Pular para o conteúdo principal

A eutanásia e o valor do último minuto


Quando o Parlamento holandês aprovou o projeto de lei que tornou legais naquele país o suicídio e a eutanásia, a medida, que repugnou a todos nós, apenas formalizou o que os médicos holandeses vinham praticando desde 1993. E a Holanda, uma nação em que 54% da população se diz cristã, inscreveu-se como o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia.
Segundo dados divulgados na época pelos jornais, 2.216 holandeses morreram em 1999 – antes portanto da aprovação da lei – com a ajuda dos profissionais da Medicina, que conhecem muito bem o juramento de Hipócrates, reiterado na colação de grau dos formandos em Medicina, o qual afirma que cabe ao médico lutar pela vida, nunca pela morte.
Diversas tentativas têm sido feitas no mundo todo para legalizar a eutanásia, um tema que vem produzindo polêmicas desde 1903, quando o Parlamento da Alemanha vetou proposta nesse sentido.
Uma década antes da legalização da eutanásia na Holanda, o Estado americano do Oregon aprovou iniciativa semelhante, mas a Suprema Corte dos Estados Unidos impediu que o assunto prosperasse, dada a sua flagrante inconstitucionalidade.
Os defensores da eutanásia dizem que a lei holandesa é importante e é mesmo muito boa porque, segundo seus termos, só alcança os adultos com doenças incuráveis e que estejam sofrendo de forma insuportável. Por que, então, negar-lhes atendimento, se esse é o seu desejo?
O argumento é, não há dúvida, irrespondível no campo do materialismo, que apenas vê o corpo e não se dá conta da alma nem dos destinos do homem na Terra.
No livro O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 5, item 28, São Luís (Espírito) trata do assunto e lembra que o espírita, que sabe o que se passa além-túmulo, “conhece o valor do último pensamento”. Ora, as vicissitudes, as amarguras e os sofrimentos existem não para nos abater, mas para serem vencidos. Se não forem suportados com coragem e resignação até o fim, a prova deverá ser repetida. É isso que desejamos para os nossos pais e amigos? Será justo, por causa dos sofrimentos de algumas horas ou alguns dias, que eles percam a prova toda? Não. Certamente que ninguém deseja isso para o seu ente querido.
Eis aí, pois, a razão que levou São Luís a escrever, reportando-se à pessoa que padece, sem muitas esperanças, sofrimentos amargos: “Suavizai os últimos sofrimentos tanto quanto vos seja possível fazê-lo; mas guardai-vos de encurtar a vida, ainda que seja apenas por um minuto, pois esse minuto pode poupar muitas lágrimas no futuro”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)