Pular para o conteúdo principal

Dá o dízimo ou vai pro inferno


Sebastião Nery na Tribuna da Internet de 07-10-12

Santa Catarina toda conhece esta história. O governador do PMDB, Casildo Maldaner (90-91), depois senador, foi a uma cidade do interior lançar a candidatura de Aníbal, um pastor evangélico do partido, à prefeitura.
A cidade estava agitada. Aníbal havia escolhido para vice o comerciante Vavá, de péssimos antecedentes e presentes. Quando o governador subiu ao palanque com Aníbal e Vavá, ouviu vaias de todo canto. Aníbal pegou logo o microfone, abriu uma Bíblia enorme, pesada, suspendeu sobre a cabeça :
- Meus irmãos, hoje acordei resolvido a vir a este comício renunciar à minha candidatura a prefeito, porque nossos adversários andam dizendo que meu vice Vavá é ladrão. Mas, na hora de sair para cá, abri minha Bíblia, que é minha luz e meu farol, e pedi a Jesus que ele me iluminasse. E ele me iluminou.
Aníbal abaixou a Bíblia, já aberta, pôs o dedo em cima e continuou :
- Está aqui, na Bíblia, a resposta a nossos inimigos. Se Jesus, que era Jesus, o Senhor que tudo sabe e tudo pode, morreu na cruz entre dois ladrões, por que eu, seu mais humilde servo, não posso ser prefeito ao lado de um só?
Aníbal e Vavá ganharam a eleição e acabaram cassados pela Câmara.
 Macedo, mercador da fé e do voto
###
PASTORES
Os jornais publicaram foto do ministro Marcelo Crivella fazendo campanha para Celso Russomanno. Sobrinho do “bispo” Edir Macedo e herdeiro da Igreja Universal, dona da TV Record, que há muito tempo fez uma “parceria” com Lula, o “bispo” Crivella avisava o petista Fernando Haddad que “peixe morre pela boca”.
A Bíblia de Aníbal é a mesma de Edir Macedo e Crivella. Ela também conta que a única vez em que Jesus, a suprema compreensão, perdeu a paciência e a calma foi quando entrou no Templo de Jerusalém e lá encontrou “os mercadores e os vendilhões” do Templo, com suas mercadorias e seus dízimos, e os expulsou violentamente.
Não há diferença entre o que Edir Macedo e os demais pastores fazem com os votos de milhões de fiéis de suas “igrejas” e o que faziam os “mercadores e vendilhões” do Templo expulsos por Jesus. Em nome da fé, conspurcando a Bíblia e a mensagem do Cristo, os daqui mercadejam votos como os de lá mercadejavam objetos e dízimos.
E ainda se queixam de que os que os criticam têm “preconceito”.
###
A UNIVERSAL
Eles devem conhecer, e seus ludibriados “fiéis” também deveriam ler, o irrespondível e devastador livro “Ou Dá o Dízimo ou Desce ao Inferno – Análise das Estratégias de Persuasão na Teologia da Igreja Universal”, do professor Alex Peña-Alfaro, da Universidade de Pernambuco, tese de doutorado defendida na Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona.
Entre outros documentos raros, ele estuda um vídeo em que o “bispo” Edir Macedo, proprietário da Igreja Universal, “ensina aos pastores como pedir os dízimos nos templos”:
- “Você tem que chegar e se impor. Tem que mostrar ao fiel que, se ele quiser ajudar, Amém. Se não quiser ajudar, Deus vai arrumar outra pessoa para ajudar. Entendeu como é que é? Se ele não quiser, que se dane” (sic). Ou dá ou desce (sic). Se se mostrar chocho, o povo não vai confiar em você. Você tem que ser um super-herói. Tem uns que dizem : – “Há quanto tempo eu queria isso”!. Esse vai ficar do nosso lado, esse vai dizer : – “Isso mesmo!”, e põe tudo lá. Se tiver alguém que não dê, tem um montão de gente que vai dar. Tem que ser no peito e na raça. O povo quer ver seu pastor brigando com o demônio. Nós vamos lá. Bota pra quebrar, faz cambalhota, o povo fica louco”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)