore fez um filme, com o título “Sicko – $O$ Saúde”. É um tremendo libelo, acusações e escândalos atingindo empresas, médicos, hospitais.
Conclusão: “150 milhões de americanos não têm plano de saúde. Outros 150 milhões têm, mas não têm direitos”. Continua na mesma, igual ao Brasil.
PALAVRAS DE LULA
Se intrometendo no partido dos outros, afirma: “Para o PSDB, Serra seria melhor candidato do que Aécio”. Nem um nem outro, mas Serra já foi derrotado duas vezes. Como Lula mente muito, pode estar querendo dizer qualquer coisa, mandar recado.
DONA DILMA NÃO MENTE TANTO
Mas não fala a verdade, fica rodeando o cercado. Citou de forma errada quase tudo o que aconteceu no seu próprio passado, imaginem no passado dos outros. Para a candidata à reeleição, títulos e até participações em acontecimentos são eticamente desprezíveis. Se chegou a presidente com essas credenciais (?), por que mudar?
DISCURSO DESPERDIÇADO
Estão badalando entusiasmados esse senador dos EUA, que falou 21 horas. Bobagem, usou tanto tempo e não disse nada. O visconde do Rio Branco, pai do Barão, representava o Brasil na Argentina e Uruguai. Naquela época não existia embaixador.
Acusado de irregularidades, foi à Câmara, falou oito horas direto, sem parar sequer para beber água. Respondeu a tudo, saiu aplaudido. A Câmara funcionava na belíssima Quinta da Boa Vista, que devia ser o nosso Central Park. Mas vive inteiramente abandonada.
O ENTUSIASMO DE ALCKMIN
Devora jornais, e sempre atento à internet, vibra quando toma conhecimento dos possíveis adversários que terá na reeleição: Mercadante ou Padilha. O atual ministro da Educação já perdeu duas vezes, o da Saúde ninguém conhece.
Para ganhar no primeiro turno, faz tudo para não romper com Serra. Insiste: “Dispute o Senado, você ganha e é importante”.
NO GOVERNO DESDE 1994
Foi vice de Covas, nessa data. O governador, cauteloso, teve enfarte em 1986, candidato ao Senado. Estava bem, o vice, coadjuvante. Em 1998, a mesma chapa, vitoriosa, mas Covas cambaleante, o vice fazia tudo.
Covas morreria em 2001, Alckmin assumiria. E rigorosamente ilegal e inconstitucional, se candidatou para o terceiro mandato.
Foi até 2006, saiu, perdeu para presidente no mesmo 2006. Em 2010 se elegeu novamente governador. Agora quer ser reeleito, seu projeto continua em 2018, como presidenciável.
MANTEGA: FRACASSO DE EIKE
DESACREDITA EMPRESÁRIOS BRASILEIROS

Foi o próprio ministro da Fazenda quem fez a confissão amarga, lamento puro. Mas não foi o próprio governo que ajudou o empresário? Ganhou dinheiro privilegiado do BNDES, com juros fantásticos. Quando dizia, “em um ano serei o homem mais rico do Brasil, e em três o mais rico do mundo”, o Planalto vibrava.
Lançou quase 13 bilhões de reais em ações, vendeu tudo, bateram em mais de 25,40 por ação. Ninguém “foi obrigado a comprar”, como dizem. Mas como resistir ao marqueting e à promoção favorecida?
Quem comprou dessas ações, pode entrar na Justiça, foram enganados. (Essas ações de 25,40, ontem estavam em 21 centavos. Mas pessoalmente Eike continua e continuará riquíssimo, seus bens pessoais não serão atingidos).
Ainda protegido por Lula, que vai para todo lugar no helicóptero de Eike, o jatinho foi vendido, a Marina da Glória idem, está negociando o Hotel Glória, em obras há cinco anos.
FRANCISCO REAGE
O Papa que veio para remodelar, atualizar e popularizar a Igreja Católica, conquistou a opinião pública. No Brasil, nem se fala. Mas já começa a ser criticado duramente pela oposição conservadora e reacionária. Mas parece que ele gosta. Não se esconde, não se defende. Ao contrário, ataca duramente. E muda a cúpula do Vaticano.
MADURO: A VENEZUELA VAI BEM,
“IMPRENSA FAZ GUERRA PSICOLÓGICA”

Chávez pelo menos tinha charme, carisma, liderança, votos, ganhava eleição. Gostando ou não gostando, esse era o Chávez. Maduro ficou com os 100 bilhões de dólares do petróleo, não sabe o que fazer. Diz para o povo revoltado: “Vou dar aumento de salários, geral”.
O que adianta, não há o que comprar, os supermercados estão vazios, briga-se por um quilo de açúcar ou de feijão. 95 por cento de tudo que é indispensável são importados. Maduro responde: “É guerra psicológica”, e expulsa três diplomatas dos EUA, a inflação não cai de 40 por cento, os alimentos não aparecem.
E o povo reza alto: “Volta, Chávez”, e acredita que voltará.
ATÉ A ONU SE ENGANA?
Venho falando muito sobre desemprego, a parte da população que não tem emprego, nem casa, nem comida, e uma outra parte que recebe dois ou três reais, passa fome do mesmo jeito. O que comprar com essa miséria?
Concluí: o mundo já está com mais de 7 bilhões e 200 milhões de habitantes, os que passam fome são 800 milhões, quase chegando a 1 BILHÃO, 12 por cento da população. Portanto, um em cada 12 habitantes do mundo não tem o que comer.
Ontem a ONU fez um comunicado: “Em cada oito habitantes do planeta, um passa fome”. Se enganou ou mentiu, como Lula, Dona Dilma e os outros. A verdade: de cada 12, um não tem o que comer. A Liga das Nações acabou por causa disso, depois da Primeira Guerra Mundial.
Da Tribuna da Imprensa de 02-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA