Pular para o conteúdo principal

Bode preto para Lula

Sebastião Nery
Quando a Câmara Federal reabriu, em março de 1970, depois do AI-5, senadores e deputados foram ao Alvorada para uma visita de “cortesia” ao presidente Médici. Chagas Freitas, então deputado, do MDB oficial, foi apresentado pela primeira vez ao general, que lhe disse:
-Preciso falar com o senhor.
Chagas ficou como uma vela de óculos. Puxou pelo braço o deputado Rubem Medina (MDB da Guanabara) e um deputado da Arena de São Paulo, que tinham ouvido a conversa, e lhes perguntou, todo perturbado:
- Vocês imaginam o que seja?
- A sucessão carioca, evidentemente – disse Medina.
Mas o deputado paulista resolveu fazer uma brincadeira:
- Não é nada disso e eu estou bem informado. Chagas, sua situação não está boa. Não quer dizer que você vai ser cassado. A Arena do Rio já foi avisada de que em hipótese alguma o governador será você. Problemas de organização secreta do diretório, excessivo controle do partido.
 Chagas ficou todo ensanguentado…
###
CHAGAS
Chagas saiu do Alvorada em pânico. No dia seguinte, voltou para o Rio e chamou seu staff para uma reunião em casa: Erasmo Martins Pedro, Miro Teixeira, Rossini Lopes, presidente da Assembleia, e outros. Contou a história e suspirou, olhando para o teto, por cima do aro dos óculos:
- Preciso tomar providência urgente. Já tinham me avisado que se eu não fizer trabalhos seguros o azar superará as possibilidades. Só uma força superior para enfrentar os “serviços” que estão fazendo contra mim.
Rossini resolveu o problema:
- Sou “cambono” (acólito, ajudante de sessões de Umbanda) de “Seu 7 da Lira”. Dona Cacilda sabe de tudo e tem força para desmanchar.
Foram para o Terreiro de “Seu 7”, em Santíssimo. A comitiva tinha oito carros, um oficial e os demais particulares.
###
“SEU 7”
Chegaram exatamente à meia-noite, no meio da sessão. Chagas ficou no carro, Rossini entrou sozinho, falou com dona Cacilda. Ela interrompeu a sessão, recebeu Chagas reservadamente, para ele não ser visto pela gente toda que estava lá. “Seu 7” fez uma cara de horror:
- A situação é negra. Há muita gente convocando espíritos maus contra o senhor. Preciso fazer, e fazer logo, um trabalho pesado com 3 bodes pretos. Cabra nem carneiro não servem. Só bode.
Onde encontrar, naquela hora, 3 bodes pretos?
Os 9 carros saíram em direção a Campo Grande. Pararam à beira da estrada, cabra tinha muita, mas bode nenhum. Chagas ficou com Erasmo dentro do Galaxie oficial e Rossini saiu comandando o pelotão dos caçadores de bode preto, todos agachados dentro do mato. De repente, dentro da noite, vinda lá do matagal, ouviu-se uma voz de comando de Rossini, gritando como um possesso:
- Vamos berrar que eles aparecem! Todo mundo berrando!
E começaram a berrar:- “Béééé´, Bééé, Bééé”!
Pelo berro ou pela sorte, às 4 da manhã três bodes pretos tinham sido capturados entre Santíssimo e Campo Grande. Chagas, aflito, suava como um cão de caça. Voltaram. “Seu 7” abriu os três bodes a facão, pegou as vísceras e passou, ensanguentadas, no corpo de Chagas, da cabeça aos pés. A roupa branca de Chagas parecia véu de Verônica. Um banho de sangue.
Um ano depois, Chagas tomava posse no governo da Guanabara, Nunca mais sobrou um bode entre Santíssimo e Campo Grande.
###
SARNEY
Sarney, Rui Falcão, João Paulo Cunha e outros, a “turma da pesada” do PMDB e PT está convencida de que é preciso um “trabalho” urgente para levantar a moral de Lula. Ele anda numa depressão continua. Não pode ouvir falar em Marcos Valério, Rosemary Noronha, Roberto Gurgel. Lula está certo de que a qualquer momento o Valério pode falar de novo. E se a Rose, os irmãos Vieira, resolverem abrir a boca? Nunca viajou sozinho.Agora está tendo que viajar só, porque o proibiram de levar a Rose. É por isso que Dirceu e Okamoto levaram aqueles governadores vadios a São Paulo, em plena terça-feira, comandados pelo “trimensalinho” Agnelinho.E o Berzoini já está arranjando um bode preto em São Bernardo.
sebastiaonery@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...