Pular para o conteúdo principal

O PT esfolado

Sebastião Nery
Tribuna da Internet de 28-9-12.
Em 1944, os inimigos da ditadura já estavam cansados de esperar que Getúlio Vargas cumprisse o compromisso de convocar eleições. Decidiram partir para a ofensiva e lançar um candidato. Diante da situação, procuraram um militar. Surgiram três nomes: general Heitor Borges (que, na partida da FEB para a Itália, havia dito, em discurso, que os pracinhas iam defender lá fora a mesma democracia que queriam aqui dentro), o general Estilac Leal e o brigadeiro Eduardo Gomes.
 Brig. Eduardo Gomes
Procurado por Pedro Aleixo, Eduardo Gomes insistiu que o candidato devia ser um civil e, de preferência, o próprio Pedro Aleixo. Mas acabou aceitando não propriamente a candidatura, mas o lançamento de seu nome para pressionar o ditador. A bola de 1945 começou a rolar.
###
GETULIO
Getúlio foi surpreendido pela notícia e logo foram presos, no Rio, Adauto Lúcio Cardoso, Dario de Almeida Magalhães, Virgílio de Melo Franco, Austregésilo de Athayde.
Coriolano de Góis, chefe de Polícia, disse que a ordem era do ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra.
Procurado, Dutra desmentiu: o Exército não tinha nada com as prisões. Alguém foi a Getúlio, que disfarçou:
- Não sei do que se trata. Soube que o doutor Virgílio de Melo Franco foi preso porque perturba o esforço de guerra, articulando candidaturas.
A candidatura Eduardo Gomes cresceu e Getúlio, encurralado, foi obrigado, no dia 22 de fevereiro de 45, a convocar eleições para dezembro.
###
PEDRO ALEIXO
Pedro Aleixo relembrou essa história ao saudoso jornalista Antonio Carbone e dela tirou quatro conclusões:
1.“A História ensina que em política não se deve ficar perguntando aos outros o que fazer. Cada qual que faça o que acha que deve fazer e deixe o resto por conta dos acontecimentos, que sempre vão em frente.”
2. “Em 1944, em plena ditadura, lançamos um candidato à Presidência sem que tivessem sido convocadas eleições. O lançamento é que forçou a convocação das eleições e apressou a derrubada do ditador.”
3. – “É um erro ficar-se muito atento à música oficial para ver como se dança. Cada qual que dance com a música de suas convicções”.
4. “Quem bate demais também esfola a mão de tanto bater.”
###
LULA
Lula e o PT começaram o ano batendo em todo mundo, adversários e aliados mais distantes. Diziam que iam varrer o pais ganhando as eleições municipais de ponta a ponta. Bastaram três meses de campanha para quebrarem a cara. Estão sendo derrotados e humilhados de norte a sul.
O PT deixou de ser um partido. Virou uma cara. Ameaçavam com o começo do horário eleitoral. Iam jogar a cara de Lula na TV e todo mundo teria que sair da frente. Veio o horário eleitoral e Lula e o PT deram chabu.
Lula havia anunciado que iria a todas as capitais e às maiores cidades.
Descobriu que não bastava comprar pesquisa do Ibope. ( O Vox Populi, de tão lacaio e desmoralizado, nem comprador encontra mais). E Lula nem foi a Recife. O candidato do PT desabou por si. Foi a São Paulo e o candidato do PT não sai do lugar. Pôs a viola no saco e sumiu no Mexico.
Das outras 22 capitais, só foi a duas : Salvador e Manaus. Não adiantou.
###
EMOÇÕES
O desastre nacional está desesperando Lula e o PT . Jamais imaginaram surra tão grande. Culpam o Mensalão, que Lula chamava “uma farsa” e o PT “uma falácia”. Apenas os exemplos de 10 Estados.
1.- ARACAJU – João Alves (DEM) 51%, Valadares (PT-PSB) 24%.
2.- SALVADOR – ACM Neto (DEM) 40%, Pelegrino (PT) 27%.
3. – MANAUS – Artur (PSDB) 34%. Vanessa (PT-PCdoB) 27%.
4. – NATAL – Carlos Eduardo (PDT) 44%. Mineiro (PT) 9%.
5. – TERESINA – Firmino (PSDB) 35%. Washington (PT) 10%.
6. – P.ALEGRE–Fortunati (PDT) 45%. Manuela (PT-PCdo B) 28%
7. – RECIFE – GERALDO (PSB) 39%. Humberto (PT) 16%.
8. – SÃO PAULO – Russomano (PRB) 35%. Hadad (PT) 15%.
9. – MACEIÓ – Palmeira (PSDB) 48%. Lessa (PT-PMDB) 23%.
10 – B. HORIZONTE – Lacerda (PSB) 49%. Patrus (PT) 31%.
Como diz Roberto Carlos, “são tantas emoções”. E o PT se esfolando.
sebastiaonery@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)