DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 11-8-12

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


Sponholz

Sponholz


Mensaleiro com
euros na cueca
diverte o STF

Vários ministros do Supremo Tribunal Federal admitiram, divertidos, durante conversas de cafezinho, que não sabiam ou não lembravam de um dos detalhes marcantes do escândalo envolvendo mensaleiros: em dezembro de 2008, o réu Enivaldo Quadrado, sócio da corretora Bonus-Banval, fora flagrado e preso com 361 mil euros (R$ 1 milhão) enfiados na cueca e nas meias. O Ministério Público Federal o acusa dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Conta outra...

“Eu não sabia...”, admitiu um espantado ministro no julgamento do mensalão. As alegações da defesa provocaram risos, depois.

Dólares na cueca

Mais marcante, para a opinião pública, foi a prisão de um assessor do deputado José Guimarães (irmão de Genoino) com dólares na cueca.

Desrespeitoso

Ministros se revelam impressionados com o “volume de mentiras” de advogados de mensaleiros. “Chega a ser desrespeitoso”, diz um deles.

Tiros no pé

Pega mal, no STF, os excessos de alguns advogados, que, tentando desqualificar, acabam ofendendo o procurador-geral Roberto Gurgel.

Turma do cocar

O censo 2010 do IBGE mostra que índios somam 0,4% da população e são donos de 12,5% do Brasil, mas a maioria vive fora dessas áreas.

Segunda mãe

Temores na casa da sogra do ex-tesoureiro Delúbio Soares: talvez sobre para ela pagar os honorários do advogado do “pobre” inquilino.

Ninguém merece

Um funcionário do Serviço Médico e uma camareira, que até fazia as malas de Dilma para sua viagens, não suportaram o esculacho cotidiano: deixaram o presidência da República após crises nervosas.

Dinheiro sobrando

Candidato à reeleição, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse em Londres que para evitar “elefantes brancos”, vai comprar o estádio provisório de basquetebol das Olimpíadas, de 20 mil metros quadrados e mil toneladas, se tiver “desconto”.Só faltou combinar com os cariocas.


O trapalhão, de novo

O assessor para assuntos aleatórios Marco Aurelio top-top Garcia também está na boca do sapo paraguaio: o jornal ABC Color o acusa de tentar fazer o país vizinho “voltar de joelhos” ao Mercosul.

Droga poderosa

Vinha do Brasil um barco apreendido na Espanha com 400 quilos de cocaína do temível cartel de Sinaloa, no México, diz a France Presse. O primo do chefão Joaquim Guzman e mais três estão presos.

Pensando bem...

...no julgamento do mensalão ninguém conhece ninguém. Foram encontros às escuras.


Carlos Chagas


BLOG DO NOBLAT












Dias Tóffoli, ministro do STF, me agride com palavrões e baixarias

Acabo de sair de uma festa em Brasília. Na chegada e na saída cumprimentei José Antônio Dias Tóffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal.
Há pouco, quando passava pelo portão da casa para pegar meu carro e vir embora, senti-me atraído por palavrões ditos pelo ministro em voz alta, quase aos berros.
Voltei e fiquei num ponto do terraço da casa de onde dava para ouvir com clareza o que ele dizia.
Tóffoli referia-se a mim.
Reproduzo algumas coisas que ele disse (não necessariamente nessa ordem) e que guardei de memória:
- Esse rapaz é um canalha, um filho da puta.
Repetiu "filho da puta" pelo menos cinco vezes. E foi adiante:
- Ele só fala mal de mim. Quero que ele se foda. Eu me preparei muito mais do que ele para chegar a ministro do Supremo.
Acrescentou:
- Em Marília não é assim.
Foi em Marília, interior de São Paulo, que o ministro nasceu em novembro de 1967.
Por mais de cinco minutos, alternou os insultos que me dirigiu sem saber que eu o escutava:
- Filho da puta, canalha.
Depois disse:
- O Zé Dirceu escreve no blog dele. Pois outro dia, esse canalha o criticou. Não gostei de tê-lo encontrado aqui. Não gostei.
Arrematou:
- Chupa! Minha pica é doce. Ele que chupe minha pica.

Atualização das 3h52m - Imagino - mas apenas imagino - que o ataque de fúria do ministro deve ter sido desatado por um comentário que fiz recentemente sobre a participação dele no julgamento do mensalão. Segue o comentário.



STF não era o ideal para julgar mensalão, diz Marco Aurélio

Para ministro do Supremo, Tribunal tornou-se cemitério de inquérito e ações penais
Mariana Timóteo da Costa, O Globo
Um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgam o mensalão, Marco Aurélio Mello disse nesta sexta-feira, após participar de um evento em São Paulo, que está “exaurido e assustado” com o julgamento e seu formato que, para ele, ocorre num “sistema obsoleto que precisa urgentemente ser revisto”. Segundo o ministro, que havia defendido o desmembramento do julgamento, o STF tornou-se “um cemitério de inquérito e ações penais” e não era a instância ideal para se julgar os 38 réus.
Além disso, Mello declarou que o mensalão paralisou todo o judiciário já que, ao avaliar um único processo, o STF “deixou numa fila cerca de 900 outros de extrema importância para a população”. Mello admitiu ainda que o fim do julgamento do mensalão pode não acontecer antes das eleições municipais de 7 de outubro.


No Paraná, PSB usa mensalão e ataca ex-algoz do PT

Fruet foi um dos principais algozes dos petistas quando escândalo veio à tona
Fernanda Krakovics, O Globo
O mensalão já está sendo explorado na campanha eleitoral, na carona do julgamento do escândalo pelo Supremo Tribunal Federal. O primeiro alvo, no entanto, não é um petista, e sim um ex-crítico do partido.
A Justiça Eleitoral proibiu a campanha à reeleição do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), de distribuir panfleto associando Gustavo Fruet (PDT), seu adversário na disputa, ao episódio.
Ex-tucano, Fruet foi um dos principais algozes do PT quando o escândalo veio à tona, com papel importante na CPI dos Correios, e agora é apoiado pelos petistas, que indicaram a vice em sua chapa.
O panfleto distribuído pela coligação “Curitiba Sempre na Frente”, patrocinada pelo governador Beto Richa, do PSDB, diz: “E agora Gustavo Fruet? Ele queria ver Lula e petistas na cadeia.
De uma hora para outra virou aliado dos amigos de José Dirceu e companhia. Quem era inimigo virou patrocinador de sua campanha. E agora?”.
Também há foto de Fruet ao lado de imagens de réus do mensalão, como Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, o autor da acusação Roberto Jefferson e o operador do esquema Marcos Valério.

Servidores prometem intensificar greves para pressionar governo

Grevistas decidiram radicalizar e prometem para a próxima semana manifestações ainda maiores
O Globo
Os movimentos de greve do funcionalismo público que se espalham pelo país já atingem em cheio setores-chave da economia, afetando do comércio exterior à arrecadação de impostos, passando pela emissão de passaportes e o trânsito de passageiros nos aeroportos.
Depois dos repetidos recados da equipe econômica de que não será possível ceder aos pedidos dos grevistas, os servidores públicos federais decidiram enfrentar a presidente Dilma Rousseff e avisaram que vão radicalizar na próxima semana, com manifestações ainda maiores.

Pedro Malan: ‘A crise estará conosco por muitos anos ainda’

Ex-ministro da Fazenda diz que ‘crise não era uma marolinha como se pretendeu aqui’
Fabiana Ribeiro, O Globo
Longe de um fim, a crise coloca em risco o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos por um país) potencial dos países. Esses foi um dos comentários do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan no fechamento do ciclo da manha do seminário Para onde vai a economia da América Latina, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
— A crise estará conosco por muitos anos ainda. Não era uma marolinha como se pretendeu aqui — disse Malan, acrescentando que expectativas dos emergentes apontavam para crescimento, a despeito da crise nos países desenvolvidos. — Isso é muito ingênuo.
Para ele, a economia dos países tem um risco cíclico que pode ser resolvido por políticas fiscal, monetária e creditícia.
— Há ainda um risco de longo prazo e a crise afetar o crescimento potencial, de longo prazo, dos países em desenvolvimento e desenvolvidos. E isso envolve por exemplo gestão de produtividade, capital físico e humano, marcos regulatórios.
Na avaliação de Samuel Pessoa, professor da FGV, é possível que nos próximos anos a América latina siga mais o caminho da equidade do que do crescimento econômico. E isso, segundo ele, pode se traduzir em elevação da carga tributaria.
— Isso pode ocorrer na região como um todo, conforme o jogo democrático avance.

Juiz eleitoral quer Facebook fora do ar no Brasil por 24 horas

Decisão é do juiz da 13ª Zona Eleitoral, de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch
Agência Brasil
A rede social Facebook poderá ter que suspender o acesso dos usuários em todo o país por 24 horas por descumprimento da legislação eleitoral. A decisão é do juiz da 13ª Zona Eleitoral, de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch. No final da tarde desta sexta-feira, o Facebook apresentou a Schuch pedido de reconsideração da decisão. O juiz ainda analisa o caso, que só deve ser decidido na próxima segunda-feira.
Se a decisão do juiz for mantida, o Facebook deverá interromper o acesso à rede social e apresentar a informação de que o site está fora do ar por descumprir a legislação eleitoral. Se essa determinação não for atendida, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 50 mil e o prazo de suspensão do Facebook no país será duplicado.

