DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 06-3-2013

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


New York Times chama Hugo Chávez 
de ' brilhante, mas incompetente'

Foto
Após o anúncio da morte do presidente Hugo Chávez, o governo da Venezuela informou que o país guardará luto oficial por sete dias.O velório será na Academia Militar de Caracas e o enterro foi marcado para a próxima sexta (8). A morte de Chávez foi oficializada ontem (5) pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, em rede nacional de rádio e TV. “Nosso presidente faleceu às 16h25”, disse Maduro. O líder da nação bolivariana, como chamava seu país, foi considerado pelo jornal americano, The New York Times, “um político brilhante, mas incompetente”, que culpou os Estados Unidos por seus fracassos na economia, na geração de empregos e na luta contra a criminalidade.

Campos antecipa
campanha em 
visitas ao Sudeste

Entrando no clima de antecipação da campanha para presidente, que chegou a criticar, o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) planeja percorrer, nos próximos meses, os maiores colégios eleitorais do Pais, Rio, São Paulo e Minas, o “triangulo das Bermudas”. Ele também vai a seminários sobre desenvolvimento e encontros regionais do PSB. Gasto público e boa gestão serão motes da campanha.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Barbosa: 'cansaço e dores' fizeram-no mandar repórter 'chafurdar no lixo'

FotoELE PROLATA SENTENÇAS QUANDO ESTÁ CANSADO E SENTE DORES?
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, não tem motivos para se queixar da imprensa brasileira, que destaca sua atuação e o paparica desde que foi nomeado para a Corte pelo então presidente Lula, e esse tratamento atingiu as raias da bajulação durante sua atuação comorelator do processo do mensalão. Mas ontem ele demonstrou que não retribui o tratamento, ao mandar um repórter do jornal O Estado de S. Paulo "chafurdar no lixo". Depois divulgou nota em que pediu desculpas aos jornalistas e afirmou que respondeu de forma "ríspida" por estar tomado por "cansaço e fortes dores". Espera-se que suas decisões como magistrados não sejam adotadas quando estiver atormentado pelo "cansaço e fortes dores".

Pra francês ver

O canal France 24 exibiu longa incursão no tráfico do Rio, mostrando que o Comando Vermelho se reorganiza em favelas “pacificadas”.

Lincoln 51

Além de ex-presidente americano pirata e presidente emérito do Brasil, Lula agora também é candidato a presidente-adjunto, em 2014.

Lição de Geografia

Dois mandatos após o nordestino Lula, Dilma afirma que o Nordeste ficou “esquecido”. Na campanha, explicou que em “Vidas Secas”, Graciliano Ramos falou da saídas de nordestinos para o Brasil (sic).”

Gelo seco

Nem a CUT crê nos números manipulados pelo IBGE: pede hoje em Brasília a redução da jornada de trabalho por “mais empregos”, sacando números do Dieese com o baixo valor da hora trabalhada.

NO BLOG DO NOBLAT

MP recusa arquivamento de investigações contra Chalita

Bruno Boghossian e Fausto Macedo, O Globo
O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo decidiu manter nesta terça feira, 5, dois dos 11 inquéritos que investigam denúncias de corrupção contra o deputado Gabriel Chalita (PMDB), em sua gestão na secretaria de Educação Paulista, entre 2002 e 2006.
Os conselheiros negaram recursos administrativos apresentados pelo advogado de Chalita, que pedia o trancamento das investigações. O órgão ainda vai analisar outros nove recursos que pedem a paralisação dos demais inquéritos.



No exterior, 445 servidores recebem supersalários

Vinicius Sassine, O Globo
Dois entre dez servidores públicos federais em exercício fora do país recebem salários acima do teto fixado na Constituição. Um novo levantamento do GLOBO revela que a cúpula da diplomacia brasileira, formada por 132 servidores, não é a única a receber remunerações acima de R$ 26.723,13, vencimento pago a um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e estipulado como teto salarial.
De um universo de 2.129 servidores federais no exterior, 445 recebem mais do que o teto. A grande maioria integra carreiras do Itamaraty: são administradores, analistas de sistema, oficiais de chancelaria, diplomatas da primeira à terceira secretaria, conselheiros e a cúpula do órgão (ministros de primeira e segunda classe, incluindo os embaixadores).

Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores


Petrobras reajusta diesel em 5% e pressiona ainda mais a inflação

Cristiane Jungblut, O Globo
Praticamente um mês após o último reajuste (30/1), a Petrobras anunciou ontem à noite aumento dos preços do óleo diesel, a partir desta quarta-feira. Autorizada pelo governo, a segunda correção do ano será de 5% nas refinarias, sem impostos, e visa a melhorar o caixa da estatal. A alta anterior foi de 5,4%, além de 6,6% para a gasolina.
O reajuste do diesel tem impacto pequeno no IPCA, índice da meta de inflação do governo. Mas Luis Otavio Leal, economista-chefe da ABC Brasil, diz que há reflexos em passagens de ônibus e fretes.



Maduro assume governo e convocará eleição

O Globo
O chanceler venezuelano, Elias Jaua, afirmou na noite desta terça-feira que, após a morte de Hugo Chávez, o vice-presidente Nicolás Maduro deverá assumir a Presidência e convocar eleições.
A decisão deve provocar críticas da oposição, pois pela Constituição estava previsto que o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, assumiria o poder para convocar eleições na falta do presidente eleito. A situação de Chávez, que não chegou a assumir o novo mandato, no entanto, pode abrir margem a outra interpretação.
- Agora se conhece uma falta absoluta no poder, e assume o vice-presidente Nicolás Maduro para convocar as eleições - disse Jaua. De acordo com o chanceler, as eleições ocorrerão num prazo de 30 dias.




NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Chávez, agora morto, foi vítima, isto sim, da própria farsa. E o que não teve tempo de aprender com Lula

Pobre Venezuela!
Dá para saber quando um destino cruel aguarda um povo. Destino? Trata-se, na verdade, de uma construção. Desgraçadamente, a resposta que o país encontrou para uma elite dirigente que entrou em falência foi o chavismo, um misto de banditismo político com delírio ideológico retrô. É evidente que sérias turbulências virão pela frente porque o modo de governo inventado por Hugo Chávez, que morreu nesta terça, só funcionava com o carisma do caudilho. Agora morto, os gângsteres que o cercavam iniciarão a luta intestina pelo poder — ainda que a imagem do mártir garanta ao menos mais uma eleição para a turma. A questão é que, em breve, mais de um poderá dar murro na mesa.
É patético! É melancólico! É triste!
Imaginem quão sem saída está um regime obrigado a inventar uma conspiração, que estaria na origem da doença que matou o líder. Nicolás Maduro sugere, em sua fala, que o câncer do comandante foi obra dos EUA. Ninguém sabe ao certo o mal que acometeu o ditador. Uma coisa é evidente: Cuba não era o melhor lugar para ele se tratar. É aí que se percebe que o bandido farsante obrigou-se a ser, ao menos, verossimilhante.
Entendam o que estou querendo dizer: neste particular ao menos, Chávez foi mais burro e mais fiel ao credo que proclamava do que Lula, por exemplo — que fez muito bem, claro!, em se tratar no Sírio-Libanês. O Apedeuta é infinitamente mais inteligente do que era o bandoleiro de Caracas e faz da incoerência uma arma política. Ele não foi se tratar via SUS — que, segundo chegou a dizer, estava “perto da perfeição”. Escolheu um hospital de ponta e proclamou: todos deveriam ter direito àquele tratamento especializado.
Pouco importa o tipo de câncer de Chávez, suas chances teriam sido evidentemente maiores no Brasil, nos EUA e em alguns países europeus. Mas isso, para a sua mística, seria entendido como uma espécie de rendição. Médicos brasileiros e um grande hospital chegaram a ser sondados. O ditador queria, no entanto, a garantia de que poderia ter aqui a cortina de silêncio que lhe foi assegurada em Cuba. Ao saber que não seria possível porque a democracia brasileira não permite, restava-lhe escolher, deixem-me ver, entre Cuba e a Coreia do Norte…
Boa parte de seu padecimento, que certamente não foi pequeno, se deve ao fato de que resolveu levar adiante a sua farsa. Não aprendeu as artes de Lula, que jamais é refém da própria palavra. Muito pelo contrário: a cada vez que ele joga no lixo o que disse antes para afirmar o contrário, proclama a própria inteligência, a própria esperteza.
Em lugar de Chávez, o Apedeuta se trataria, como se tratou, num hospital de ponta e ainda diria:
“Eles (*) acham que um metalúrgico não pode ter hospital de rico. Mas eu quer dizer que, nestepaiz, um dia, todo mundo vai se tratar no Sírio-Libanês. E vai ser tudo pelo SUS. Eu acho de que (!) as elites brasileiras precisam aprender que o trabalhador tem direito também a essas máquinas caras…. “
E todos aplaudiriam. A Marilena Chaui mesmo ficaria extasiada: “Olhem! Parece a deusa Métis falando; quando Lula fala, o mundo se ilumina!”. O nosso Apedeuta tem um lado macunaímico. Se lhe derem folga, “brinca” (este verbo terá sentido pleno para quem leu o livro) até durante o expediente. Mas não se deve toma-lo por tolo. Sabe ser calculista e autoritário se preciso, e o país, institucionalmente, regrediu muito sob o seu comando e/ou orientação.
Lula não traz consigo aquela mística da “sangre” da América espanhola, do “resistiremos até o último homem”. Enquanto permitirem que ele avance, ele vai — se ninguém reclamar, chega à ditadura. Se a coisa começar, no entanto, a se complicar demais, ele dá um jeito de chupar balas Juquinha… A fidelidade à própria farsa obrigou Chávez a experimentar o fel.
Texto modificado às 19h41 desta terça. Tinha sido escrito minutos antes do anúncio oficial da morte do ditador. Só atualizei os tempos verbais. O texto já dava o ditador como morto.
Por Reinaldo Azevedo


NO BLOG DO CORONEL

Lula joga pesado contra Dilma.

Não foi por acaso que Lula antecipou a campanha eleitoral. Só fazendo isso ele poderia voltar a ter importância no processo político do país. Tomou esta atitude sem dó e nem piedade, acabando com o mandato de Dilma, dois anos antes do prazo, em plena crise econômica, que ele torce para que se aprofunde. Não esqueçam que Lula disse que só voltaria em caso de grave crise econômica ou política. Decidiu criá-la. Um governo que já era ruim, tende a ficar ainda pior. O que vemos, nos últimos dias, é uma presidente completamente perdida, tornando-se refém dos partidos políticos, dos sindicatos e de lobbies empresariais. Tudo planejado por Lula. Tudo organizado por Lula. Esta campanha antecipada, baseada na compra de apoios, vai mergulhar o país num poço sem fundo. Os apoios ficarão caríssimos e o fisiologismo correrá solto. Lula destruiu o segundo mandato de Dilma. Agora organiza rachas na base aliada. Lula aposta no caos. É no caos que ele pretende voltar, como o salvador da pátria. Observem bem o que está acontecendo. Lula está jogando pesado contra Dilma. Resta saber o quanto de apetite a presidente poste terá para reagir e manter a sua reeleição. Ou se vai abrir mão para Lula. O que seria pior para o Brasil?


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

Editorial do Estadão: viceja a incompetência nos canteiros de obras da Transnordestina

Trecho: A conclusão de um dos grandes empreendimentos lançados pelos governos petistas, em seus dez anos no poder, vai ser adiada, como tem acontecido rotineiramente com muitos dos projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Ferrovia Transnordestina, numa extensão de 1.728 km, só deve ficar pronta, se tudo correr bem, em 2016. Quando começaram com estardalhaço, em 2006, a previsão era de que as obras seriam concluídas no fim do governo Lula. O prazo teve de ser prorrogado para 2014. Dada a impossibilidade de que isso venha a ocorrer, o governo acabou tendo de aceitar uma nova dilatação do prazo. E, lógico, o custo também aumentará: o valor orçado de R$ 54 bilhões, já revisto para R$ 6,72 bilhões, subirá para R$ 7,5 bilhões só para a construção.
Leia a íntegra na seção Feira Livre

NO BLOG UCHO.INFO

Lula exalta o finado Chávez e mostra ao mundo que sua especialidade é desqualificar o óbvio

Vergonha zero – Mentir e endossar mentiras alheias são a especialidade de Luiz Inácio da Silva, que continua fugindo da imprensa, apesar de afirmar que nela não tem espaço. Como era esperado, Lula, o Messias tupiniquim, emitiu nota sobre a morte de Hugo Chávez.

Tão populista e enganador quanto Chávez, Lula afirmou que tem “a confiança de que seu exemplo de amor à pátria e sua dedicação à causa dos menos favorecidos continuarão iluminando o futuro da Venezuela”. Como qualquer cidadão que vive em um regime ainda democrático, Lula pode falar o que bem quiser, mas causa preocupação pensar que o Brasil passou oito anos nas mãos de alguém com tão utópica visão.
Essa utopia do pensamento, proposital e ensaiada, é típica de caudilhos, mas Lula mostra-se ainda mais “imbecil” – esse é o termo que ele próprio usa para se referir os formadores de opinião – quando finge ignorar a realidade da vizinha Venezuela.
Chávez jamais se preocupou com a causa dos menos favorecidos, mas deles fez um curral eleitoral, alimentado por esmolas sociais, que garantiram uma década de ditadura socialista. Ademais, o futuro da Venezuela é absolutamente escuro, pois a população é plenamente dependente das esmolas sociais e qualquer medida para reverter o caos deve começar pelo corte de gastos. Quando o governo começar a cortar esses benefícios sociais que garantem a obediência do eleitorado, a Venezuela há de se transformar em um barril de pólvora.
O outro grande problema é que a Venezuela tem uma economia fracassada e que depende de um só produto, o petróleo. Se por um acidente de percurso o preço do petróleo no mercado internacional despencar, em questão de semanas a Venezuela entra em colapso.
Como histriônico de carteirinha, Lula precisa fingir que é bom moco, pois a partir de agora não terá mais que dividir com Chávez a vitrine do socialismo safado que impera na América Latina. Para que isso ocorra, Lula terá de escantear o presidente do Equador, Rafael Correa, um comunista preparado e com discurso vanguardista.

Com edição extra do DOU, Dilma “faz o diabo” para desmoralizar o Congresso, diz presidente do PPS

Golpe baixo – Uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) divulgada na tarde desta terça-feira (5) transformou o Congresso Nacional na versão terrena do inferno. Com a desculpa de que o Palácio Planalto teria cometido erro material na mensagem sobre os vetos do projeto relativo aos royalties do petróleo, a presidente Dilma Rousseff resolveu modificar o texto horas antes da análise pelo Legislativo dos artigos que ela mesma vetou.

Até o meio da tarde desta terça, a indefinição rondava o futuro da votação. Duas vertentes eram mais fortes: a da prejudicialidade total da votação ou da apreciação parcial dos vetos que barram a divisão dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios.
“Com essa medida, a presidente Dilma admite que faz o diabo não somente no período eleitoral. Faz o diabo para desmoralizar o Congresso”, disparou o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). Na avaliação do parlamentar, não há cabimento um erro ter sido descoberto justamente no dia da votação dos vetos e há mais de três meses da mensagem oficial enviada ao Congresso.
“A presidente da República usa de uma chicana própria de advogados da pior qualidade na tentativa de desmoralizar o Congresso. Isso é um absurdo!”, criticou Freire.


Apaixonado pelas privatizações, governo incompetente do PT quer vender distribuidoras da Eletrobras

Quem te viu – Garantem os mais experientes que o tempo é o senhor da razão. E essa razão torna-se ainda mais evidente quando o PT é flagrado na contramão dos próprios discursos. Depois de acusar o PSDB de “privatista” ao longo dos últimos anos, principalmente nas campanhas eleitorais, o Partido dos Trabalhadores passou a exalar uma descontrolada paixão pela privatização.

Lula e sua horda chegaram ao Palácio do Planalto, em 2003, como se fossem uma caravana de gênios incompreendidos, sempre incensados por discursos ufanistas e mentirosos, mas se valeram das realizações dos governos anteriores para esconder a incompetência que domina o PT. E essa incompetência está cada vez mais presente no cotidiano, com a economia caminhando na corda bamba.
Para não agir como um papel carbono, copiando as ações dos tucanos, o PT resolveu batizar de concessões à iniciativa privada o que não deixa de ser uma privatização disfarçada.
Nesta terça-feira (5), o diretor Financeiro e de Relação com os Investidores da Eletrobras, Armando Casado, informou que o plano de reestruturação contempla a venda de distribuidoras de energia do grupo.
“[O plano] prevê a possibilidade de alienação de mais de um ativo”, disse Casado, ao chegar ao Senado, onde participar de audiência pública que discutirá as mudanças feitas pelo governo na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), no vácuo do projeto populista de redução da tarifa de energia elétrica, cujas compensações às empresas geradoras custarão ao contribuinte R$ 8,5 bilhões por ano.
Alegando que o plano de reestruturação da Eletrobras ainda estar sob análise e discussão, Armando Casado disse que ser impossível adiantar quais ativos da empresa serão colocados à venda. Ele apenas confirmou que o foco “está sendo feita em torno das distribuidoras”.
Atualmente, a Eletrobras tem sob seu controle seis distribuidoras, nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima. Para quem era contra as privatizações e a favor de uma maior participação intervencionista do Estado, até que os petistas têm se revelado.

NO BLOG ALERTA TOTAL

Mui amigo

Soa como piada a mensagem de condolências da Presidenta Dilma, classificando Hugo Chávez como “amigo do Brasil”.

Ele morre deixando uma dívida de US$ 14 bilhões de dólares da Venezuela com o nosso BNDES, e uma promessa de investimento nunca concretizada pela PDVSA no superfaturado negócio da refinaria Abreu e Lima, com a Petrobrás, em terras pernambucanas.

De amigos assim, como diria o caboclo, o inferno está superlotado...


Lincolmania adaptada













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA