UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES


Helio Fernandes

A primeira manifestação contra os “MAIS MÉDICOS” saiu aqui, podem verificar. Nunca tive dúvidas a respeito dessa contratação. Depois fui continuando, mostrando ponto por ponto, o absurdo dessa contratação. Dona Dilma não aceitou as exigências de Raul Castro, mas até ela está mudando de posição.
Nesse caso levou três meses, concordou com as exigências de Cuba. Motivo? Está convencida de que trazer esses médicos melhora sua “popularidade, ajuda a crescer o Ibope ou o Datafolha”. Nem isso, Dona Dilma. A senhora caiu tanto que, para se recuperar, só passando a morar em São Bernardo.
Ontem foi a vez do ministro da Saúde exagerar ou ignorar os fatos. Principalmente a respeito dos “salários” desses médicos. Textual: “O governo brasileiro vai pagar 10 mil reais ao governo de Cuba. Mas não sei quanto será repassado para esses 4 mil médicos”. Devia ter ficado em silêncio. Ministro, quem gosta de falar é o Mercadante.
A miséria em Cuba é total. Os que não fizeram universidade, recebem de 20 a 25 dólares, mensalmente, isso mesmo. Num país que está passando agora dos 11 milhões de habitantes, poucos os que puderam cursar universidade. Os que se formaram, ganham (?) um pouco mais.
Médico, dentista, engenheiro, em Cuba podem faturar até 60 dólares mensais. (Não citei advogados e arquitetos, por um fato: são duas formações amaldiçoadas em Cuba. Consideram que depois de formados, se voltarão contra o governo.)
Os dirigentes de empresas estatais (alguns são economistas) chegam a receber 100 dólares mensais e alguns privilégios. Explicação: são mais de 50 estatais, com um presidente, dois ou três diretores.
Há mais ou menos 10 anos, quando havia esperança e até promessa ou compromisso) de abertura, esses dirigentes estatais, protegidos como sucessores, eram mais bem tratados. O sonho acabou, esses “estatais” foram envelhecendo, tão desacreditados quantos os outros, com títulos ou sem eles.
FOI CHÁVEZ, FALANDO COM
FIDEL, QUE “INVENTOU” OS
MÉDICOS EM MASSA, SEM SALÁRIOS
Com as restrições universitárias, Cuba ficou com excesso de médicos. (Em determinado momento, Cuba teve grandes jogadores de vôlei, homens e mulheres, isso “era um dom”, não precisavam se formar. Eram autorizados a jogar no exterior, 50 por cento preferiam a liberdade e os salários verdadeiros).
Chaves tinha o petróleo avassalador, conversando com Fidel fez a proposta: médicos sem SALÁRIOS, petróleo sem FATURA. Fidel e Raul convenceram os médicos que “serviriam ao país”. Os que não eram convencidos, precisavam rezar pela família, logo, logo intimidada.
###
PS – 15 mil foram para a Venezuela, recebiam a mesma miséria de Cuba, mas o petróleo jorrava com a mesma intensidade que a tortura em Guantánamo.
PS2 – Essa não foi a primeira experiência, mas antes nem era considerada. Agora, no Brasil, esses médicos receberão ainda menos (menos do que NADA é o quê?).
PS3 – Como o governo de Dona Dilma já garantiu os 10 mil na mão de Raul, e casa e comida para os médicos que vão para o interior, nem Dilma nem Raul estão preocupados.
O FILHO DE BARBALHO QUER
SER GOVERNADOR DO PARÁ
Seu nome é Helder. O pai era senador, renunciou para não ser cassado. Logo depois, incluidíssimo no “ficha limpa”, não podia ser registrado, mas assim mesmo se candidatou, se elegeu, mas não pôde tomar posse.
Vetado pelo TSE e pelo STF, ficou esperando, na votação o resultado ficou de 5 a 5, o presidente Peluso não quis desempatar. Uma tarde, a cúpula do PMDB foi ao gabinete de Peluso, este desempatou a favor de Barbalho, renunciante por corrupção, novamente senador.
Seguiu o conselho de Renan, ficou em silêncio, está em silêncio até agora. Mas nos bastidores, faz um barulho tremendo: “Quero o PMDB e o PT apoiando a candidatura do meu filho a governador”. Tem o apoio de Renan, novamente no apogeu – quem saiu aos seus, não degenera.
EDUARDO PAES: “REFORMA
POLÍTICA É BESTEIRADA”
BESTEIRADA, e das grandes, o prefeito do Rio dar entrevista coletiva para dizer tolice. Ele garante que a “reforma política não é o problema”. Como é que um personagem como esse se elege e se reelege, e a partir de 2016/17 tem projetos muitos mais altos?
SIRKIS, FICA EM SILÊNCIO!
É diferente do prefeito, se iguala a ele quando fala. Relator da Reforma Política na Câmara Federal , está comunicando: “Defendo que a metade das vagas de deputado seja preenchida pelo sistema proporcional”. Ah! Sirkis, que retrocesso. Há mais de 30 anos esse sistema condenado e contaminado é amaldiçoado. Muda de posição, Sirkis, ou deixa a Comissão, você não merece ser execrado, que é o que vai acontecer.
O CAVALO DE DEODORO
Na coluna do Alcelmo saiu uma nota ontem sobre o novo livro do historiador Laurentino Gomes, em que ele contará a história do cavalo que o marechal montou, em 1889, com extrema dificuldade. O resumo é rigorosamente verdadeiro. O Ancelmo termina assim: “Se o cavalo fosse brabo, Deodoro não poderia montá-lo”.
Se quisesse, o Ancelmo (e o Laurentino) poderia alongar a nota assim: “Se Deodoro não tivesse conseguido montar, e se Floriano não ultrapassasse os problemas e ficado em casa”, os “Propagandistas da República”, todos civis, teriam proclamado a República, em vez de ter sido transformados em assistentes. Que República.
A ÉTICA DA FIRJAN
O ex-presidente desse órgão teve dois mandatos excelentes, seu nome identifica o prédio. Os ávidos e vorazes por aparecer, disseram, “é preciso renovação”. E lançaram um candidato, que em nome da ÉTICA e da RENOVAÇÃO, acaba de cumprir o sexto mandato (18 anos). E começa o SÉTIMO, mais três anos. A Firjan copia e imita os órgãos esportivos, não apenas do Brasil.
###
PS – Wilson Batista Junior, você está certíssimo em relação aos atos de submissão brasileira aos EUA. Estou aqui, mas na Tribuna impressa condenei muitas vezes essa discriminação do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
PS2 – Como você, tenho combatido esse Tratado da hipocrisia e comprovação dos países que se julgam potenciais donos do mundo.
PS3 – Mas é bom atualizar a minha repulsa e desprezo por esses que se julgam poderosos e acima dos outros. Um abraço, Wilson.
PS4 – Hugo Gomes de Almeida, você sabe como fomos ligados, este repórter e o extraordinário jornalista-combatente, que foi o Alexandria. Ele teve que enfrentar a pior fase da Bahia, com um soba da pior espécie, corrupto e servidor da ditadura. Basta ver os que reivindicam pseudos direitos na sua herança.
PS5 – Alexandria é uma saudade permanente, um amigo de todas as horas, um companheiro com quem sempre dividimos a mesma trincheira.
PS6 – Confessar, como muitos aqui, “e Joaquim Barbosa for candidato a presidente, votarei nele”, deplorável, lamentável, mas o que fazer? O voto é secreto, nem precisavam revelar um direito líquido e certo.
PS7 – Mas dizer como foi dito aqui, “a frase de Rui Barbosa fica muito melhor na boca do Joaquim”, é apenas blasfêmia, que palavra. Se quem escreveu usou o nome próprio, o que vai dizer em casa?
PS8 – O Fox Esporte, canal 97, vem ganhando audiência rapidamente, tem dois grandes reforços. Renato Mauricio Prado, diariamente, e às segundas-feiras, 20h30, com “A Última Palavra”, programa de entrevistas imperdível. Quando tiver completado 25 ou 30, poderá publicar em livro “Histórias dos bastidores do futebol”.
PS9 – Mario Sergio Pontes de Paiva, um baiano aristocrata no nome, no futebol e na convivência. Que craque. Já foi comentarista, dizia, “estão deixando o adversário gostar do jogo”. Hoje, todos repetem, sem pagar royalties.

Da Tribuna da Imprensa de 24-8-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA