PALAVRA DO DIA

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Dicionário do voto.

Pelouro (24/10/2012)
Pelouros eram bolas de cera com fendas onde se colocavam os papéis de voto. Depois de guardados os votos, as bolas eram colocadas em sacos e estes trancados em cofres, de modo a evitar a fraude até a escolha do candidato vencedor. Os sacos continham três compartimentos, um para cada cargo eletivo, e seus respectivos cargos eram o de juiz, vereador e procurador. O nome vem de balas de metal usadas em armas de artilharia, muito parecidas com as bolas de cera. No Brasil colonial, as eleições eram feitas oito dias depois do Natal, quando um juiz convocava um menino de até sete anos para sortear os papéis dos pelouros. Sair nos pelouros significava, portanto, ser sorteado. Também se chamava ‘pelouro’ o serviço das Câmaras distribuído pelos Vereadores, como o da Saúde, da Limpeza, das Obras etc.

>>Definição do iDicionário Aulete: 


(pe.lou.ro)
sm.       
1. Cada uma das comissões em que se divide o poder legislativo municipal em Portugal: pelouro da junvetude da câmara municipal
2. Antq. Bala de metal com que se carregavam muitas das antigas armas de fogo: "[...]com a projeção de um pelouro de ferro com cerca de 7.7 quilos de peso [...]partiu o mastro do traquete com uma pelourada[...]." (naufragium.blogspot.com 18/12/2005)
[F.: Talvez de * peroulo, dim. moçárabe do lat. petra, segundo Corominas.]
___

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA