DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 1º-10-2013

NA FOLHA UOL

Crescimento econômico faz México reverter imigração
O México, cujos problemas econômicos levaram milhões de pessoas a rumar para o norte, se transforma em um destino cada vez mais procurado por imigrantes.
O número de estrangeiros que entra legamente no país quase dobrou entre 2000 e 2010, e as autoridades dizem que o fluxo de chegada de estrangeiros vem se acelerando, à medida que as mudanças na economia global geram novas dinâmicas de migração.
Com o aumento dos salários pagos na China e a alta dos custos do transporte, as indústrias mexicanas voltaram a ser altamente competitivas. A Europa enfrenta dificuldades e repele trabalhadores.
E, embora a economia mexicana tenha muitos problemas, seu crescimento foi bem maior que outros países grandes do hemisfério --EUA, Canadá e Brasil- em 2011 e 2012, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), tornando-se o país mais atraente para imigrantes que querem enriquecer.
Dentre os recém-chegados, estão de executivos a trabalhadores braçais. Em setembro, o governo informou que os pedidos de residência cresceram 10% desde novembro, quando entrou em vigor uma nova lei para tentar facilitar o processo. E os imigrantes estão vindo de praticamente todo o mundo.
O francês Guillaume Pace viu seu país economicamente enfraquecido e, munido de um diploma em finanças, mudou-se para a Cidade do México. Lee Hwan-hee saiu da Coreia do Sul para fazer um estágio.
Cineastas espanhóis, executivos automotivos japoneses e empreendedores dos EUA e América Latina chegam quase diariamente, buscando realizar seus sonhos, viver bem e, com frequência, fazem sucesso.
"Existe uma energia aqui, uma sensação de que tudo pode acontecer", comentou Lesley Téllez, californiana cuja empresa de turismo culinário atendeu a centenas de mexicanos em 2012. "É difícil encontrar algo assim nos EUA."
A mudança em relação ao país vizinho do norte é marcante. Hoje, mais de 75% dos imigrantes legais são americanos, mais que os dois terços de 2000. Nos últimos anos, mais americanos se somaram à população do México que mexicanos se radicaram nos Estados Unidos.
"O México está mudando. Todos os números apontam nessa direção", disse Ernesto Rodríguez Chávez, ex-diretor de política migratória do Ministério do Interior. "Está acontecendo uma abertura ao mundo, de todas as maneiras: cultural, social e econômica."
VANTAGENS DE COMPARTILHAR
As tendências globais vêm beneficiando o México -ou, como o presidente Enrique Peña Nieto diz, "os astros estão se alinhando". Mas não faltam obstáculos que ameaçam o momento positivo do país: a desigualdade acentuada, a educação de baixo nível e o alto índice de criminalidade. Muitas firmas locais não conseguem exportar e o acesso ao crédito é difícil.
"O simples fato de estar ocorrendo um bom momento mexicano não significa que isso vá mudar nosso futuro", disse o ministro da Economia, Ildefonso Guajardo Villarreal. "Precisamos aproveitar este momento para fazer o que é necessário."
O desafio, disse ele, é garantir que o interesse crescente por seu país beneficie todos os mexicanos. Se o país conseguir atrelar a energia dos estrangeiros à dos novos diplomados mexicanos e puder levar as empresas que se instalam a fazer mais do que contratar mão de obra barata, economistas e autoridades dizem que o México poderá finalmente se tornar o país de primeiro mundo prometido por seus presidentes.
Durante a maior parte do século 20, o país foi pouco receptivo a estrangeiros. Mas as atitudes se abrandaram, especialmente na medida em que mudou a relação do México com os EUA. Milhões de emigrantes enviam dinheiro a parentes que ficaram no México, e estes então correm para a Costco para comprar alimentos e eletrônicos.
Francisco Alba Hernández, do Centro de Estudos Demográficos Urbanos e Ambientais do Colégio do México, disse: "Agora temos mais certeza quanto ao valor de compartilhar determinadas coisas".
POTENCIAL ECONÔMICO
Como em todo o mundo, muitos dos recém-chegados ao México desembarcam nos lugares onde estão imigrantes anteriores. Parte do crescimento imigrante acontece na região de fronteira, onde empresas estrangeiras e famílias binacionais já são comuns.
Aposentados dos EUA são vistos em projetos imobiliários em lugares que vão de San Miguel de Allende aos arredores de Cancún e Puerto Vallarta, assim como um número crescente de canadenses. Mas as mudanças mais importantes são vistas no México central.
Consultores americanos que ajudam empresas a transferir produções da China atravessam a região de San Luís Potosí a Guadalajara, onde veteranos do Vale do Silício como Andy Kieffer, do Agave Lab, desenvolvem aplicativos para smartphones e financiam start-ups.
Em Guanajuato, alemães dividem carros com mexicanos para trabalhar em uma nova fábrica da Volkswagen, e é possível comer sushi nos hotéis, graças aos japoneses que preparam a abertura de uma nova fábrica da Honda.
Também na capital, os imigrantes ganham presença na economia e na cultura, abrindo restaurantes, projetando edifícios, financiando eventos culturais e estudando nas escolas. O fator econômico é o principal motivador dos imigrantes, tanto para os trabalhadores braçais da América Central quanto para os imigrantes de classe média.
Manuel Sánchez chegou da Venezuela em 2011 e em 15 dias encontrou trabalho vendendo produtos para os cabelos, O francês Guillaume Pace, 26, conseguiu seu primeiro emprego no México em um banco francês, após se formar na Universidade de Reims.
Pace contou que abriu uma firma de comunicações com dois sócios, um francês e um mexicano. No primeiro mês de funcionamento eles conseguiram mais de 30 clientes, um dos quais é a VivaAerobus, empresa aérea de baixo custo voltada para a classe média emergente mexicana.
"Não vamos voltar para a França. Os negócios estão indo muito bem, e estamos muito contentes."
Mexicanos e estrangeiros dizem que os europeus são tratados de forma diferente por serem vistos como de classe mais alta. Seria um legado dos tempos coloniais, quando a pele mais clara resultava em privilégios maiores.
Os imigrantes são apenas 1% da população, e nem todos os mexicanos se alegram em ver seu número crescer. Os milhares de imigrantes centro-americanos que chegam sem vistos frequentemente são agredidos pela polícia mexicana ou pressionados a entrar nos cartéis de drogas.
Alguns coreanos contam que ouvem o refrão xenofóbico "voltem para seu país". Mas Lee disse que, em comparação com a Coreia do Sul, onde as opções profissionais são limitadas pelos resultados de provas e pela universidade em que cada um estudou, o México permite uma ascensão mais rápida.
Estagiário da Agência de Promoção ao Investimento e ao Comércio da Coreia, ele pôde ver como funcionam a Samsung e outras multinacionais coreanas. "Aqui as portas estão mais abertas", disse Lee, que diz a seus conterrâneos que hoje a língua espanhola só é menos importante que o inglês.
Os resultados desse interesse estão ficando mais claros. Segundo o Centro Cultural Coreano local, pelo menos 12 mil sul-coreanos moram no México, dez vezes mais que em 2000. Os jovens os recebem de braços abertos, tanto que hoje há 70 fã-clubes de música pop coreana no México, com pelo menos 60 mil membros.
Para muitos outros imigrantes, o México é atraente por seu clima desordenado, como em uma obra em construção, com os gabaritos de sucesso, hierarquia e legalidade ainda sendo traçados.
"Nem todos aqui obedecem as regras; por isso, se você quer realmente fazer alguma coisa acontecer, pode fazê-lo", disse Téllez, 34, cuja empresa culinária atendeu a mais de 500 visitantes em 2012. "Ninguém vai criticar você por não obedecer as regras a risco."
ÍMÃ CRIATIVO
A Europa, moribunda; o México, nascente. Os EUA, fechado e materialista; o México, aberto e criativo. São as percepções que movem a migração no mundo, e entrevistas feitas com recém-chegados deixaram claro que a atratividade não se deve apenas ao fator econômico.
Marc Vigil é diretor de televisão espanhol e chegou ao México no ano passado. Para ele, o país é cheio de vida e de abertura para novidades. "Na Espanha, tudo é problema, enquanto aqui tudo é possível. Há mais trabalho, e a atitude que se vê aqui envolve um espírito de luta e criatividade."
Diego Quemada-Díez, outro diretor que afirmou ser a primeira pessoa de sua família a deixar a Espanha desde pelo menos o século 15, mudou-se para o México em 2008 depois de trabalhar como cinegrafista em Hollywood.
Ele estudou cinema no American Film Institute e fez um curta-metragem que recebeu vários prêmios, mas se mudou para o México porque, afirmou, os EUA se tornou um país que restringe a criatividade. Queria fazer um filme sobre imigrantes centro-americanos, sem atores famosos, mas não encontrou produtores interessados em Los Angeles.
No México, o governo ofereceu mais de US$ 1 milhão (R$ 2,2 milhões) em financiamento. O filme, "La Jaula de Oro", estreou em Cannes este ano, e seus atores foram premiados. "A Europa passa a sensação de estar espiritualmente morta, assim como os EUA. Você acaba querendo outra coisa."
Assim como muitos estrangeiros, ele teve dificuldade em entender o México. Eles dizem que o país ainda é uma terra de paradoxos, atrasos e promessas nunca cumpridas, por razões que nunca têm uma explicação -um choque cultural que afeta empresas de todos os tipos. "Na Califórnia havia uma camada de subtexto. Aqui há 40."
O venezuelano Sánchez afirmou que os mexicanos que não conseguiram ascender socialmente ficam ressentidos com a mobilidade dos imigrantes. "Ganho mais aqui em um ano que eu ganharia em dez anos em meu país. Os mexicanos não percebem como seu país é grande."
Muitos percebem isso, especialmente aqueles que já moraram no exterior. Dentre os estrangeiros, há jovens nascidos no México, filhos de pais estrangeiros, ou filhos de mexicanos que cresceram no exterior.
O arquiteto Domingo Delaroiere, filho de pai francês e mãe mexicana, disse que está ficando mais difícil ignorar a atração do México, especialmente da capital. Após dois anos morando em Paris, ficou surpreso durante uma visita no ano passado e não demorou para se mudar para o México.
"A cidade estava cheia de novos espaços, de coisas interessantes, ousadas. Em Paris não está acontecendo nada."

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Pesquisa nacional ainda inédita, realizada pelo Instituto Paraná sobre a proposta de reforma eleitoral que tramita no Congresso, apontou que 73,8% dos brasileiros prefeririam o voto facultativo enquanto apenas 24,7% dos entrevistados concordam com o atual sistema que obriga o voto a cada dois anos, em duas eleições. A pesquisa foi realizada entre 10 e 15 de setembro e ouviu 2.502 eleitores em 169 municípios.

Aécio Neves (PSDB) é mesmo o candidato mais temido pela presidenta Dilma e pelo ex-presidente Lula, mentor de sua campanha à reeleição. Todos os movimentos de Aécio são monitorados pela “inteligência” da campanha do PT, incluindo discursos, entrevistas e sua agenda. Agora, as viagens do pré-candidato do PSDB sempre “coincidem” com a visita, à mesma cidade, de vários ministros prometendo mundos e fundos.

Em Maceió, dia 21, à chegada de Aécio, quatro ministros prometeram investir R$ 10 bilhões, dinheiro nunca visto na negligenciada Alagoas.

Em Curitiba, dia 28, nova “coincidência”: um grupo de ministros esteve na cidade no mesmo dia do tucano, prometendo investimentos.

O detalhe é que as generosas promessas que os ministros fazem hoje  somente serão cumpridas no futuro governo.

A pesquisa também apontou que a maioria dos entrevistados (60%) prefere a coincidência das eleições em todos os níveis, a cada 4 anos.

A maioria dos eleitores (51,3%) é contra a reeleição de vereadores e deputados, posição de 44,7% para cargos do Poder Executivo.

Sobre quem deveria assumir em substituição a senador e a deputado, 63% dizem ser o segundo mais votado, rejeitando a figura do suplente.

Em matéria sobre a complicada logística no aeroporto John Kennedy durante a assembleia da ONU em Nova York, um dos supervisores relatou ao New York Times que “todas as aeromoças do jato (da FAB, com Dilma) levavam sacolas de compras das lojas de departamentos”.

Os líderes e presidentes de partidos estão com os dias atolados de reuniões para tratar do troca-troca de partidos que acontecerá até o fim desta semana. Votações, no Congresso, só as “consensuais”.

Sem medo dos espiões, a rede terrorista Al Qaeda abriu conta no Twitter, segundo agentes dos EUA: @shomokhalislam já tem 1.532 seguidores, mas nenhum dos 29 tuítes oferecia serviços em domicílio.

Lula foi profético com seu célebre bordão: “nunca antes neste país” o déficit primário de R$ 432 milhões foi o pior em agosto, desde 2001.


NO BLOG DO CORONEL

Descontado o pagamento de juros da dívida, as despesas do setor público superaram as receitas realizadas pelo setor público consolidado em R$ 432 milhões no mês passado. Foi o pior resultado e primeiro déficit para meses de agosto desde o início da série histórica do Banco Central (BC), em 2001. As três esferas que compõem o resultado apresentaram saldos negativos. O governo central (Tesouro, Previdência e BC) com R$ 55 milhões; os governos regionais com R$ 174 milhões; e as empresas estatais com R$ 203 milhões. (O Globo)

Cid e Ciro Gomes, tarefeiros de estimação de Lula e Dilma.
O governador do Ceará, Cid Gomes, disse nesta segunda-feira que não acredita que o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, será candidato à sucessão presidencial e avaliou que o socialista "não reúne, no momento, o mínimo de condições objetivas para ser candidato". O governador lembrou que, nas eleições de 2010, o seu irmão, Ciro Gomes, tinha, nas pesquisas eleitorais, 18% das intenções de voto e, mesmo assim, o PSB optou por não lançar candidatura . Ele ressaltou, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que, atualmente, Eduardo Campos tem um percentual menor: de 4%.
- Eu penso que o Eduardo Campos não vai ser candidato. Eu acredito e disse isso para ele. Ele não reúne, no momento, o mínimo de condições objetivas para ser candidato - disse o governador, que acrescentou: - A Dilma Rousseff está no meio (da gestão) e até hoje nós participamos do governo. A gente vai, em uma hora como essa, sair, no momento que a gente viu que tem uma certa complicação? Isso também passa uma ideia de oportunismo - disse.
Ás vésperas de ingressar no PROS, o governador afirmou que sofreu hostilidades no PSB e disse que foi expulso moralmente da sigla. Ele considerou que Eduardo Campos é progressista, mas que a legenda tem pendido atualmente para apoiar o PSDB. Na avaliação dele, faltou um maior diálogo com o PSB para evitar seu desembarque do governo federal. Para ele, o presidente nacional da legenda "pode estar querendo carinho além da conta".
- Eu disse para a presidenta Dilma Rousseff: "Presidenta, insista com o Eduardo Campos, acaricie, todo mundo gosta disso". E ela disse: "Está bem, Cid Gomes, eu vou ver". O fato é que ela não recebeu os caras - afirmou Cid Gomes. O governador do Ceará disse ainda que Eduardo Campos "está vendo chifre em cabeça de cavalo" ao avaliar que o PT atuou para enfraquecer o PSB nos estados e municípios. Segundo ele, o presidente nacional do PSB tinha uma relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não conseguiu ter com a presidente Dilma Rousseff.
Ele avaliou ainda que o PT representa um sentimento de trabalhadores organizados, mas, quando chegou ao poder, um segmento da sigla passou a exercer o poder pelo poder. Apesar de ter se posicionado como favorável à reeleição da presidente, fez elogios ao presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, maior adversário de Dilma Rousseff nas eleições do ano que vem. - O Aécio Neves é um grande brasileiro, é um homem de diálogo, que compreende o Brasil, tem sensibilidade para as regiões menos desenvolvidas. E tem um grande mérito: sabe escolher bons assessores - elogiou.
Antes de participar do Roda Viva, Cid Gomes falou com o GLOBO. Ele disse que o seu grupo político definirá nesta terça-feira o partido a que se filiará, mas destacou a vantagem de se ingressar em um partido novo. Segundo ele, há a preocupação entre seus aliados de se evitar conflitos na base aliada, possibilidade menor em uma legenda recém-criada. Ele ressaltou que o diálogo avançou mais com dois partidos: PROS e PDT. Este último, segundo ele, pela afinidade ideológica.
O governador do Ceará disse ainda que tem informado todos os seus passo políticos à presidente Dilma Rousseff. A ida do grupo de Cid Gomes ao PROS é bem-vista por petistas, que dão como certa a entrada da nova legenda na base aliada do governo federal. — Há uma preocupação ideológica e também de evitar conflitos na base. Se você vai para um partido que já existe, a possibilidade de ter mais conflitos na base é maior. Se você vai para um partido novo, a possibilidade é menor – afirmou o governador ao GLOBO.

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), classificou como "surpreendente" a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou em entrevista que seria mais criterioso hoje para fazer indicações de ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF). "Se na nomeação de ministros do Supremo, o presidente Lula não foi criterioso, imagina com seus demais assessores", declarou o tucano. "Lamentavelmente isso mostra que o PT não foi muito criterioso quanto deveria nas suas indicações", completou.
Segundo Aécio, a declaração do petista pode ter sido um "ato falho" frente ao resultado do julgamento do mensalão. Lula nomeou o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, relator do caso e que acatou a maior parte das acusações contra os réus, inclusive contra José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e homem forte do governo Lula. "Fico imaginando os critérios que ele [Lula] usou para nomear cargos nas agências reguladoras, assessores no Palácio do Planalto, dirigentes de bancos", afirmou o senador mineiro.
Aécio disse que, por causa do "pouco critério do PT", há uma grande "sensação de impunidade" no Brasil. "A impunidade talvez seja a herança mais perversa dos governos do PT". O senador, provável candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, participa de um evento promovido pela revista EXAME sobre economia. A empresários, o tucano falará sobre os anos de maior crescimento econômico do Brasil e os entraves criados pelo governo do PT.
"A partir de 2008, esse governo do PT não deu continuidade às reformas promovidas pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Temos que priorizar a simplificação do sistema tributário, a melhoria do ambiente de negócio e investir na inovação e na qualidade da educação", afirmou o presidente tucano. (Folha Poder)

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO



NO BLOG DO JOSIAS

Governador de Pernambuco e presidenciável do PSB, Eduardo Campos disse que o governo petista, que ele integrava até duas semanas atrás, atravessa uma fase de “fadiga”. Coisa natural na política, declarou. O velho MDB já experimentou. O PSDB também. “As forças políticas envelhecem, como as pessoas envelhecem, como as máquinas nas empresas ficam ultrapassadas”, comparou, numa palestra a empresários.
Nas palavras de Eduardo Campos é preciso construir no Brasil uma “nova política”. Algo que permita manter os “acertos” e “avançar”. Sem citar Lula, criticou a tática do amigo de tratar 2014 como um novo round da polarização PT versus PSDB. “Não podemos reduzir o Brasil a nós e a eles”, disse o candidato do PSB, lanterninha nas pesquisas.
Em reforço à sua tese, recordou o raquitismo do debate eleitoral de 2010. “O debate foi pobre, desprovido de pensamento estratégico. Estamos sentindo falta das ideias do debate que não houve. Precisamos pensar o país para além da eleição de 2014.”
 Faltou combinar as opiniões fortes com meio quilo de ideias.
Eduardo Campos também criticou a aliança que dá suporte ao governo. “O presidencialismo de coalização”, disse ele, “não leva o Brasil a nenhum lugar.” Absteve-se de dizer como faria para obter sustentação congressual caso virasse presidente. Tampouco explicou por que se manteve por tanto tempo sob o guarda-chuva da coalizão que não conduz “a nenhum lugar”.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não tem a mais remota intenção de desalojar a namorada de José Dirceu, Simone Patrícia Tristão Pereira. Por meio da assessoria, disse que, não sendo chefe direto da personagem, não lhe cabe avaliar se o desempenho dela orna com o salário que recebe: R$ 12.800.
Simone é mesmo namorada de Dirceu, confirma a assessoria do condenado-mor do mensalão. O casal tem uma filha. Mas ele jura que não moveu um dedo para beneficiá-la. Patrícia teria um “histórico de serviços prestados ao Congresso.” Bem que Renan tinha avisado que modernizaria o Senado. Já se vê pus no fim do túnel.

O deputado Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM an Câmara, protocolou uma representação contra o PT na Procuradoria Geral da República. Na peça, ele requisita a abertura de investigação para apurar o pagamento não contabilizado de cabos eleitorais na campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010.
Caiado anexou à petição notícia na qual o repórter Aguirre Talento informa que pessoas mencionadas na prestação de contas do PT como “voluntárias” foram, na verdade, remuneradas pelos serviços que prestaram ao partido no segundo turno da disputa presidencial. Ouvidos, informaram ter recebido “por fora”. Em outras palavras: caixa dois.

Presidente do PT federal, o deputado estadual Rui Falcão é pessoa de alta combatividade. Língua sempre em riste, critica os erros do alheio com tal afinco que já nem dispõe de tempo para olhar-se no espelho. O companheiro tornou-se campeão de faltas na Assembléia Legislativa de São Paulo. Até julho, ausentou-se de 187 das 584 sessões plenárias do legislativo estadual. Mais um pouco e Falcão atinge o Éden do salário sem suor. Diz-se que a autocrítica, sentindo-se desprezada, prepara um protesto contra o mandachuva do PT. Mandou fazer uma faixa: “Olá, vim apresentar você a você mesmo.”

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

Leitor enviou ao blog um dos livros escolares por meio do qual é feita a lavagem cerebral das crianças nas escolas visando transformá-las em autômatos comunistas. Trata-se de um coisa absurda. 
Nesta página que aparece na ilustração acima mostra como a luta de classes é instilada no cérebro das crianças, com objetivo de transformá-las em militantes do PT seus satélites.
À esquerda o capitalismo é descrito com estas características:
Os perários trabalham para o dono da fábrica.
Propriedade priva: terrras, minas, fábricas, bancos e empresas em geral pertencem à burguesia.
O objetivo são os lucros da burguesia.
As decisões são tomadas pela burguesia a partir da situação do mercado.
Na página à direita o socialismo é descrito assim:
A fábrica pertence a toda a sociedade, que trabalha para si mesma.
Propriedade coletiva (socializada): o povo trabalhador é dono de tudo.
O objetivo é o bem-estar da sociedade.
As decisões são tomadas democraticamente pela sociedade, que planifica a economia.
Como se pode constatar trata-se de uma mentira histriônica. O comunismo não deu certo e nunca dará certo em lugar algum. São os países democráticos e capitalistas e a iniciativa privada que sustentam o mundo!, que põem comida na mesa das pessoas!
Justamente são nos países democráticos e livres, de capitalismo avançado, que o alto nível de qualidade de vida da maioria da população é evidente; é lá que se encontram os índices mais eloquentes. Basta consultar os relatórios da própria ONU!
Faça-se uma simples comparação com as ditaduras cubana, chinesa, coreana do Norte e países correlatos que vivem sob o açoite de ditaduras comunistas, ou seja, socialistas.
O que estão fazendo nas escolas sob o governo do PT é um crime! É uma coisa terrível que está destruindo a Nação. Este tem de ser um tema obrigatório para os candidatos à Presidência da República, que se dizem de oposição.
Se esta brutal realidade não for mostrada de forma clara e didática à população brasileira, os candidatos à presidência podem enfiar a vila no saco. 
Além do mais se não se posicionarem perante esse crime bárbaro que o PT comete destroçando o futuro das novas gerações, estarão sendo cúmplices.
Este é um fato dos mais graves, ou seja, a lavagem cerebral em alta escala que as crianças e os jovens brasileiros vêm sofrendo por parte desses tarados ideológicos do PT.
Além de jornalista eu sou advogado. Se tivesse um filho em idade escolar sendo doutrinado brutalmente pela canalha comunista infiltrada nas escolas e universidades, juro que os processaria judicialmente. Processaria a escola, os professores e o Estado!

O estereótipo dos jornalistas pelegos da Fenaj e dos sindicatos
Parece mentira o que vou relatar agora. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que há muito tempo se transformou num apêndice do PT, está lançando uma campanha que defende a censura à imprensa e o controle da internet pelo tal “marco civil da internet”. Enaltecem o Projeto de Lei de Iniciativa Popular de regulamentação da comunicação, conforme vocês podem conferir aqui.
Aliás, a Federação dos Jornalistas tentou, inclusive, criar o famigerado Conselho Nacional de Comunicação, o que obviamente foi detonado pela cláusula constitucional da liberdade de imprensa. E foi também a Fenaj que coordenou a Confecon, aquela Conferência de Comunicação, organizada pelo terrorista Franklin Martins, um notório agente cubano.
Entretanto, a Federação dos Jornalistas e os sindicatos, todos atrelados à CUT-PT, não desistem. Chega a ser um troço cômico. Jornalistas defendendo a censura à imprensa e demais projetos de lei politicamente corretos, incluindo aqueles que defendem o aborto e a proibição de anúncios de produtos infantis.
O nível de idiotia dessa gentalha do PT não tem limites. Está lá no site da Fenaj, que mais parece um site de Partido Comunista. No sindicatos da categoria em todos os Estado não é diferente.
A pelegada jornalística realizou recentemente um plenária nacional oportunidade, e como não poderia deixar de ser fez um ato público de apoio ao tal Marco Civil da Internet e aprovou moções como as de apoio PL 5.921/01, que veda a propaganda para a venda de produtos infantis; de repúdio à demissão de dirigentes sindicais na Abril Educação, às operadoras de telefonia fixa, móvel e serviço de internet e ao PL 478/ 2007 (Estatuto do Nascituro).
E como podem ver, eles implicam com a editora Abril que teria demitido “dirigentes sindicais”, ou seja, pelegos da CUT.
Eu tenho mais de 40 anos de jornalismo e confesso que nunca vi nada parecido. Um órgão que diz representar os jornalistas defendendo a censura à imprensa sob o eufemismo de “regulamentação da comunicação’. Bom, a estupidez é a única coisa ilimitada para o cérebro dos humanóides.
Tais fatos confirmam a minha recorrente assertiva: os lugares onde existem mais idiotas em todo o planeta é em redação de jornal e doutorados e mestrados em ciências humanas. Curso de jornalismo então nem dá para descrever. Constituem verdadeiros centros de lavagem cerebral. O resultado está aí, nesta notícia surrealista: jornalistas defendendo a censura à imprensa.

NO BLOG UCHO.INFO

O PT arruinou a economia brasileira, mas Mantega diz que Eike Batista causou danos à imagem do País
Parafuso solto – Ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega é um incompetente conhecido que frequentemente recheia piadas que circulam pelo mercado financeiro, mas como bom petista não perde a oportunidade de encontrar um culpado para suas trapalhadas no comando da economia nacional.
Nesta segunda-feira (30), dando folga ao cenário internacional, elevado à condição de vilão da crise brasileira, Mantega disse que espera que uma solução seja encontrada para o problema da OGX. A empresa de Eike Batista romperá o mês de outubro com o compromisso de pagar pouco mais de US$ 44 milhões em juros a instituições financeiras, mas um calote já esperado pelo mercado.
“A situação da OGX já causou um problema para a imagem do País e para a Bolsa de valores que teve uma deterioração, não agora, mas teve uns 10% de queda em função dessas empresas”, declarou Guido Mantega aos jornalistas, quando perguntado sobre a situação da empresa.
O PT conseguiu a proeza de arruinar a economia brasileira em apenas uma década, permitindo o retorno da inflação e empurrando dezenas de milhões de consumidores ao endividamento recorde, por isso não precisa de ajuda de terceiros para prejudicar a imagem de um país que poderia estar mais distante da crise, que tem muito causas internas do que externas. Mantega é um irresponsável em termos de economia, pois todas as medidas adotadas pelo governo, por sugestão sua, fora tardias e equivocadas.
Ademais, o ex-presidente Lula e sua sucessora, Dilma Rousseff, se deixaram fotografar ao lado do agora enrolado Eike Batista. Se o dono das fracassadas empresas “X” resolver contar o que sabe, por certo não sobrará pedra sobre pedra no Palácio do Planalto. O melhor que Mantega pode fazer é se contentar com a própria incompetência.

Irresponsável, Lula fala sobre indicações ao STF e coloca Toffoli e Lewandowski em saia justa
Camisa de força – Luiz Inácio da Silva, o lobista-fugitivo Lula, tem demonstrado cada vez mais as razões que levaram o Brasil a uma situação emblemática e descrédito, algo que sua horda de seguidores não consegue enxergar. Em entrevista ao Correio Braziliense, Lula afirmou que nos dias atuais teria mais critério na escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal. Na mesma entrevista, o ex-presidente afirmou não se arrepender de qualquer dos seus atos e que repetiria as indicações se tivesse as informações da época.
Fanfarrão conhecido, Lula precisa estar na mídia e por conta da sua fuga interminável continua dando declarações polêmicas. Não se sabe se o petista fez tal declaração porque concluiu que alguns dos seus indicados ao STF são incompetentes ou não corresponderam às expectativas do PT e dos mensaleiros.
Lula foi o presidente que mais indicou ministros para o Supremo: Eros Grau, Carlos Alberto Menezes Direito, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e José Antônio Dias Toffoli. Dos oito indicados pelo petista, apenas quatro estão em atividade: Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli.
A declaração de Lula é um deboche completo, não sem antes ser um atentado contra a democracia, pois um Poder constituído da República não pode acolher indicações sem os devidos critérios, pois o Estado e a sociedade tornam-se reféns de pessoas de conhecimento e conduta duvidosas. Por certo o ex-presidente fez referência aos ministros que votaram contra os mensaleiros no julgamento da Ação Penal 470, que tratou do maior escândalo de corrupção da história nacional.
Se tentou atingir os ministros do STF que contrariaram os interesses do PT, Lula acabou colocando em situação de constrangimento pelo menos dois magistrados que há muito são alvo da opinião pública: Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
Em um país minimamente sério, tal declaração seria suficiente para colocar nos bancos da Justiça um irresponsável que transformou o seu partido em quadrilha, apostando na impunidade e acima de tudo nas nomeações casuísticas para a mais alta instância do Judiciário nacional.

Pedófilo que assessorava Gleisi é transferido para ala psiquiátrica de presídio e ameaça contar tudo
Fora de controle – Do arrogante Eduardo Gaievski, prefeito de Realeza, que obrigava meninas de 12 anos a fazer sexo com ele sob a ameaça de demissão de parentes que trabalhavam na prefeitura, pouco sobrou. O prepotente ex-assessor especial de Gleisi Hoffmann na Casa Civil, que dava ordens aos gritos para prefeitos do interior do Paraná, “virou pó”. Pelo menos é essa a conclusão a que se chega diante do comportamento do cidadão que, preso, foi abandonado pelos companheiros do PT, incluindo a ministra Gleisi, e deve ser condenado a pesada pena de prisão.
O homem que contava seus estupros rindo e usando palavras obscenas, agora chora, recusa comida e fala em suicídio. Ou seja, Gaievski está em depressão, o que obrigou a direção do presídio a transferi-lo para a ala psiquiátrica da Casa de Custódia de Curitiba, uma vez que a avaliação é de que o delinquente sexual corre risco de vida.
Ciente de que não terá o esperado socorro político e jurídico por parte PT, além de temer não mais sair da prisão por causa dos múltiplos crimes de estupro de vulnerável que cometeu, Gaievski continua ameaçando contar tudo o que sabe. Inclusive as muitas relações sexuais que manteve com menores no período em que foi assessor da Casa Civil, em Brasília. Revoltado com os companheiros, que o abandonaram à própria sorte na cadeia, o ex-assessor faz questão de dizer tudo o que sabe sobre práticas corruptas do PT. Avisa que revelará o que viu nos bastidores tenebrosos da Casa Civil, no meio ano em que esteve como o todo-poderoso braço direito de Gleisi Hoffmann.
Quem teve contato com Gaievski depois de sua transferência para a ala psiquiátrica do presídio está impressionado. Ele está totalmente transtornado em decorrência do abandono que sofreu por parte do PT e da companheira Gleisi. Incontrolável, Gaievski já é considerado um homem-bomba. “Sou um homem que não tem mais nada a perder. E quem não tem nada a perder é muito perigoso. Não vou me desgraçar sozinho”, diz Eduardo Gaievski, quando os longos períodos de depressão aguda são substituídos por momentos de revolta.
A depressão derrubou de vez o ex-assessor da Casa Civil quando ele soube que Gleisi Hoffmann esteve duas vezes no Paraná (uma vez na festa do Porco no Rolete, em Toledo, e outra em evento político do PT realizado em hotel de luxo na capital paranaense) e, em nenhuma delas, procurou contatá-lo ou mandou qualquer mensagem de apoio. Ao contrário, Gleisi passou a fingir que não o conhecia direito. Revoltado, Gaievski garante que Gleisi o conhecia muito bem e saberia, inclusive, de sua preferência por “mulheres jovens”.
O ex-assessor de Gleisi Hoffmann é investigado pelo Ministério Público do Paraná por dezessete estupros de vulnerável (menores de 14 anos), estupro qualificado (nove vezes), assédio sexual qualificado (cinco vezes) e delito de responsabilidade dos prefeitos, por ter usado nomeações e demissões para obter sexo e ter usado o carro oficial da prefeitura para a prática de estupros.

NO BLOG ALERTA TOTAL

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O mais alto cargo do Judiciário novamente volta a dar pitaco em questões político-legislativas, ganhando amplo destaque midiático. Joaquim Barbosa classificou de péssima a criação de novos partidos políticos no Brasil, condenando também a proliferação de legendas. O debate é estéril porque não é a quantidade de partidos que garante ou deixa de garantir a qualidade da inexistente democracia – em um sistema em que a insegurança do Direito interfere na ação política.
Probleminha é que o presidente do Supremo Tribunal Federal choveu no molhado e caiu no lugar comum, ao reclamar que “nenhum sistema político funciona bem com dez, 12, 15, muito menos com 30 partidos”. Outra falta de visão do que é a política é defender a questionável tese de que “só sobrevivem aqueles partidos que continuam a ter representatividade no Congresso” – como se tal fato é que fosse a essência da ação política, no seu sentido mais puro e necessário à cidadania.
De nada adianta Barbosa criticar o Tribunal Superior Eleitoral por ter aprovado a criação de mais dois partidos: o PROS e o Solidariedade. Também faz pouca diferença se o Brasil tem 32 ou mais partidos. Por que o Super Barbosa não foi mais fundo na questão da representatividade, enfatizando a necessidade de um sistema que realmente represente o eleitor, em um formato distrital puro ou misto, por exemplo?
De que adianta Barbosa reacender uma polêmica sobre a clausula de barreira de representatividade, que já foi aprovada pelo Congresso, porém derrubada pelo Supremo Tribunal Federal? Por que o Super Barbosa não entra mais fundo em questões fundamentais do processo eleitoral, como a introdução de um mecanismo mínimo de auditagem impressa do voto nas urnas eletrônicas às quais a Justiça Eleitoral atribui uma dogmática “confiabilidade total”? 
Enfim, mais uma vez perde-se tempo jogando aos ventos opiniões irrelevantes em debate, enquanto se deixa de discutir pontos fundamentais do processo político no Brasil. Enquanto membros da Justiça investem tempo lançando polêmicas inúteis, a impunidade continua rolando solta por Bruzundanga afora...
Metamorfose politicamente ambulante

Padrão Cor de Rose de Candidatura...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


NA COLUNA DO RODRIGO CONSTANTINO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA