A PRAGA DO CRACK


Ações integradas (Editorial)

O Globo
A expansão do crack reclama ações urgentes em duas frentes, a do abastecimento e a do consumo. Ambas têm indicadores alarmantes. O Brasil, que já se consolidou na triste posição de rota preferencial do tráfico internacional de cocaína, parece caminhar para também ocupar um lugar de ponta no mercado mundial dessa droga, segundo projeções da ONU.
Atualmente, somos o terceiro no mundo no ranking dos maiores consumidores da terrível substância. A previsão das Nações Unidas se assenta nessas duas evidências: o consumo interno aquecido e as rotas que asseguram o movimento de exportação e importação de entorpecentes são inquestionável sinal de que a situação pode descambar para o descontrole.
Na ponta do provimento do mercado, deve-se recorrer a ações integradas das três instâncias do poder público, com ênfase na repressão aos grupos de traficantes e à rede criminosa que garante a circulação da droga.
Disseminado por praticamente todo o país, o crack já causa problemas no sistema de saúde de 64% das cidades brasileiras, diz a Confederação Nacional de Municípios.
O Brasil consome até uma tonelada de crack por dia, segundo a Polícia Federal. Com tais números, o combate ao tráfico para asfixiar o abastecimento dos pontos de venda é uma unanimidade.
Já na outra ponta do problema, a das consequências, as ações envolvem questões mais complexas, principalmente no âmbito do tratamento a ser dispensado aos usuários.
Em São Paulo, o poder público retomou a política de recolhimento, nas cracolândias, e internação compulsórios de viciados.
O Rio divide-se entre adotar ou não essa linha de ação, ora hesitando em seguir tal procedimento, ora fazendo incursões em áreas de comércio e consumo da droga atrás de viciados. 
Leia a íntegra em Ações integradas 

Do Blog do Noblat de 13-02-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA