Pular para o conteúdo principal

ZÉ DIRCEU Á ESPERA DA POLÍCIA


(A propósito da entrevista de Dirceu à Folha) À espera da polícia, os que viveram a ilusão do poder.

Sandra Starling
Tomo emprestado à “Folha de S.Paulo” o título da entrevista feita, recentemente, com o ex-ministro José Dirceu. Quanta ironia! No dia em que ele pedira exoneração da Casa Civil, enviei-lhe e-mail, lembrando-lhe o sentido original da palavra grega, “ostracismo”, utilizada para designar os que se destacavam (geralmente por suas qualidades): eram colocados à margem das decisões públicas para evitar que se tornassem tiranos. Eu me encontrava ainda atordoada pelas declarações do deputado Roberto Jefferson sobre o que vinha acontecendo no governo Lula. Não podia acreditar fossem verdadeiras aquelas acusações.
Quando Zé Dirceu chegou à Câmara dos Deputados, no mesmo ano que eu, transformou-se rapidamente em uma espécie de xerife. Fazia a três por dois representações ao Ministério Público pedindo investigações. Desconfiava de tudo e todos e teve papel proeminente no “impeachment” de Collor.
Não era esse o meu estilo de ser representante popular. Não achava que transformar o Congresso Nacional em delegacia de polícia fazia parte de nosso papel. Fiscais, sim, mas não acusadores e perseguidores de quem quer que fosse. E no interior do PT, por ação dele, ia minguando a democracia interna, substituída pela “luta política”.
À época do e-mail, eu já fora defenestrada do Ministério do Trabalho e Emprego. Não conseguia entender a maioria das iniciativas do governo de que eu tanto esperara.
###
ARREPENDIMENTO
Zé Dirceu agora se arrepende de não ter ajudado a criar uma sólida cultura de esquerda no país e vê que a cantada e decantada nova “classe média”, criada a partir de medidas tomadas por Lula/Dilma, está “vivendo num paraíso”, mas também vem sendo “cooptada” por valores conservadores… “É preciso trabalhar. A esquerda nunca teve uma vida tranquila no mundo. Nunca usufruiu das benesses do poder”.
E prossegue: “O Ministério Público e a polícia com esse poder, esses grampos… isso está virando uma Gestapo. Quando as pessoas acordarem, pode ser tarde demais”.
Zé Dirceu só se esqueceu de que, enquanto presidente do PT e depois virtual “primeiro-ministro”, poderia ter posto um paradeiro na doce ilusão que eles compartilharam ao confundir estar no governo com ter o poder. Todos e, principalmente, o chefe estavam maravilhados por serem paparicados pelos poderosos: haviam trocado a aguardente pelas boas safras de Romanée Conti; pelos presentes como Rolex e Land Rover; vestiam ternos finamente cortados pelos melhores alfaiates do Brasil e deixavam que suas mulheres se transformassem em dondocas de cabeleireiros famosos, cheias de botoques deformadores.
Viveram a ilusão do poder. Só que os que têm poder só o têm porque podem explorar, excluir, subornar e corromper. Agora, muitos vão ter de se arrepender na cadeia. Onde espero, de coração, possam se transformar em sábios, reconhecendo seus erros e o engano a que levaram os pobres do Brasil. Se ainda houver tempo para que isto aqui não se transforme num imenso meio-oeste americano, cheio de fanáticos reacionários…

Na Tribuna da Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...