DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 31-8-12

BLOG DO EGÍDIO SERPA


Deputado denuncia lobby do milho



COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


STF: Lewandowski
cometeu ‘harakiri
biográfico’

Durante intervalo na sessão de ontem do Supremo Tribunal Federal, um dos seus mais importantes ministros não precisou recorrer a expressões tão líricas quanto firmes, que usa em suas intervenções, para definir o papel do colega Ricardo Lewandowski, ministro revisor que tentou absolver acusados do mensalão. “Ele cometeu um harakiri biográfico”, disse a um colega, com seu acentuado sotaque regional. Chamam de harakiri um ritual de suicídio de samurais japoneses.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Abnegação

O revisor Lewandowski segurou o processo por mais de 170 dias, um recorde, e tentou convencer o presidente do STF a adiar o julgamento.

Exorbitou

A função de revisor, meramente técnica, era quase desconhecida, mas Lewandowski tentou torná-la mais importante que a de relator.

Esticando o tempo

Nos primeiros momentos do julgamento, Lewandowski ocupou mais tempo, com seus demorados votos, que o relator Joaquim Barbosa.

Tocando de ouvido

Lewandowski deixou o STF chocado ao sacar um longo voto por escrito após Márcio Thomaz Bastos “improvisar” uma questão de ordem.

Feridos e tristes

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), disse que “a vida continua” ao comentar a condenação de João Paulo Cunha. “Estamos feridos, tristes, mas o PT é grande o suficiente para continuar crescendo”.

Outra vez

Os petistas pernambucanos comemoraram, como gol em Copa do Mundo, a informação do PT-SP de que o ex-presidente Lula novamente teria se recusado a receber o ex-grande amigo Eduardo Campos.

Mais documentos

Chegou à CPI o auto de apreensão na chantagem de Andressa Cachoeira contra o juiz. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) adianta: “Tem uma procuração da empresa Mestra, que comprou a casa do Perillo”.

Gastos olímpicos

Mal começaram os preparativos para a Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e já se estima que até lá serão gastos R$ 30 bilhões, segundo a ONG Contas Abertas. Certos políticos reviram o olhos de felicidade.

Caos crescente

O aeroporto de Brasília virou um caos, ontem, principalmente no check-in da TAM, com centenas de pessoas tentando viajar. A Infraero atribuiu isso ao término de um evento. Imaginem na Copa do Mundo...


Alô, Dilma

A Infraero reúne certamente por nossa conta, em Fortaleza (CE), neste fim de semana, mais de 150 advogados para discutir, à beira-mar, os cortes orçamentários na estatal cuja reputação é de incompetência.

Pergunta suprema

Após assistir a 6 dos 8 ministros que nomeou para o STF condenando a companheirada, Lula ainda insistirá que o mensalão não existiu?

OS MENSALEIROS E OS LADRÕES DE GALINHA

Por Carlos Chagas


                                                        Depois de todos os elogios ao Supremo Tribunal Federal, aberta que está a avenida  para a condenação da maioria dos mensaleiros, surge o primeiro buraco no asfalto. Ironicamente, coube ao caminhão do ministro Cezar Peluso diminuir a marcha, ele que  até  prisão   determinou  para os primeiros cinco réus. Porque ao fixar a pena para o deputado João Paulo Cunha, Marcos Valério, Henrique Pizzolato e  dois penduricalhos,  o mestre parou nos seis anos. Três por corrupção passiva e três por peculato. Significa que pela lei vigente o ex-presidente da Câmara terá direito a  regime semi-aberto, caso não receba outra condenação por lavagem de dinheiro. Traduzindo: ficará em casa durante o dia, obrigado apenas a dormir na cadeia.
                                                      A pergunta que se faz é porque, então,  o ladrão de galinha  fica preso durante o inquérito e o julgamento e, depois, continua trancado em tempo integral, sem direito a beneficio. Por ser pobre, não dispor de excepcionais advogados e carecer de diploma universitário? Deveria ser a lei igual para todos. Quantas galinhas poderiam ser compradas com os  50 mil reais oferecidos por Marcos Valério? Muitas mais, até um aviário,  por conta do contrato de publicidade celebrado entre eles.
                                                        Claro que a pena para esse primeiro lote de bandidos  não está completa.  Mais um voto em favor da acusação de lavagem de dinheiro  determinará  que os  seis anos de prisão  aumentem,  nesse caso em regime fechado. Resta aguardar, sem desejos de vingança, mas tendo presente haver chegado a oportunidade de a Justiça demonstrar serem todos iguais perante a lei.



BLOG DO NOBLAT

1ª parte do julgamento revela parâmetros para futuras decisões

Juliana Dal Piva, O Globo

João Paulo renuncia à candidatura a prefeito de Osasco

Deputado discutiu detalhes do anúncio da renúncia com Lula e Rui Falcão
Sérgio Roxo e Tatiana Farah, O Globo
O Globo

Joaquim Barbosa vê simulação em empréstimos do Banco Rural

O Globo

Avanço de candidatos do PSB pode levar à ruptura com PT

O Globo

‘Mensalinho’ derruba outro petista em São Paulo

Flávio Freire, O Globo

Espanha corta saúde para estrangeiros irregulares

Jamil Chade, Estadão.com.br


BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Fim da linha – Mandato de João Paulo já está cassado pelo Artigo 240 do Regimento Interno da Câmara. Assim que o STF publicar o resultado, ele está fora!


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA