Pular para o conteúdo principal

DOIS FIOS DESENCAPADOS?


Fios desencapados na relação Lula-Dilma?

Carlos Chagas
Se não era hora, e o governador Eduardo Campos fez vazar a informação por ingenuidade ou malícia, deve ser excluído da Corte por falta de confiança. Mas se já era hora, e o presidente do Partido Socialista apenas cumpriu missão acertada com a presidente Dilma, quem fica mal é o ex-presidente Lula, que obrigatoriamente deveria ter sido convidado a participar do anúncio.
Fala-se da notícia publicada ontem a respeito de Dilma haver participado a Campos, em encontro na segunda-feira, que vai disputar a reeleição em 2014. Que a presidente é candidata a um segundo mandato, até os postes da Esplanada dos Ministérios sabiam, faz muito. Claro que na dependência de sua popularidade continuar em altos patamares, assim como do compromisso de o Lula manter a decisão tantas vezes expressa por ele, de que a vez é dela, daqui a dois anos. Discutia-se a oportunidade da confirmação, que para Dilma não deveria acontecer tão cedo. O ano de 2013 é de realizações administrativas, ela tem enfatizado.
Por que, então, ficou o dito pelo não dito e a imprensa pode noticiar o mais importante conteúdo de uma conversa a dois, no palácio do Planalto? Milimétrica e sofisticada, essa operação não foi. É claro que a presidente carece de condições para desmentir o que insistia em não tornar público para não chamar o fogo amigo antes da hora. Como vai dizer, agora, que não é candidata? Admitem alguns que o anúncio terá sido feito para neutralizar os petardos fluindo de parte do PT, empenhados alguns companheiros em fazer o Lula candidato e assim vingar-se de Dilma pela pouca atenção que ela dedica ao partido.
Quem quiser que decifre a charada, mas a verdade é que o processo sucessório ameaça fugir do controle dos detentores do poder. Até porque Eduardo Campos faz saber que sua candidatura está posta. Não renunciou à pretensão, ainda que dependa de mil fatores para efetivá-la.
Espera-se para esta semana nova conversa entre Lula e Dilma. Haverá fios desencapados nessa relação?
EXÉRCITO BRANCALEONE?
João Capiberibe, Cristóvan Buarque, Randolfe Rodrigues, Pedro Taques e outros estão à espera de dois movimentos: um das oposições no Senado, lideradas por Álvaro Dias e Aloísio Nunes Ferreira, outro dos dissidentes do PMDB, com Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos, Luiz Henrique e mais alguns. Consolidado esse grupo, com dificuldade chegaria a 20 senadores, ou seja, jamais colocaria em perigo a candidatura de Renan Calheiros à presidência da casa. Apenas incomodaria, feito ferrinho de dentista.
MALDADE
O governador do Piauí, Wilson Martins, ficaria devendo algumas semanas a mais no Purgatório, se o Purgatório existisse. Onde já se viu em pleno calor infernal, debaixo do sol do meio-dia, presentear a presidente Dilma com uma roupa de vaqueiro, daquelas de couro curtido, obrigando-a a vesti-la e até botar um chapéu?
Certos presentes dados a presidentes da República deveriam ser proibidos por lei. É grande o número de chefes de governo obrigados a experimentar cocares espalhafatosos, senão os índios anfitriões ficariam ofendidos. Alguns, como José Sarney, resistiram impolutamente, porque essas penas dão um azar danado. Mas gibão de vaqueiro nas condições de sexta-feira, no interior do Piauí, convenhamos, é um passaporte para a insolação…

Na Tribuna da Internet de 20-01-13.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...