O Espiritismo responde
Revista <O Consolador>, Ano 6 - N° 275 - 26 de Agosto de 2012
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI


 
Em carta publicada anteriormente nesta revista, o confrade Gustavo Oliveira, do Rio de Janeiro-RJ, diz-nos o seguinte: “Aqui estou para solicitar algum esclarecimento acerca da informação de um dos mentores na obraMissionários da Luz, cap. 13: O organismo dos nascituros provém do corpo dos pais, mas a criatura herda tendências e não qualidades. Que tendências são essas a que se refere o instrutor? Por acaso tais tendências estão relacionadas às ‘tendências instintivas’ mencionadas eO Livro dos Espíritos, questões números 393 e 394?”.
Antes de responder ao leitor, é preciso dizer que no capítulo 13 da obra citada, na qual o leitor colheu a informação acima, há um complemento importante que é preciso destacar.
Em seguida à frase “a criatura herda tendências e não qualidades” o instrutor Alexandre acrescentou: “As primeiras cercam o homem que renasce, desde os primeiros dias de luta, não só em seu corpo transitório, mas também no ambiente geral a que foi chamado a viver, aprimorando-se. As segundas resultam do labor individual da alma encarnada, na defesa, educação e aperfeiçoamento de si mesma. Se o Espírito reencarnado estima as tendências inferiores, desenvolvê-la-ás, ao reencontrá-las dentro do novo quadro de experiências humanas. Assim, ninguém se pode queixar de forças destruidoras ou de circunstâncias asfixiantes, em se referindo ao círculo onde renasceu. Haverá sempre, dentro de nós, a luz da liberdade íntima indicando-nos a ascensão. Praticando a subida espiritual, melhoraremos sempre”. (Missionários da Luz, cap. 13, págs. 218 a 220.)
Está dito, pois, com toda a clareza no texto acima que as tendências nascem e cercam o indivíduo desde os primeiros dias de luta, mas as qualidadesdeverão ser por ele adquiridas por meio do labor e da educação, no curso da existência, ampliando-se desse modo as que haja, porventura, conquistado em existências passadas.
Na questão 393 d´O Livro dos Espíritos Kardec reporta-se a essas tendências, a que acrescentou o adjetivo “instintivas”, as quais, na concepção do Codificador do Espiritismo, seriam uma reminiscência do passado. Se o indivíduo as estima, poderá desenvolvê-las, e para isso o meio em que tenha reencarnado pode influir decisivamente.
Uma criança que cresça em um lar onde a bebida é consumida largamente, se trouxer do passado essa tendência, poderá perfeitamente tornar-se um alcoólatra, exceto se usar todas as suas forças e a ela resistir.
Há no meio espírita o entendimento de que cada indivíduo é, em verdade, herdeiro de si mesmo. Manoel Philomeno de Miranda trata do assunto em seu livro Temas da Vida e da Morte, obra psicografada pelo médium Divaldo Franco.
No capítulo intitulado Reminiscências e conflitos psicológicos, afirma ele que, se ocorrem, entre pais e filhos, semelhanças físicas e até psicológicas, estas adquiridas mediante convivência familiar, o mesmo não se dá nos campos moral e intelectual. O Espírito é o herdeiro das próprias conquistas passadas, graças às quais se expressa no campo da atividade nova. Os comportamentos familiares, no entanto, influem sobre a conduta do reencarnante, que se impregna – especialmente quando se trata de Espírito imperfeito – dos conflitos e das vibrações perniciosas que lhe irão influenciar profundamente o procedimento.
Reações de várias ordens podem manifestar-se na criança, como resultantes da insegurança que experimenta no berço novo, desdobrando-se em rebeldia e insatisfação, nervosismo e incapacidade intelectual, durante a infância e a adolescência, com agravantes para o futuro, caso o amor dos pais não interrompa a caudal das reminiscências infelizes.
O auxílio do psicólogo e a terapia cuidadosa ajudam no mecanismo de reajustamento da criança, mas é aos pais que compete a tarefa maior, que é assistir e amparar o filho temeroso e desconfiado, necessitado de segurança e tranquilidade.
Cremos que, com as explicações acima, a pergunta do leitor esteja perfeitamente elucidada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA