Pular para o conteúdo principal



A honra do Supremo Tribunal Federal e a credibilidade da imprensa

José Carlos Werneck
Tribuna da Internet, terça-feira, 04 de setembro de 2012 | 09:01
Creio que não foi dada a importância devida nem foi esclarecido de maneira séria, satisfatória e definitiva o episódio envolvendo o jornalista Ricardo Noblat e o ministro Dias Toffoli. O que ocorreu foi um episódio lamentável, impensável, gravíssimo e vergonhoso, principalmente por envolver um dos profissionais de imprensa mais lidos do País e um integrante da mais alta Corte de Justiça, que, por determinação constitucional, deveria abrigar pessoas de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Se o jornalista publicou uma inverdade caberia ao ministro processá-lo, na forma da lei. Caso Toffoli tenha agido como conta Noblat, caberia a este processar o ministro.
Se o episódio tivesse como protagonista um político integrante de qualquer das Casas do Congresso Nacional, já haveria vozes querendo cassar o mandato do deputado ou do senador, por falta de decoro parlamentar.
Passado já algum tempo do vergonhoso episódio, não vi, até agora, qualquer manifestação, nem mesmo um simples comentário das sempre vigilantes OAB e ABI,  sobre o ocorrido.
O que não pode acontecer é ficar o dito pelo não dito. Afinal, se o episódio não for devidamente apurado, a honra do Supremo Tribunal Federal ficará sériamente abalada, assim como a credibilidade do veterano jornalista.
E principalmente e o mais grave de tudo é que o cidadão brasileiro, já tão descrente, se sentirá mais uma vez desrespeitado. Passará definitivamente a achar que tudo não passou de uma briguinha particular e não acreditará rigorosamente em mais nada do que a Imprensa noticia.
Mais uma vez, quem sai perdendo é a Democracia e seu principal destinatário, que é o povo .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)