Leia mais em Juiz eleitoral quer Facebook fora do ar no Brasil por 24 horas

Wikileaks revela imensa rede de espionagem doméstica nos EUA

Sistema TrapWire usa tecnologia de ponta para monitorar paradeiro de cidadãos suspeitos
O Globo
O mais recente vazamento de informações proveniente do WikiLeaks revela a existência de uma grandiosa rede de espionagem eletrônica nos Estados Unidos denominada TrapWire.
Segundo David Seaman, analista do “Business Insider”, a revelação é tão séria que o site do Wikileaks vem sofrendo ultimamente intensos ataques DDoS (negação distribuída de serviço, na tradução) cuja intenção é calar o site, estancando suas operações com uma carga de entre 10GB e 40GB de requisições falsas por segundo.
Curiosamente, as informações vieram à tona graças ao site estatal russo “RT”, nos seguintes termos: “Ex-altos funcionários da inteligência [dos EUA] criaram um sistema de vigilância detalhada mais preciso do que a tecnologia moderna de reconhecimento facial. Tal sistema já foi instalado pelos EUA afora, debaixo do nariz da maioria dos americanos, segundo e-mails hackeados pelo grupo Anonymous”.
O TrapWire controlaria câmeras instaladas em pontos de vigilância nas principais cidades e pontos turísticos em todos os EUA registrando dados digitalmente a cada segundo no local, criptografando-os e enviando-os instantaneamente para um datacenter fortificado situado em local não revelado, de modo que essas informações sejam mescladas com outros dados de inteligência.

Cristina Kirchner quer saber fontes de pagamento de jornalistas

Irritada com artigo em jornal ‘Clarín’, presidente argentina propõe legislação para a classe
Janaína Figueiredo, O Globo
A presidente argentina, Cristina Kirchner, aproveitou seu 13º discurso em rede nacional de rádio e TV deste ano para defender publicamente a necessidade de aprovar uma Lei de Ética Pública para jornalistas.
Irritada com a publicação de um artigo no jornal “Clarín” que questionou a administração da companhia petrolífera estatal YPF, expropriada por seu governo em maio, Cristina adotou uma atitude que já está se tornando repetitiva: usar seus discursos para atacar jornalistas que criticam o governo.


A estratégia de comunicação da presidente está aprofundando um clima inédito de confronto entre governo e mídia, alertou recentemente a Fundação Liberdade de Expressão + Democracia (LED), comandada pela deputada da União Cívica Radical (UCR) Silvana Giudici.
Segundo relatório da LED, no primeiro semestre foram registradas 144 agressões a jornalistas e restrições à liberdade de expressão, superando os 122 casos denunciados em 2011.


BLOG DO REINALDO AZEVEDO

LEIAM ABAIXO

— Dilma quer o ITA fora do sistema de cotas que ela deve aprovar. A picaretagem intelectual está comprovada! Qual é a tese, presidente? Seria só covardia?;
— Governanta, até quando o ITA e o IME continuarão a ser redutos da competência de direita? É preciso levar pra lá a incompetência generosa das esquerdas!;
— Dilma tenta isolar centrais e negociar diretamente com servidores;
— Servidores prometem intensificar greves na semana que vem para pressionar governo;
— Ação civil pede bloqueio dos bens do ministro Pimentel;
— Ofereço este documento ao Supremo: o dia em que Zé Dirceu confessou! Podem agregar aos autos! Foi dado o direito ao contraditório! É ele próprio falando!;
— Produtores rurais batem recorde na produção de grãos plantando em área que corresponde à metade das reservas indígenas, onde só se produz mistificação! Ou: 13% do território brasileiro para 0,26% da população;
— É, leitor, cada vez mais, o bom negócio é ser índio. Comece a pensar no assunto;
— Cotas sociais e raciais nas universidades chegam à fase da estupidez absoluta. Dilma vai endossar um crime contra a educação e contra os pobres. — Algumas polianas do cotismo agora se assustam. É mesmo, é? STF responde em parte por absurdo!;
— Fazendo perguntas regimentais, objetivas e técnicas, Joaquim Barbosa desmonta defesa de Pizzolato e, se querem saber, complica a situação de muitos outros réus. Vejam por quê;
— Advogado de Dirceu, que usou apenas 45 minutos dos 60 que tinha, entrega um novo texto ao Supremo insistindo na inocência do cliente;
— Uau! Eu anuncio a existência de uma professora jovem, inteligente, independente e da USP!!!:
— A greve dos servidores e o recado do PT sindical a Dilma;
— Fernando Haddad, o irresponsável! Ou: Baixaria chega junto com Lula;
— Homofobia, antissemitismo, vigarice política e burrice pura e simplesmente


BRASIL 247

Filho de Lula pode voltar a usar passaporte diplomático

Decisão beneficia Fábio Luís Lula da Silva, mas passaporte não será válido como documento de identificação; apenas para uso do visto de entrada nos Estados Unidos



BLOG DO CORONELEAKS

Toffoli ataca Noblat com palavrões.

O que o Noblat está postando é impublicável, sobre referências aos berros feitas contra ele pelo ministro do STF, José Toffoli. Leiam lá.

Mensalão: se a sofisticada organização criminosa for condenada, os advogados vão recorrer. Ótimo. Deixa sangrar.

Os advogados dos mensaleiros já encontraram vários recursos que poderão ser encaminhados ao STF ou a cortes internacionais em caso de condenação da quadrilha do Mensalão. É uma boa notícia. Os mensaleiros ficarão sangrando e fora da vida politica por mais alguns anos, embargados pelos próprios recursos. E até lá serão considerados culpados. 

Advogados de réus do processo do mensalão dizem que as sentenças dos ministros do Supremo, previstas para o começo do próximo mês, não representarão o fim do caso. Há pelo menos dois tipos de recursos que os advogados já planejam: um para esclarecer dúvidas sobre as sentenças e outro para os casos em que a condenação não for unânime -nesse caso, o réu precisaria receber ao menos quatro votos de absolvição. O Supremo tem 11 ministros. 

O segundo tipo de recurso, previsto no artigo 333 do regimento interno do Supremo, nunca foi usado desde a fundação da corte, em 1890. Esse artigo prevê, num exemplo hipotético, que se José Dirceu for condenado por 7 votos a 4, seu advogado tem o direito de pedir um novo julgamento. "O mensalão não é um julgamento do tipo bala de prata; acabou, os condenados vão para a prisão", diz Oscar Vilhena Vieira, professor da Fundação Getulio Vargas e um dos principais estudiosos do Supremo.

O princípio filosófico de fazer um novo julgamento em casos em que houver quatro votos de não condenação é a velha noção de dúvida do direito romano, segundo Alberto Toron, defensor de João Paulo Cunha. "Se os ministros não têm certeza sobre um réu, é como se o Supremo tivesse a humildade de reconhecer que ele merece um novo julgamento." 

Há uma terceira possibilidade de contestação, em âmbito internacional, na Corte Interamericana de Justiça.
Um recurso já foi enviado a essa corte, por Antonio Sérgio Pitombo, defensor de Enivaldo Quadrado. José Dirceu também já disse que pretende recorrer a essa corte se for condenado. Vilhena Vieira vê um problema nessa estratégia: a Corte Interamericana tem por princípio não interferir em decisões criminais de cortes supremas.(Folha de São Paulo)

O PT mensaleiro e sindicaleiro vai deixar?

A capa da Veja desta semana sai do Mensalão e da corrupção e dá um tapa na cara dos petistas. A capa da Folha de São Paulo, abaixo, mostra um boxeador brasileiro vestindo azul nocauteando o oponente de vermelho e a manchete: "Dilma diz a grevista que tem outras prioridades". A pauta do PT fica cada vez mais vazia e seus candidatos patinam em todas as capitais. Resta ao PT que ainda resta a greve, a bagunça, os dossiês, os vídeos ofensivos, a blogosfera comprada com dinheiro público. Se a Veja diz que a Dilma tomou um choque de capitalismo, resta perguntar: o PT mensaleiro e sindicaleiro vai deixar?

Mais uma armação da Carta Capital contra a Veja. Os caras são bandidos.

Vejam o que diz a revista Carta Capital:

Um momento crucial foi a conversa entre Policarpo e Cachoeira no dia 26 de julho de 2011.O jornalista pede ao contraventor para grampear um parlamentar da base governista, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO). Em suma, o diretor da Veja queria saber o que Arantes conversava com os dirigentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao ministério da Agricultura.

Agora vejam a transcrição que é feita no Blog do Garotinho:




















Lendo o texto acima, em que lugar da transcrição o editor da Veja fala em"ligação telefônica" ou pede para"grampear" o deputado Jovair Arantes? O que ele pede é uma dica. Uma dica para que ele prossiga a investigação. O que ele pede para a sua fonte, textualmente, é para ajudá-lo a descobrir ligações que o deputado poderia possuir com a Conab. Ligações de amizade, de parentesco, profissionais,etc.EM NENHUM MOMENTO FALA EM LIGAÇÕES TELEFÔNICAS! O desespero destes ratos não têm limites. Além de tudo, a conversa não tem nexo, parece estar editada, misturando várias conversas...

Observação: a revista Carta Capital não informa que, efetivamente, Jovair Arantes nomeou o presidente da CONAB, Evangevaldo Moreira dos Santos, que depois foi demitido por estar envolvido em acusação de receber uma propina de milhões. Leia aqui. Também omite que Jovair é deputado por Goiás, o que justifica que o editor buscasse informações com a sua fonte, que também atuava naquele estado.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA