UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES


Helio Fernandes

O poder no Brasil é tão discricionário e autoritário (até fora das ditaduras), que o presidente da República, mesmo sendo um desatinado, incompetente, desarvorado, com a reeleição aparece sempre muito bem avaliado. Quando não existia a reeleição, não havia esse julgamento imediato.

Minha proposta de hoje, nesses dois pontos que coloquei no título, se refere naturalmente à atual presidente. Mas como citei a reeleição, não posso esquecer rapidamente FHC e seu “retrocesso de 80 anos em 8”, conforme eu repetia com insistência, enquanto ele estava no poder. Como a grande calamidade nacional. E seu governo, em bloco, merecendo o Prêmio Nobel da Corrupção.

A ENDEUSADA DONA DILMA

Em toda a História do Brasil, jamais os governantes apareceram tanto como agora. Dona Dilma assina decretos na televisão, dia e noite, sempre com repercussão negativa.

(Dona Dilma e a presidente da Petrobras só ficarão ausentes no leilão do campo de Libra. Criminosa ação do que foi implantado no desgoverno FHC. E que ela combatia antes de participar do governo Lula. Depois mudou de convicção, se é que tinha alguma. Mente tanto, que nunca se sabe).

Não vão, claro, com medo da vaia, ou é por alguma coisa mais grave. Dona Dilma por causa da reeleição. Dona Graça, uma gozação da revista Forbes, que a identificou “como a mulher mais poderosa do mundo”. Essas revistas que tratam dos poderosos gostam muito de fazer graça.

FRACASSO COMO ANALISTA-ESTRATEGISTA

Mesmo sem ter sido confirmada pelo PT e oficializada pelo “dono” do partido, está em plena campanha. Nada muito grave, isso está completando um ano. O gravíssimo e irrecuperável: escolheu como adversária prioritária Dona Marina.

Era tudo que a ex-ministra da Sustentabilidade queria ou desejava. Atacada e contestada pela presidente, Dona Marina está sempre no noticiário. Respondendo ou não, Dona Marina ganha pontos, quem perde, naturalmente, é Dona Dilma, com essa “estratégia” destrambelhada.

QUEM SE DESESPERA: EDUARDO CAMPOS

Está cada vez mais furioso o governador de Pernambuco. Desde que Dona Marinha entrou no partido do sorridente Campos, venho dizendo quase que diariamente: “Campos é o dono do PSB, mas agora não pode SE INDICAR candidato”.

Precisa ultrapassar Dona Marina nas pesquisas. Mas como, se ela está 24 horas por dia debaixo dos holofotes? E ele, como aparecer?

Por que Dona Dilma se ficou em Dona Marina como adversária? Por que é amadora. Profissionalmente, o mais importante seria “jogar pra cima” o governador de Pernambuco, acirrar a luta entre os dois.

Dona Dilma tinha tudo favorável se debatesse com Campos. Ele subiria, poderia sair candidato pelo PSB, mas jamais teria os votos que Dona Marina supõe que tem, e não os que tem realmente.

De qualquer maneira, falta muito tempo para a eleição de verdade, e no momento, pesquisas e manchetes são apenas elucubrações, que palavra, diversionistas. Cada um dos partidos, PT, PSB e PSDB, tem dois candidatos, nada definido ou definitivo. Estão perdendo tempo e credibilidade numa análise sobre o vazio.

Da Tribuna da Imprensa de 17-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 30/10/2024 - QUARTA-FEIRA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 05/9/2024 - QUINTA-FEIRA