AJUDA ÀS VÍTIMAS DA SECA NO CEARÁ


SOLIDARIEDADE

Campanha ajuda a vítimas da seca

09.10.2012

Alimentos e água potável estão sendo entregues nos municípios do Ceará. A arrecadação continua
As famílias dos municípios cearenses atingidos pela seca contam com a solidariedade de pessoas e empresas que têm doado alimentos e água potável que serão enviados para o Interior com o objetivo de ajudar no sustento de pessoas que vêm sofrendo por conta da estiagem.


A iniciativa faz parte da campanha "Nossos irmãos não podem mais esperar", que possui pontos para coleta na capital e no Interior do Estado FOTO: FABIANE DE PAULA
A iniciativa faz parte da campanha "Nossos irmãos não podem mais esperar", realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), com apoio do Sistema Verdes Mares, Cruz Vermelha e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). A ação irá beneficiar, em média, 140 mil pessoas.

Ao todo, já são quase 136 toneladas de alimentos arrecadados desde o início da campanha, em agosto deste ano. Eles devem ser entregues, inicialmente, em 65 cidades atingidas, se estendendo até às demais, conforme as doações forem chegando.

Sensibilização

Apesar de expressiva, a quantidade de doação arrecadada ainda é insuficiente para auxiliar todas as famílias atingidas pela seca, segundo a gerente do Programa de Assistência Social do Serviço Social do Comércio (Sesc), Lêda Azevedo. "Essa é uma campanha em que estamos buscando sensibilizar toda a sociedade em relação aos municípios que foram fortemente afetados pela estiagem. A situação é séria, tendo em vista que o Ceará tem 176 municípios atingidos pela seca. Destes, 65 estão mais vulneráveis. Nosso objetivo, porém, é levar solidariedade não só a estes 65, mas a cada lugar que vem sofrendo com a estiagem".

Lêda acrescenta que 30 municípios já estão com seus recursos hídricos insuficientes. Com o objetivo de arrecadar mais alimentos e água, a campanha, que deveria ser encerrada em setembro, foi adiada e deve se estender por mais alguns meses.

Doações

Todas as unidades do Sesc e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) das cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu estão recebendo alimentos não perecíveis e água potável. Além deles, alguns postos de gasolina e terminais de ônibus da Capital são pontos de entrega.

Cada cidade com unidades do Sesc e Senac será responsável por destinar as doações aos municípios mais próximos. "O mais importante é doar. Qualquer pessoa e empresa pode ajudar a tornar essa campanha visível e fazer diferença na vida de milhares de famílias", disse Lêda.

Ainda de acordo com ela, os relatos das famílias que recebem as doações são carregados de gratidão. "É muito comovente ver a reação de cada família, algumas até ilhadas e sem nenhuma opção de comida ou bebida", destaca.


LÍVIA LOPES para o Diário do Nordeste (Cidade)REPÓRTER 

Comentários

  1. Este é o nosso mundo. Seca em um lugar e chuva em excesso em outro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA