DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 27-9-12

BLOG DO EGÍDIO SERPA


Concursados do BNB: falta transparência



DIÁRIO DO NORDESTE

O POVO

ELEIÇÕES 2012

O POVO/Datafolha: Elmano 24%, Roberto Cláudio 19% e Moroni 18%

Candidato do PT subiu oito pontos percentuais. Concorrente do PSB oscilou positivamente dois pontos. Já o competidor do DEM desceu quatro pontos e, pela primeira vez, não lidera a pesquisa O POVO/Datafolha

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

STF: escolha de
Zavascki evitou
pressão de Lula

Pareceu apressada a escolha do ministro Teori Zavascki para o lugar de Cezar Peluso, no Supremo Tribunal Federal, e foi mesmo. Mas nada teve com o julgamento do mensalão. Seu nome surgiu durante uma conversa da presidenta Dilma com o amigo Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ao bater o martelo, ela evitou a pressão que Lula já fazia para indicar o substituto de Peluso. Daí a “pressa”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Unanimidades

O ministro Gilson Dipp, ele próprio uma unanimidade, mostrou a Dilma que o ministro Teori Zavascki seria sua melhor escolha. Ela aquiesceu.

O nome de Lula

Lula queria que Dilma indicasse um outro ministro, que ele nomeara para o STJ, também muito admirado no meio: Benedito Gonçalves.

Brasil envergonhado

A prisão do presidente do Google por não retirar o vídeo pelo qual não é responsável, teve mais destaque internacional que Dilma na ONU.

Lei da Mordaça

Mais um: a Justiça Eleitoral de Piraí (RJ) proibiu a circulação do jornal Correio de Notícias, acusado de beneficiar um candidato a prefeito.

Dilma poderá nomear
Pimentel na Casa Civil

A presidenta Dilma poderá substituir Gleisi Hoffmann na chefia da Casa Civil por seu amigo Fernando Pimentel, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em uma tacada só, Dilma deslocaria Aloizio Mercadante (Educação) para o Itamaraty, e ganharia os ministérios do Desenvolvimento e da Educação para negociar em troca de apoio a Fernando Haddad num segundo turno em São Paulo.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Recompensa

A promoção de Pimentel seria prêmio por seu engajamento, a pedido de Dilma, na campanha de Patrus Ananias, seu rival no PT mineiro.

Acordo branco

Candidato pelo PMDB em São Paulo, Gabriel Chalita fez acordo para apoiar o PT num segundo turno. Em troca, pede a pasta da Educação.

Dança das cadeiras

A possível ida de Mercadante para o lugar de Antonio Patriota, foi antecipada em julho nesta coluna. Outra opção para ele é a Casa Civil.

Salve, Dilma

Curiosa a aprovação de Dilma no Nordeste (68%), segundo a pesquisa CNI/Ibope. É a região com os piores índices de Educação e Saúde. A pesquisa mostra que o caso do mensalão não prejudica a imagem dela.

Valec demite outro

Após demitir o ex-presidente da estatal Valec José Eduardo Castello, o governo confirmou a demissão de outro dirigente. Ricardo Garofalo Loos, réu por improbidade e fraude em licitações no escândalo do VLT de Brasília, não é mais o chefe de Licitações e Contratos da Valec.

Edital cancelado

O governo federal também cancelou o suspeito edital da Valec para comprar 95 mil toneladas de trilhos. Vetava a participação de empresas nacionais e prevendo pagamento dos produtos no exterior.

Assim é fácil

O governador Tarso Genro (PT) vai patrocinar com dinheiro público o Fórum Social Mundial Palestina Livre, em novembro. Faltou perguntar aos contribuintes gaúchos se eles concordam com essa “contribuição”.

Às moscas

Em recesso branco devido às eleições, a Câmara sequer reuniu um décimo dos deputados esta semana, número necessário para que a sessão conte como prazo para a votação de emendas constitucionais.

Pergunta ao barman

Se o mensalão não é “happy hour”, como afirmou ontem no Supremo o ministro Luiz Fux, os mensaleiros vão ficar sem “saideira”?

Pedido de bebum

Foto
Lutero Vargas, filho de Getúlio, aceitou convite para passar uns dias em Fortaleza. O anfitrião, Renato Solden, era boêmio conhecido na cidade e amigo sincero do visitante. Num banquete oferecido por Menezes Pimentel, Lutero resolveu brincar com Renato:
- Faça um pedido que eu dou um jeito de ele ser atendido.
Com a língua enrolada pela bebida farta, Solden levantou-se, solene:
- Amigo Lutero, quero mesmo pedir uma coisa...
- Pois não. É só falar que eu atendo.
- Quero ser nomeado Bispo Auxiliar desta zona..














BLOG DO NOBLAT

Revisor condena Jefferson por corrupção, mas o absolve por lavagem

O Globo

MPF pede arquivamento de caso Lula-Gilmar Mendes

O Globo

Secretário-geral do PT tem bens bloqueados pela Justiça

Sérgio Roxo, O Globo

PMDB e PT lideram a arrecadação de campanhas nestas eleições

Bruno Villas Bôas, O Globo

Em Recife, grupo petista ataca Humberto Costa

Letícia Lins, O Globo

Vox Populi mostra Pelegrino empatado com ACM Neto

Tiago Décimo, Estadão.com.br

Jogos Pan-Americanos também tiveram caso de cópia de dados

Carol Knoploch, O Globo

TCU investiga convênios da Petrobrás com a CUT

Fabio Fabrini, Estadão.com.br

Governo quer ampliar programa Minha Casa, Minha Vida

Geralda Doca, O Globo

Obama aumenta vantagem sobre Romney em Estados-chave

Estadão.com.br

Gregos voltam a enfrentar a polícia durante greve geral

Andrei Netto, Estadão.com.br

BLOG DO REINALDO AZEVEDO

O fundo do poço de Lula e de Delfim Netto. Ou: Petistas recorrem até a signatário do AI-5 e último dignitário da ditadura para ameaçar a imprensa












Senador petista ataca STF e reclama de “ministros nomeados por nosso governo que votam contra”. Ele ainda não entendeu o que é uma República






Ministro Barbosa, abstenha-se de contestações! O senhor sabe que seus pares já têm formada sua convicção!






Para Marco Aurélio, compra de votos já está caracterizada

Por Jailton de Carvalho e André Souza, no Globo:

Os números do Ibope em 2004 e 2008 e as urnas








BLOG DO CORONELEAKS

Brasil Aparelhado: TCU investiga CUT por convênio fraudulento com a Petrobras em programa do MEC de Haddad.

A turma alfabetizada em convênios: Marinho, Lula e Haddad. Haja TCU!

COLUNA DO AUGUSTO NUNES

A longevidade da dupla de políticos bandidos avisa aos berros que Pelé estava certo

Depois de impedir que eleitores sem vergonha tentassem instalar na prefeitura de Osasco o ex-presidente da Câmara do mensalão, João Paulo Cunha, o Supremo Tribunal Federal vai livrar a Mogi das Cruzes que presta de envergonhar-se com o representante que milhares de moradores sem cérebro teimam em manter no Congresso: Valdemar Costa Neto, o Boy, será o segundo deputado federal transferido sem escalas da Casa dos Horrores para uma casa de detenção. Até que enfim.
Já condenado pelo relator Joaquim Barbosa e pelo revisor Ricardo Lewandowski, o parlamentar paulista pode escalar o cadafalso sem direito a uma escala no ombro sempre amigo de Dias Toffoli. É muito prontuário para um só portador, sabe-se desde meados de 2005. Como gritam os vídeos na seção História em Imagens, o retrato do velho Boy foi desenhado há sete anos pela ex-mulher Maria Cristina Mendes Caldeira.
Desenhado com tão perturbadora nitidez que, horas depois da performance da depoente na Comissão de Ética da Câmara, o retratado renunciou ao mandato para preservar seus direitos políticos. A malandragem funcionou. Valdemar rebatizou o velho PL de PR, recuperou o gabinete no Congresso em 2006 e ali foi mantido pelas urnas de 2010. Continuaria no emprego até a morte se não aparecesse um Supremo no caminho.
Ao formular uma de suas frases mais famosas, Pelé incorreu em três erros que não comprometem o acerto essencial. O primeiro foi radicalizar na generalização. O segundo foi ter dito o que disse no momento errado: na virada dos anos 70, a ditadura militar sonhava com a completa erradicação das urnas. Enfim, faltou ressalvar, depois de uma vírgula, que só votando é que se aprende a votar. Mas o Rei do Futebol estava coberto de razão quando afirmou que milhões de brasileiros não sabiam mesmo votar.
Ainda não aprenderam, avisa aos berros a longevidade afrontosa de um joãopaulocunha, de um valdemarboy e de tantas outras abjeções que infestam a paisagem política do Brasil. Todas ungidas pelo voto popular.

BLOG DO JOSIAS







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA