Natal
Natal
Natal  é uma das mais universais datas comemorativas que existem. Em todo o mundo, as pessoas comemoram o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. Um exemplo claro da importância do significado da data é que a mesma marca a divisão da história em dois períodos: antes e depois de Cristo, fatoimportantíssimo, principalmente para o mundo ocidental.
Entretanto, o Natal não é necessariamente algo cristão. Podemos enxergar os mesmos valores da data, ou seja, o significado de esperança e renovação na cultura de certos povos da Antiguidade, como os mesopotâmicos, por exemplo. Outro fato que devemos citar é que no dia 25 de dezembro os romanos celebravam o nascimento do Deus Sol. A festa se chamava “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível).
Desta forma, podemos dizer que o Natal foi fruto da oficialização do Cristianismo no Império Romano. Em outras palavras, os romanos “cristianizaram” certas tradições pagãs remotas. Como a Bíblia não cita a exata data de nascimento de Jesus Cristo, as autoridades religiosas cristãs estabeleceram – claramente influenciadas pela cultura romana – o 25 de dezembro. A data foi oficializada pelo Papa Julius I (337 -352).

Do www.historiadetudo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA