Cuidados com os Queijos


Por EQUIPE ACOSC em 16/06/2006
Tópico: Qualidade do Leite e Derivados
Especialistas alertam para os cuidados com os queijos:

Verificar as condições de refrigeração e a data de validade são itens fundamentais na hora da compra de queijos fresco ou maturado (submetido à cura), sólido ou cremoso. Isso porque o queijo é um produto perecível. Os processos de manipulação, armazenagem e exposição do queijo devem ser seguidos corretamente, da fábrica até o ponto de venda, para que seja mantida a qualidade do produto.

Antes de comprá-lo é importante que o consumidor fique atento ao prazo de validade, aparência do produto, além da temperatura do refrigerador do ponto de venda.

Uma das principais preocupações dos fabricantes é a condição de refrigeração das lojas. “Por se tratar de um produto lácteo a cadeia de frio é muito importante. Temperaturas de estocagem e exposição superiores às indicadas nas embalagens comprometem a qualidade e o prazo de validade”, alerta Silmara Figueiredo, consultora de marketing da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

Um dos queijos que mais sofrem com temperaturas inadequadas é o do tipo fresco, popularmente conhecido como Branco, Minas ou Minas Frescal. Eles possuem alto teor de umidade e precisam ser mantidos sob constante refrigeração, à temperatura de até 8ºC. O queijo tipo Minas Frescal deve apresentar textura firme e a cor do soro deve estar ligeiramente esverdeada e límpida. Caso esteja leitosa ou se o queijo estiver inchado ou estufado é indicação que o produto foi mal conservado ou manuseado.

Na hora da compra é importante conferir também se queijo possui o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura que certifica que ele está sendo elaborado dentro dos padrões de identidade e qualidade fixados pelo Governo Federal. Além disso, as embalagens precisam cumprir as portarias editadas pelo Ministério da Agricultura, que tornam obrigatórias a rotulagem dos valores nutricionais e informações sobre validade e data de vencimento do produto.

Além dessas observações no ponto de venda, o consumidor precisa ter certos cuidados para conservar os queijos corretamente em casa. É importante que a dona de casa embale e guarde corretamente cada tipo de queijo, e se possível deixe para comprar o queijo por último no supermercado, para mantê-lo por mais tempo dentro das condições de refrigeração.

Como conservar queijos:

Queijos com soro (Minas Frescal) - O consumidor deve tirá-lo da embalagem, escorrer todo o soro, embrulhar o produto em filme plástico e guardá-lo num recipiente. Esses pequenos cuidados evitam o aparecimento de leveduras na casca, que deixam o queijo com aspecto de melado, diminuindo sua validade.

Queijos sem soro, em pedaço (Mussarela, Prato, Provolone, Parmesão, Gorgonzola, Cheddar, Gouda) - A dona de casa deve sempre após o uso embrulhar o produto com filme plástico ou papel alumínio para diminuir o contato com o oxigênio, evitando assim o ressecamento da massa e o aparecimento precoce de bolor.

Queijos sem soro, em fatias (Fatiados tipo Prato e Mussarela) - Devem ser mantidos em potes fechados e consumidos no máximo até três dias após serem fatiados.

Queijos cremosos (Requeijão) - Devem ser mantidos fechados nas embalagens originais e consumidos no prazo estabelecidos pelo fabricante.

Queijos de mofo branco (Brie, Camembert) - Devem ser conservados embrulhados no próprio papel da embalagem que já é especial para sua melhor conservação.

Para servir queijos corretamente, o ideal a dona de casa tirá-los da geladeira de 15 a 30 minutos antes da hora de servi-los, exceto para os queijos frescos, para que suas características, de sabor e textura, sejam mais valorizadas. Depois de servidos e não totalmente consumidos, todos os queijos devem retornar o mais rapidamente possível para a refrigeração.


Fonte: ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo


Extraído da página http://www.acosc.org.br por Estênio Negreiros, Fortaleza,CE, em 09-10-2012.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA